Alterações
On 8 de novembro de 2024 15:39:52 BRST, Vânia Mara de Souza e Silva:
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58 | est\u00e1 previsto no artigo 121 do C\u00f3digo Penal e \u00e9 | 58 | est\u00e1 previsto no artigo 121 do C\u00f3digo Penal e \u00e9 | ||
59 | definido como \u201cmatar algu\u00e9m\u201d. Posteriormente, a Lei | 59 | definido como \u201cmatar algu\u00e9m\u201d. Posteriormente, a Lei | ||
60 | n\u00ba 13.104, de 9 de mar\u00e7o de 2015, alterou o C\u00f3digo | 60 | n\u00ba 13.104, de 9 de mar\u00e7o de 2015, alterou o C\u00f3digo | ||
61 | Penal para incluir o feminic\u00eddio como uma qualificadora do | 61 | Penal para incluir o feminic\u00eddio como uma qualificadora do | ||
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68 | mulher, sendo, geralmente, o resultado de um ciclo de viol\u00eancias | 68 | mulher, sendo, geralmente, o resultado de um ciclo de viol\u00eancias | ||
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70 | termos de registros, quase dez anos depois da promulga\u00e7\u00e3o da | 70 | termos de registros, quase dez anos depois da promulga\u00e7\u00e3o da | ||
71 | lei n\u00ba 13.104/2015, acredita-se que a tend\u00eancia \u00e9 que | 71 | lei n\u00ba 13.104/2015, acredita-se que a tend\u00eancia \u00e9 que | ||
72 | as notifica\u00e7\u00f5es de homic\u00eddio de mulheres caiam e as de | 72 | as notifica\u00e7\u00f5es de homic\u00eddio de mulheres caiam e as de | ||
73 | feminic\u00eddio aumentem, por\u00e9m isso n\u00e3o significa, | 73 | feminic\u00eddio aumentem, por\u00e9m isso n\u00e3o significa, | ||
74 | necessariamente, uma diminui\u00e7\u00e3o das mortes violentas de | 74 | necessariamente, uma diminui\u00e7\u00e3o das mortes violentas de | ||
75 | mulheres. O mais prov\u00e1vel \u00e9 que esta altera\u00e7\u00e3o | 75 | mulheres. O mais prov\u00e1vel \u00e9 que esta altera\u00e7\u00e3o | ||
76 | esteja relacionada ao modo de se registrar a ocorr\u00eancia desses | 76 | esteja relacionada ao modo de se registrar a ocorr\u00eancia desses | ||
77 | crimes.\r\n\r\nNo ano de 2023, 1.467 mulheres foram v\u00edtimas de | 77 | crimes.\r\n\r\nNo ano de 2023, 1.467 mulheres foram v\u00edtimas de | ||
78 | feminic\u00eddio, o maior n\u00famero j\u00e1 registrado desde que a | 78 | feminic\u00eddio, o maior n\u00famero j\u00e1 registrado desde que a | ||
79 | lei foi criada. Essa quantidade \u00e9 alta e n\u00e3o se distribui de | 79 | lei foi criada. Essa quantidade \u00e9 alta e n\u00e3o se distribui de | ||
80 | forma homog\u00eanea pelo pa\u00eds. Nesse aspecto, o perfil das | 80 | forma homog\u00eanea pelo pa\u00eds. Nesse aspecto, o perfil das | ||
81 | mulheres mortas de forma violenta \u00e9 caracteriza por mulheres | 81 | mulheres mortas de forma violenta \u00e9 caracteriza por mulheres | ||
82 | negras (66,9%), com idade entre 18 e 44 anos (69,1%), conforme o 18 | 82 | negras (66,9%), com idade entre 18 e 44 anos (69,1%), conforme o 18 | ||
83 | \u00ba Anu\u00e1rio Brasileiro de Seguran\u00e7a P\u00fablica | 83 | \u00ba Anu\u00e1rio Brasileiro de Seguran\u00e7a P\u00fablica | ||
84 | (2024).\r\n\r\nEm rela\u00e7\u00e3o ao contexto dom\u00e9stico, a casa | 84 | (2024).\r\n\r\nEm rela\u00e7\u00e3o ao contexto dom\u00e9stico, a casa | ||
85 | \u00e9 o principal cen\u00e1rio dos feminic\u00eddios. (64,3%). De | 85 | \u00e9 o principal cen\u00e1rio dos feminic\u00eddios. (64,3%). De | ||
86 | outro lado, 57,9 % das demais mortes violentas intencionais acontecem | 86 | outro lado, 57,9 % das demais mortes violentas intencionais acontecem | ||
