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On 8 de novembro de 2024 15:39:52 BRST,
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| 55 | feminic\u00eddios, para cada 100.000 mulheres, em determinado | 55 | feminic\u00eddios, para cada 100.000 mulheres, em determinado | ||
| 56 | espa\u00e7o geogr\u00e1fico, no per\u00edodo | 56 | espa\u00e7o geogr\u00e1fico, no per\u00edodo | ||
| 57 | considerado.\r\n\r\n#Detalhamento\r\nO crime de homic\u00eddio | 57 | considerado.\r\n\r\n#Detalhamento\r\nO crime de homic\u00eddio | ||
| 58 | est\u00e1 previsto no artigo 121 do C\u00f3digo Penal e \u00e9 | 58 | est\u00e1 previsto no artigo 121 do C\u00f3digo Penal e \u00e9 | ||
| 59 | definido como \u201cmatar algu\u00e9m\u201d. Posteriormente, a Lei | 59 | definido como \u201cmatar algu\u00e9m\u201d. Posteriormente, a Lei | ||
| 60 | n\u00ba 13.104, de 9 de mar\u00e7o de 2015, alterou o C\u00f3digo | 60 | n\u00ba 13.104, de 9 de mar\u00e7o de 2015, alterou o C\u00f3digo | ||
| 61 | Penal para incluir o feminic\u00eddio como uma qualificadora do | 61 | Penal para incluir o feminic\u00eddio como uma qualificadora do | ||
| 62 | homic\u00eddio cometido contra a mulher por raz\u00f5es da | 62 | homic\u00eddio cometido contra a mulher por raz\u00f5es da | ||
| 63 | condi\u00e7\u00e3o de sexo feminino. Na maioria dos casos, | 63 | condi\u00e7\u00e3o de sexo feminino. Na maioria dos casos, | ||
| 64 | considera-se essa motiva\u00e7\u00e3o presente quando o crime envolve | 64 | considera-se essa motiva\u00e7\u00e3o presente quando o crime envolve | ||
| 65 | viol\u00eancia dom\u00e9stica e familiar e menosprezo ou | 65 | viol\u00eancia dom\u00e9stica e familiar e menosprezo ou | ||
| 66 | discrimina\u00e7\u00e3o \u00e0 condi\u00e7\u00e3o de mulher. O | 66 | discrimina\u00e7\u00e3o \u00e0 condi\u00e7\u00e3o de mulher. O | ||
| 67 | feminic\u00eddio, \u00e9 a forma mais grave de viol\u00eancia contra a | 67 | feminic\u00eddio, \u00e9 a forma mais grave de viol\u00eancia contra a | ||
| 68 | mulher, sendo, geralmente, o resultado de um ciclo de viol\u00eancias | 68 | mulher, sendo, geralmente, o resultado de um ciclo de viol\u00eancias | ||
| 69 | sofridas ao longo de uma determinada s\u00e9rie temporal. \r\n\r\nEm | 69 | sofridas ao longo de uma determinada s\u00e9rie temporal. \r\n\r\nEm | ||
| 70 | termos de registros, quase dez anos depois da promulga\u00e7\u00e3o da | 70 | termos de registros, quase dez anos depois da promulga\u00e7\u00e3o da | ||
| 71 | lei n\u00ba 13.104/2015, acredita-se que a tend\u00eancia \u00e9 que | 71 | lei n\u00ba 13.104/2015, acredita-se que a tend\u00eancia \u00e9 que | ||
| 72 | as notifica\u00e7\u00f5es de homic\u00eddio de mulheres caiam e as de | 72 | as notifica\u00e7\u00f5es de homic\u00eddio de mulheres caiam e as de | ||
| 73 | feminic\u00eddio aumentem, por\u00e9m isso n\u00e3o significa, | 73 | feminic\u00eddio aumentem, por\u00e9m isso n\u00e3o significa, | ||
| 74 | necessariamente, uma diminui\u00e7\u00e3o das mortes violentas de | 74 | necessariamente, uma diminui\u00e7\u00e3o das mortes violentas de | ||
| 75 | mulheres. O mais prov\u00e1vel \u00e9 que esta altera\u00e7\u00e3o | 75 | mulheres. O mais prov\u00e1vel \u00e9 que esta altera\u00e7\u00e3o | ||
| 76 | esteja relacionada ao modo de se registrar a ocorr\u00eancia desses | 76 | esteja relacionada ao modo de se registrar a ocorr\u00eancia desses | ||
