Estás viendo una versión antigua de este conjunto de datos. Para ver la versión actual, click aquí.

05.04 Taxa de alfabetização de pessoas de 15 anos ou mais de idade

Estima o percentual de pessoas com 15 anos ou mais de idade alfabetizadas, no espaço geográfico e período considerado.

Detalhamento

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma pessoa é considerada alfabetizada quando sabe ler e escrever pelo menos um bilhete simples ou uma lista de compras, no idioma que conhece, independentemente do fato de estar ou não frequentando escola e já ter concluído períodos letivos.

Saber ler e escrever é um passo inicial para que possa ser garantido o direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida, um dos princípios que fundamentam a educação brasileira, conforme a Lei de Diretrizes e Bases (LDB).

Entretanto, a superação do analfabetismo é uma barreira ainda não transposta. O analfabetismo segue em trajetória de queda, mas mantém uma característica estrutural: quanto mais velho o grupo populacional, maior a proporção de analfabetos. Assim, identifica-se uma parcela de analfabetos formados, principalmente, por pessoas idosas que não acessaram a alfabetização na infância/juventude e permanecem analfabetas na vida adulta.

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Municípios (Pnad) 2023 retratam a existência de mais de 9,3 milhões de pessoas não alfabetizadas no Brasil. Dentre elas, mais de 358.000 são jovens entre 15 e 29 anos. Entre pessoas de 30 a 59 anos de idade, tem-se quase 4 milhões. O maior número encontra-se entre as pessoas idosas, com idade acima de 60 anos, faixa etária na qual há mais de 5 milhões de pessoas não alfabetizadas.

A figura abaixo apresenta a evolução da taxa de alfabetização, no Brasil, comparando-a com a taxa de analfabetismo, em pessoas com 15 anos ou mais de idade: Figura 1: Taxa de alfabetização X analfabetismo

Figura 1: Taxa de alfabetização analfabetismo

Fonte: Censo, IBGE. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2024/06/superar-o-analfabetismo-segue-como-meta-inalcancada-do-pne

Em face dessa situação, o PNE 2014-2024 estabelece como a Meta 9 “Elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5% até 2015 e, até o final da vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% (cinquenta por cento) a taxa de analfabetismo funcional.

A taxa de alfabetização também pode refletir no acesso ao mercado de trabalho. O Programa Brasil Alfabetizado (PBA) é um programa criado com o objetivo de ofertar a alfabetização para pessoas de 15 anos ou mais, garantindo flexibilidade e diversidade dos locais de funcionamento e dos horários para facilitar o acesso daqueles que não foram alfabetizadas. Por isso, o PBA consiste em instrumento complementar para consecução da meta de alfabetização da população com idade igual ou superior a 15 anos que esteja fora das redes regulares de ensino, em conformidade com o Plano Nacional de Educação.

Em âmbito estadual, o Plano Estadual de Educação (2015-2025) apresenta como Meta 7: Universalizar a alfabetização da população com 15 anos ou mais até o final da vigência do Plano e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional. Esta temática também é tratada na meta 4 (Educação de Qualidade) dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que possui como meta específica (Meta 4.6), no Brasil, “Até 2030, garantir que todos os jovens e adultos estejam alfabetizados, tendo adquirido os conhecimentos básicos em leitura, escrita e matemática”.

Referências

BRASIL. Decreto nº 10.959, de 8 de fevereiro de 2022. Dispõe sobre o Programa Brasil Alfabetizado. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2022/Decreto/D10959.htm Acesso em: 27 jun. 2024.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. Seção 1,1996.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Diretoria de Estudos Educacionais. Painel de Monitoramento do PNE. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/inep-data/painel-de-monitoramento-do-pne Acesso em: 27 jun. 2024.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa Brasil Alfabetizado. Contexto.* Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/areas-de-atuacao/eb/programa-brasil-alfabetizado/contexto Acesso em: 27 jun. 2024.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Agência IBGE. Notícias. PNAD Contínua. Em 2022, analfabetismo cai, mas continua mais alto entre idosos, pretos e pardos e no Nordeste. Disponível em https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/37089-em-2022-analfabetismo-cai-mas-continua-mais-alto-entre-idosos-pretos-e-pardos-e-no-nordeste Acesso em: 27 jun. 2024.

GOIÁS. Lei nº 18.969, de 22 de julho de 2015. Plano Estadual de Educação de Goiás (2015-2025). Disponível em https://goias.gov.br/educacao/wp-content/uploads/sites/40/files/PLANO-ESTADUAL-DE-EDUCACAO-PEE-2015-2025-1.pdf Acesso em: 26 jun. 2024.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. CENSO DEMOGRÁFICO 2022 – Alfabetização. Resultados do Universo. IBGE. Rio de Janeiro, p.1-54, 2022 Disponível em https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/3108/cd_2022_alfabetizacao.pdf Acesso em: 27 jun. 2024.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. IBGEeduca. Alfabetização. Disponível em https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/territorio/22321-alfabetizacao.html Acesso em: 27 jun. 2024.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (IPEA). Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Meta 4.6 Disponível em: https://www.ipea.gov.br/ods/ods4.html Acesso em: 26 jun. 2024.

SENADO FEDERAL. Agência Senado. Superar o analfabetismo segue como meta inalcançada do PNE. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2024/06/superar-o-analfabetismo-segue-como-meta-inalcancada-do-pne Acesso em 26 jun. 2024.

Datos y Recursos

Información Adicional

Campo Valor
Fuente https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/inep-data/painel-de-monitoramento-do-pne
Autor Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
Mantenedor serv-politicaspublicas
Última actualización septiembre 10, 2024, 11:52 (-0300)
Creado junio 28, 2024, 11:35 (-0300)
Data da próxima atualização
Data da última atualização
Granularidade Brasil / Regiões / UFs
Layout Layout_25
Nota
Periodicidade Anual
Polaridade Positiva
Política Pública Política de Alfabetização
Tema Educação