87 | nas ruas, estabelecimentos comerciais e hospitais, sendo que as vias | 87 | nas ruas, estabelecimentos comerciais e hospitais, sendo que as vias | ||
88 | p\u00fablicas, sozinhas, correspondem a 50% das mortes. \r\n\r\nNo | 88 | p\u00fablicas, sozinhas, correspondem a 50% das mortes. \r\n\r\nNo | ||
89 | feminic\u00eddio, o companheiro da v\u00edtima (ex ou atual) \u00e9 o | 89 | feminic\u00eddio, o companheiro da v\u00edtima (ex ou atual) \u00e9 o | ||
90 | respons\u00e1vel por 84,2% das mortes. Quando se considera tamb\u00e9m | 90 | respons\u00e1vel por 84,2% das mortes. Quando se considera tamb\u00e9m | ||
91 | familiares e outros conhecidos, o percentual chega a 97,3% dos casos. | 91 | familiares e outros conhecidos, o percentual chega a 97,3% dos casos. | ||
92 | Por outro lado, nos casos de homic\u00eddios, em mais da metade das | 92 | Por outro lado, nos casos de homic\u00eddios, em mais da metade das | ||
93 | mortes (53,4%) os autores s\u00e3o pessoas desconhecidas da | 93 | mortes (53,4%) os autores s\u00e3o pessoas desconhecidas da | ||
94 | v\u00edtima, e somente 8,7% das mortes t\u00eam autoria de | 94 | v\u00edtima, e somente 8,7% das mortes t\u00eam autoria de | ||
95 | companheiros e ex-companheiros das mulheres mortas.\r\n\r\nDessa | 95 | companheiros e ex-companheiros das mulheres mortas.\r\n\r\nDessa | ||
96 | forma, o feminic\u00eddio pode ser considerado um crime que geralmente | 96 | forma, o feminic\u00eddio pode ser considerado um crime que geralmente | ||
97 | acontece dentro de rela\u00e7\u00f5es afetivas. Entretanto, apesar de | 97 | acontece dentro de rela\u00e7\u00f5es afetivas. Entretanto, apesar de | ||
98 | essa ser a sua forma mais comum de se manifestar, a lei prev\u00ea sua | 98 | essa ser a sua forma mais comum de se manifestar, a lei prev\u00ea sua | ||
99 | ocorr\u00eancia tamb\u00e9m fora do contexto dom\u00e9stico, desde que | 99 | ocorr\u00eancia tamb\u00e9m fora do contexto dom\u00e9stico, desde que | ||
100 | aconte\u00e7a por \u201cmenosprezo ou discrimina\u00e7\u00e3o \u00e0 | 100 | aconte\u00e7a por \u201cmenosprezo ou discrimina\u00e7\u00e3o \u00e0 | ||
101 | condi\u00e7\u00e3o de mulher\u201d. Assim, uma morte em contexto | 101 | condi\u00e7\u00e3o de mulher\u201d. Assim, uma morte em contexto | ||
102 | p\u00fablico, ou simplesmente fora de casa, ou com autoria | 102 | p\u00fablico, ou simplesmente fora de casa, ou com autoria | ||
103 | desconhecida, tamb\u00e9m poderia ser registrada como | 103 | desconhecida, tamb\u00e9m poderia ser registrada como | ||
104 | feminic\u00eddio, mas esses casos s\u00e3o mais dificilmente | 104 | feminic\u00eddio, mas esses casos s\u00e3o mais dificilmente | ||
105 | categorizados pela justi\u00e7a, uma vez que, regra geral, ocorrem no | 105 | categorizados pela justi\u00e7a, uma vez que, regra geral, ocorrem no | ||
106 | contexto dom\u00e9stico ou com a identifica\u00e7\u00e3o de um autor | 106 | contexto dom\u00e9stico ou com a identifica\u00e7\u00e3o de um autor | ||
107 | conhecido da v\u00edtima.\r\n\r\nA fim de contribuir com o | 107 | conhecido da v\u00edtima.\r\n\r\nA fim de contribuir com o | ||
108 | enfrentamento da viol\u00eancia contra as mulheres, a | 108 | enfrentamento da viol\u00eancia contra as mulheres, a | ||
109 | Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU) estabeleceu | 109 | Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU) estabeleceu | ||
110 | como 16\u00ba Objetivo de Desenvolvimento Sustent\u00e1vel, | 110 | como 16\u00ba Objetivo de Desenvolvimento Sustent\u00e1vel, | ||