| 77 | crimes.\r\n\r\nNo ano de 2023, 1.467 mulheres foram v\u00edtimas de | 77 | crimes.\r\n\r\nNo ano de 2023, 1.467 mulheres foram v\u00edtimas de | ||
| 78 | feminic\u00eddio, o maior n\u00famero j\u00e1 registrado desde que a | 78 | feminic\u00eddio, o maior n\u00famero j\u00e1 registrado desde que a | ||
| 79 | lei foi criada. Essa quantidade \u00e9 alta e n\u00e3o se distribui de | 79 | lei foi criada. Essa quantidade \u00e9 alta e n\u00e3o se distribui de | ||
| 80 | forma homog\u00eanea pelo pa\u00eds. Nesse aspecto, o perfil das | 80 | forma homog\u00eanea pelo pa\u00eds. Nesse aspecto, o perfil das | ||
| 81 | mulheres mortas de forma violenta \u00e9 caracteriza por mulheres | 81 | mulheres mortas de forma violenta \u00e9 caracteriza por mulheres | ||
| 82 | negras (66,9%), com idade entre 18 e 44 anos (69,1%), conforme o 18 | 82 | negras (66,9%), com idade entre 18 e 44 anos (69,1%), conforme o 18 | ||
| 83 | \u00ba Anu\u00e1rio Brasileiro de Seguran\u00e7a P\u00fablica | 83 | \u00ba Anu\u00e1rio Brasileiro de Seguran\u00e7a P\u00fablica | ||
| 84 | (2024).\r\n\r\nEm rela\u00e7\u00e3o ao contexto dom\u00e9stico, a casa | 84 | (2024).\r\n\r\nEm rela\u00e7\u00e3o ao contexto dom\u00e9stico, a casa | ||
| 85 | \u00e9 o principal cen\u00e1rio dos feminic\u00eddios. (64,3%). De | 85 | \u00e9 o principal cen\u00e1rio dos feminic\u00eddios. (64,3%). De | ||
| 86 | outro lado, 57,9 % das demais mortes violentas intencionais acontecem | 86 | outro lado, 57,9 % das demais mortes violentas intencionais acontecem | ||
| 87 | nas ruas, estabelecimentos comerciais e hospitais, sendo que as vias | 87 | nas ruas, estabelecimentos comerciais e hospitais, sendo que as vias | ||
| 88 | p\u00fablicas, sozinhas, correspondem a 50% das mortes. \r\n\r\nNo | 88 | p\u00fablicas, sozinhas, correspondem a 50% das mortes. \r\n\r\nNo | ||
| 89 | feminic\u00eddio, o companheiro da v\u00edtima (ex ou atual) \u00e9 o | 89 | feminic\u00eddio, o companheiro da v\u00edtima (ex ou atual) \u00e9 o | ||
| 90 | respons\u00e1vel por 84,2% das mortes. Quando se considera tamb\u00e9m | 90 | respons\u00e1vel por 84,2% das mortes. Quando se considera tamb\u00e9m | ||
| 91 | familiares e outros conhecidos, o percentual chega a 97,3% dos casos. | 91 | familiares e outros conhecidos, o percentual chega a 97,3% dos casos. | ||
| 92 | Por outro lado, nos casos de homic\u00eddios, em mais da metade das | 92 | Por outro lado, nos casos de homic\u00eddios, em mais da metade das | ||
| 93 | mortes (53,4%) os autores s\u00e3o pessoas desconhecidas da | 93 | mortes (53,4%) os autores s\u00e3o pessoas desconhecidas da | ||
| 94 | v\u00edtima, e somente 8,7% das mortes t\u00eam autoria de | 94 | v\u00edtima, e somente 8,7% das mortes t\u00eam autoria de | ||
| 95 | companheiros e ex-companheiros das mulheres mortas.\r\n\r\nDessa | 95 | companheiros e ex-companheiros das mulheres mortas.\r\n\r\nDessa | ||
| 96 | forma, o feminic\u00eddio pode ser considerado um crime que geralmente | 96 | forma, o feminic\u00eddio pode ser considerado um crime que geralmente | ||
| 97 | acontece dentro de rela\u00e7\u00f5es afetivas. Entretanto, apesar de | 97 | acontece dentro de rela\u00e7\u00f5es afetivas. Entretanto, apesar de | ||
| 98 | essa ser a sua forma mais comum de se manifestar, a lei prev\u00ea sua | 98 | essa ser a sua forma mais comum de se manifestar, a lei prev\u00ea sua | ||
