Estima o resultado encontrado pelo cálculo da média das proficiências dos estudantes que participaram do SAEB em língua portuguesa, no 3º ano de Ensino Médio, no espaço geográfico e período considerado.
Detalhamento
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de instrumentos que permite a produção e a disseminação de evidências, estatísticas, avaliações e estudos a respeito da qualidade das etapas que compõem a educação básica.
Desse modo, apresenta as seguintes dimensões de qualidade para a avaliação: atendimento escolar; ensino e aprendizagem; investimento; profissionais da educação; gestão; equidade e cidadania, direitos humanos e valores.
A avaliação ocorre bianualmente, de forma amostral e censitária, com alunos de turmas regulares das escolas das redes públicas e privadas do país, em áreas urbanas e rurais, matriculados no 5º ano e 9º ano do ensino fundamental e no último ano do ensino médio nas modalidades de ensino tradicional e técnico integrado.
Um dos objetivos do Saeb é produzir indicadores tendo em vista a manutenção da comparabilidade dos dados, permitindo, assim, o incremento das séries históricas, e, assim, subsidiar a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas públicas em educação baseadas em evidências, com vistas ao desenvolvimento social e econômico do país.
A proficiência também é chamada de traço latente ou habilidade. Refere-se tanto aos conhecimentos ou habilidades medidas pela avaliação. Uma escala de proficiência é uma representação que distribui os resultados das proficiências dos alunos numa reta, na qual a qualidade das aprendizagens é crescente. Nada mais é do que uma régua de medida cuja distribuição de pontos e a consequente interpretação permite compreender os resultados e compará-los entre várias edições. Dessa forma, são construídas escalas de proficiência compostas por oito níveis, com intervalo de 25 pontos entre cada nível:
• Nível 1: Desempenho maior ou igual a 225 e menor que 250;
• Nível 2: Desempenho maior ou igual a 250 e menor que 275;
• Nível 3: Desempenho maior ou igual a 275 e menor que 300;
• Nível 4: Desempenho maior ou igual a 300 e menor que 325;
• Nível 5: Desempenho maior ou igual a 325 e menor que 350;
• Nível 6 : Desempenho maior ou igual a 325 e menor que 350;
• Nível 7 : Desempenho maior ou igual a 375 e menor que 400;
• Nível 8: Desempenho maior ou igual a 400.
Apesar de avanços nas últimas décadas, o ensino médio ainda apresenta altas taxas de evasão e abandono escolar, sendo uma etapa da escolarização básica, que, muitas vezes, tem seu curso interrompido com consequências diretas sobre a capacidade de transição para o ensino terciário seja para o ensino superior, ou para o ensino técnico-profissional.
Portanto, conhecer os resultados e indicadores do Saeb é importante para a Política de educação para o ensino médio, pois permite a comparação dos dados com anos anteriores, disponibilizando parâmetros (escalas de proficiência) bem definidos, que permitem avaliar como está a habilidade dos jovens na língua portuguesa nessa etapa conclusiva da educação básica.
Referências
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Desempenho do ensino médio melhora no Saeb 2019. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/saeb/desempenho-do-ensino-medio-melhora-no-saeb-2019 Acesso em 21 jun. 2024.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. NOTA INFORMATIVA DOS RESULTADOS DO SAEB 2021 - VERSÃO RETIFICADA. Disponível em: https://download.inep.gov.br/saeb/outros_documentos/nota_explicativa_saeb_2021.pdf Acesso em 25 jun. 2024.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Diretoria de Avaliação da Educação Básica. Escalas de Proficiência do SAEB. Brasília-DF. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb/resultados Acesso em 09 jul. 2024.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Diretoria de Avaliação da Educação Básica. Relatório de Resultados do SAEB 2021- Volume 1. 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e séries finais do Ensino Médio. Brasília-DF, 2023. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/saeb/2021/resultados/relatorio_de_resultados_do_saeb_2021_volume_1.pdf Acesso em: 09 jul. 2024.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. SAEB 2021. Microdados do Saeb. Leia-me. 1ª ed. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb/resultados Acesso em 08 jul. 2024.
BRASIL. Presidência da República. Secretária-geral. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto nº 9.432, de
29 de junho de 2018. Regulamenta a Política Nacional de Avaliação e Exames da Educação Básica.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Portaria nº 366, de 29 de abril de 2019. Estabelece as diretrizes de realização do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) no ano de 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Portaria nº 10, de 8 de janeiro de 2021. Estabelece parâmetros e fixa diretrizes gerais para implementação do Sistema de Avaliação da Educação Básica - Saeb, no âmbito da Política Nacional de Avaliação da Educação Básica.
Santos, H. R. R. Expectativa de longevidade escolar entre concluintes do ensino médio público brasileiro: análise multirrelacional a partir dos microdados do SAEB 2019. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Ciências Socias). Instituto de Filosofia e Ciências Socias - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2023.