111 | \u201cPromover sociedades pac\u00edficas e inclusivas para o | 111 | \u201cPromover sociedades pac\u00edficas e inclusivas para o | ||
112 | desenvolvimento sustent\u00e1vel, proporcionar o acesso \u00e0 | 112 | desenvolvimento sustent\u00e1vel, proporcionar o acesso \u00e0 | ||
113 | Justi\u00e7a para todos e construir institui\u00e7\u00f5es eficazes, | 113 | Justi\u00e7a para todos e construir institui\u00e7\u00f5es eficazes, | ||
114 | respons\u00e1veis e inclusivas em todos os n\u00edveis\u201d e como | 114 | respons\u00e1veis e inclusivas em todos os n\u00edveis\u201d e como | ||
115 | meta \u201cReduzir significativamente todas as formas de | 115 | meta \u201cReduzir significativamente todas as formas de | ||
116 | viol\u00eancia e as taxas de mortalidade relacionada em todos os | 116 | viol\u00eancia e as taxas de mortalidade relacionada em todos os | ||
117 | lugares\u201d.\r\n\r\nEspecialmente, no Brasil, a meta \u00e9 | 117 | lugares\u201d.\r\n\r\nEspecialmente, no Brasil, a meta \u00e9 | ||
118 | \u201cReduzir significativamente todas as formas de viol\u00eancia e | 118 | \u201cReduzir significativamente todas as formas de viol\u00eancia e | ||
119 | as taxas de mortalidade relacionadas, em todos os lugares, inclusive | 119 | as taxas de mortalidade relacionadas, em todos os lugares, inclusive | ||
120 | com a redu\u00e7\u00e3o de 1/3 das taxas de feminic\u00eddio e de | 120 | com a redu\u00e7\u00e3o de 1/3 das taxas de feminic\u00eddio e de | ||
121 | homic\u00eddios de crian\u00e7as, adolescentes, jovens, negros, | 121 | homic\u00eddios de crian\u00e7as, adolescentes, jovens, negros, | ||
122 | ind\u00edgenas, mulheres e LGBT.\r\n\r\nEm conson\u00e2ncia, o Plano | 122 | ind\u00edgenas, mulheres e LGBT.\r\n\r\nEm conson\u00e2ncia, o Plano | ||
123 | Nacional de Seguran\u00e7a P\u00fablica e Defesa Social 2021-2030, do | 123 | Nacional de Seguran\u00e7a P\u00fablica e Defesa Social 2021-2030, do | ||
124 | Minist\u00e9rio da Justi\u00e7a e Seguran\u00e7a P\u00fablica, | 124 | Minist\u00e9rio da Justi\u00e7a e Seguran\u00e7a P\u00fablica, | ||
125 | apresenta como meta reduzir a taxa nacional de mortes violentas de | 125 | apresenta como meta reduzir a taxa nacional de mortes violentas de | ||
126 | mulheres para abaixo de 2 mortes por 100 mil mulheres at\u00e9 | 126 | mulheres para abaixo de 2 mortes por 100 mil mulheres at\u00e9 | ||
127 | 2030.\r\n\r\nPortanto, \u00e9 importante a conscientiza\u00e7\u00e3o | 127 | 2030.\r\n\r\nPortanto, \u00e9 importante a conscientiza\u00e7\u00e3o | ||
128 | acerca da viol\u00eancia de g\u00eanero, aliada a medidas efetivas de | 128 | acerca da viol\u00eancia de g\u00eanero, aliada a medidas efetivas de | ||
129 | preven\u00e7\u00e3o e prote\u00e7\u00e3o, para garantir a | 129 | preven\u00e7\u00e3o e prote\u00e7\u00e3o, para garantir a | ||
130 | seguran\u00e7a das mulheres. O compromisso coletivo em enfrentar essa | 130 | seguran\u00e7a das mulheres. O compromisso coletivo em enfrentar essa | ||
131 | realidade, juntamente com o fortalecimento das pol\u00edticas | 131 | realidade, juntamente com o fortalecimento das pol\u00edticas | ||
132 | p\u00fablicas e o respeito aos direitos humanos, \u00e9 fundamental | 132 | p\u00fablicas e o respeito aos direitos humanos, \u00e9 fundamental | ||
133 | para a constru\u00e7\u00e3o de uma sociedade mais equitativa e | 133 | para a constru\u00e7\u00e3o de uma sociedade mais equitativa e | ||
134 | digna.\r\n\r\n#Refer\u00eancias \r\nBRASIL. **Lei n\u00ba 13.104, de | 134 | digna.\r\n\r\n#Refer\u00eancias \r\nBRASIL. **Lei n\u00ba 13.104, de | ||