| 99 | ocorr\u00eancia tamb\u00e9m fora do contexto dom\u00e9stico, desde que | 99 | ocorr\u00eancia tamb\u00e9m fora do contexto dom\u00e9stico, desde que | ||
| 100 | aconte\u00e7a por \u201cmenosprezo ou discrimina\u00e7\u00e3o \u00e0 | 100 | aconte\u00e7a por \u201cmenosprezo ou discrimina\u00e7\u00e3o \u00e0 | ||
| 101 | condi\u00e7\u00e3o de mulher\u201d. Assim, uma morte em contexto | 101 | condi\u00e7\u00e3o de mulher\u201d. Assim, uma morte em contexto | ||
| 102 | p\u00fablico, ou simplesmente fora de casa, ou com autoria | 102 | p\u00fablico, ou simplesmente fora de casa, ou com autoria | ||
| 103 | desconhecida, tamb\u00e9m poderia ser registrada como | 103 | desconhecida, tamb\u00e9m poderia ser registrada como | ||
| 104 | feminic\u00eddio, mas esses casos s\u00e3o mais dificilmente | 104 | feminic\u00eddio, mas esses casos s\u00e3o mais dificilmente | ||
| 105 | categorizados pela justi\u00e7a, uma vez que, regra geral, ocorrem no | 105 | categorizados pela justi\u00e7a, uma vez que, regra geral, ocorrem no | ||
| 106 | contexto dom\u00e9stico ou com a identifica\u00e7\u00e3o de um autor | 106 | contexto dom\u00e9stico ou com a identifica\u00e7\u00e3o de um autor | ||
| 107 | conhecido da v\u00edtima.\r\n\r\nA fim de contribuir com o | 107 | conhecido da v\u00edtima.\r\n\r\nA fim de contribuir com o | ||
| 108 | enfrentamento da viol\u00eancia contra as mulheres, a | 108 | enfrentamento da viol\u00eancia contra as mulheres, a | ||
| 109 | Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU) estabeleceu | 109 | Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU) estabeleceu | ||
| 110 | como 16\u00ba Objetivo de Desenvolvimento Sustent\u00e1vel, | 110 | como 16\u00ba Objetivo de Desenvolvimento Sustent\u00e1vel, | ||
| 111 | \u201cPromover sociedades pac\u00edficas e inclusivas para o | 111 | \u201cPromover sociedades pac\u00edficas e inclusivas para o | ||
| 112 | desenvolvimento sustent\u00e1vel, proporcionar o acesso \u00e0 | 112 | desenvolvimento sustent\u00e1vel, proporcionar o acesso \u00e0 | ||
| 113 | Justi\u00e7a para todos e construir institui\u00e7\u00f5es eficazes, | 113 | Justi\u00e7a para todos e construir institui\u00e7\u00f5es eficazes, | ||
| 114 | respons\u00e1veis e inclusivas em todos os n\u00edveis\u201d e como | 114 | respons\u00e1veis e inclusivas em todos os n\u00edveis\u201d e como | ||
| 115 | meta \u201cReduzir significativamente todas as formas de | 115 | meta \u201cReduzir significativamente todas as formas de | ||
| 116 | viol\u00eancia e as taxas de mortalidade relacionada em todos os | 116 | viol\u00eancia e as taxas de mortalidade relacionada em todos os | ||
| 117 | lugares\u201d.\r\n\r\nEspecialmente, no Brasil, a meta \u00e9 | 117 | lugares\u201d.\r\n\r\nEspecialmente, no Brasil, a meta \u00e9 | ||
| 118 | \u201cReduzir significativamente todas as formas de viol\u00eancia e | 118 | \u201cReduzir significativamente todas as formas de viol\u00eancia e | ||
| 119 | as taxas de mortalidade relacionadas, em todos os lugares, inclusive | 119 | as taxas de mortalidade relacionadas, em todos os lugares, inclusive | ||
| 120 | com a redu\u00e7\u00e3o de 1/3 das taxas de feminic\u00eddio e de | 120 | com a redu\u00e7\u00e3o de 1/3 das taxas de feminic\u00eddio e de | ||
| 121 | homic\u00eddios de crian\u00e7as, adolescentes, jovens, negros, | 121 | homic\u00eddios de crian\u00e7as, adolescentes, jovens, negros, | ||