135 | 09 de mar\u00e7o de 2015**. Altera o art. 121 do Decreto-Lei n\u00ba | 135 | 09 de mar\u00e7o de 2015**. Altera o art. 121 do Decreto-Lei n\u00ba | ||
136 | 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - C\u00f3digo Penal, para prever o | 136 | 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - C\u00f3digo Penal, para prever o | ||
137 | feminic\u00eddio como circunst\u00e2ncia qualificadora do crime de | 137 | feminic\u00eddio como circunst\u00e2ncia qualificadora do crime de | ||
138 | homic\u00eddio, e o art. 1\u00ba da Lei n\u00ba 8.072, de 25 de julho | 138 | homic\u00eddio, e o art. 1\u00ba da Lei n\u00ba 8.072, de 25 de julho | ||
139 | de 1990, para incluir o feminic\u00eddio no rol dos crimes | 139 | de 1990, para incluir o feminic\u00eddio no rol dos crimes | ||
140 | hediondos.\r\n\r\nBRASIL. Minist\u00e9rio da Justi\u00e7a e | 140 | hediondos.\r\n\r\nBRASIL. Minist\u00e9rio da Justi\u00e7a e | ||
141 | Seguran\u00e7a P\u00fablica. **Plano Nacional de Seguran\u00e7a e | 141 | Seguran\u00e7a P\u00fablica. **Plano Nacional de Seguran\u00e7a e | ||
142 | Defesa Social 2021-2030**. Bras\u00edlia \u2013 DF. 2021. | 142 | Defesa Social 2021-2030**. Bras\u00edlia \u2013 DF. 2021. | ||
143 | Dispon\u00edvel em: | 143 | Dispon\u00edvel em: | ||
144 | anos/plano_nac-_de_seguranca_publica_e_def-_soc-_2021___2030.pdf/view) | 144 | anos/plano_nac-_de_seguranca_publica_e_def-_soc-_2021___2030.pdf/view) | ||
145 | Acesso em: 02 out. 2024.\r\n\r\nFOR\u00daM BRASILEIRO DE | 145 | Acesso em: 02 out. 2024.\r\n\r\nFOR\u00daM BRASILEIRO DE | ||
146 | SEGURAN\u00c7A P\u00daBLICA. **18\u00ba Anu\u00e1rio Brasileiro de | 146 | SEGURAN\u00c7A P\u00daBLICA. **18\u00ba Anu\u00e1rio Brasileiro de | ||
147 | Seguran\u00e7a P\u00fablica: 2024**. Dispon\u00edvel em: | 147 | Seguran\u00e7a P\u00fablica: 2024**. Dispon\u00edvel em: | ||
148 | coes.forumseguranca.org.br/items/f62c4196-561d-452d-a2a8-9d33d1163af0) | 148 | coes.forumseguranca.org.br/items/f62c4196-561d-452d-a2a8-9d33d1163af0) | ||
149 | Acesso em: 01 out. 2024.\r\n\r\nINSTITUTO DE PESQUISA ECON\u00d4MICA | 149 | Acesso em: 01 out. 2024.\r\n\r\nINSTITUTO DE PESQUISA ECON\u00d4MICA | ||
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151 | \u2013 Meta 16.1. Brasil**. Dispon\u00edvel em: | 151 | \u2013 Meta 16.1. Brasil**. Dispon\u00edvel em: | ||
152 | ww.ipea.gov.br/ods/ods16.html](https://www.ipea.gov.br/ods/ods16.html) | 152 | ww.ipea.gov.br/ods/ods16.html](https://www.ipea.gov.br/ods/ods16.html) | ||
153 | Acesso em: 02 out. 2024.\r\n\r\nORGANIZA\u00c7\u00c3O DAS | 153 | Acesso em: 02 out. 2024.\r\n\r\nORGANIZA\u00c7\u00c3O DAS | ||
154 | NA\u00c7\u00d5ES UNIDAS (ONU). Na\u00e7\u00f5es Unidas do Brasil. | 154 | NA\u00c7\u00d5ES UNIDAS (ONU). Na\u00e7\u00f5es Unidas do Brasil. | ||
155 | **Objetivo de Desenvolvimento Sustent\u00e1vel (ODS) \u2013 Meta | 155 | **Objetivo de Desenvolvimento Sustent\u00e1vel (ODS) \u2013 Meta | ||
156 | 16.1**. Dispon\u00edvel em: | 156 | 16.1**. Dispon\u00edvel em: | ||
157 | ps://brasil.un.org/pt-br/sdgs/16](https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/16) | 157 | ps://brasil.un.org/pt-br/sdgs/16](https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/16) | ||
158 | Acesso em: 02 out. 2024.\r\n\r\nSUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. **Tese da | 158 | Acesso em: 02 out. 2024.\r\n\r\nSUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. **Tese da | ||
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