| 122 | ind\u00edgenas, mulheres e LGBT.\r\n\r\nEm conson\u00e2ncia, o Plano | 122 | ind\u00edgenas, mulheres e LGBT.\r\n\r\nEm conson\u00e2ncia, o Plano | ||
| 123 | Nacional de Seguran\u00e7a P\u00fablica e Defesa Social 2021-2030, do | 123 | Nacional de Seguran\u00e7a P\u00fablica e Defesa Social 2021-2030, do | ||
| 124 | Minist\u00e9rio da Justi\u00e7a e Seguran\u00e7a P\u00fablica, | 124 | Minist\u00e9rio da Justi\u00e7a e Seguran\u00e7a P\u00fablica, | ||
| 125 | apresenta como meta reduzir a taxa nacional de mortes violentas de | 125 | apresenta como meta reduzir a taxa nacional de mortes violentas de | ||
| 126 | mulheres para abaixo de 2 mortes por 100 mil mulheres at\u00e9 | 126 | mulheres para abaixo de 2 mortes por 100 mil mulheres at\u00e9 | ||
| 127 | 2030.\r\n\r\nPortanto, \u00e9 importante a conscientiza\u00e7\u00e3o | 127 | 2030.\r\n\r\nPortanto, \u00e9 importante a conscientiza\u00e7\u00e3o | ||
| 128 | acerca da viol\u00eancia de g\u00eanero, aliada a medidas efetivas de | 128 | acerca da viol\u00eancia de g\u00eanero, aliada a medidas efetivas de | ||
| 129 | preven\u00e7\u00e3o e prote\u00e7\u00e3o, para garantir a | 129 | preven\u00e7\u00e3o e prote\u00e7\u00e3o, para garantir a | ||
| 130 | seguran\u00e7a das mulheres. O compromisso coletivo em enfrentar essa | 130 | seguran\u00e7a das mulheres. O compromisso coletivo em enfrentar essa | ||
| 131 | realidade, juntamente com o fortalecimento das pol\u00edticas | 131 | realidade, juntamente com o fortalecimento das pol\u00edticas | ||
| 132 | p\u00fablicas e o respeito aos direitos humanos, \u00e9 fundamental | 132 | p\u00fablicas e o respeito aos direitos humanos, \u00e9 fundamental | ||
| 133 | para a constru\u00e7\u00e3o de uma sociedade mais equitativa e | 133 | para a constru\u00e7\u00e3o de uma sociedade mais equitativa e | ||
| 134 | digna.\r\n\r\n#Refer\u00eancias \r\nBRASIL. **Lei n\u00ba 13.104, de | 134 | digna.\r\n\r\n#Refer\u00eancias \r\nBRASIL. **Lei n\u00ba 13.104, de | ||
| 135 | 09 de mar\u00e7o de 2015**. Altera o art. 121 do Decreto-Lei n\u00ba | 135 | 09 de mar\u00e7o de 2015**. Altera o art. 121 do Decreto-Lei n\u00ba | ||
| 136 | 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - C\u00f3digo Penal, para prever o | 136 | 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - C\u00f3digo Penal, para prever o | ||
| 137 | feminic\u00eddio como circunst\u00e2ncia qualificadora do crime de | 137 | feminic\u00eddio como circunst\u00e2ncia qualificadora do crime de | ||
| 138 | homic\u00eddio, e o art. 1\u00ba da Lei n\u00ba 8.072, de 25 de julho | 138 | homic\u00eddio, e o art. 1\u00ba da Lei n\u00ba 8.072, de 25 de julho | ||
| 139 | de 1990, para incluir o feminic\u00eddio no rol dos crimes | 139 | de 1990, para incluir o feminic\u00eddio no rol dos crimes | ||
| 140 | hediondos.\r\n\r\nBRASIL. Minist\u00e9rio da Justi\u00e7a e | 140 | hediondos.\r\n\r\nBRASIL. Minist\u00e9rio da Justi\u00e7a e | ||
| 141 | Seguran\u00e7a P\u00fablica. **Plano Nacional de Seguran\u00e7a e | 141 | Seguran\u00e7a P\u00fablica. **Plano Nacional de Seguran\u00e7a e | ||
| 142 | Defesa Social 2021-2030**. Bras\u00edlia \u2013 DF. 2021. | 142 | Defesa Social 2021-2030**. Bras\u00edlia \u2013 DF. 2021. | ||
| 143 | Dispon\u00edvel em: | 143 | Dispon\u00edvel em: | ||
| 144 | anos/plano_nac-_de_seguranca_publica_e_def-_soc-_2021___2030.pdf/view) | 144 | anos/plano_nac-_de_seguranca_publica_e_def-_soc-_2021___2030.pdf/view) | ||
| 145 | Acesso em: 02 out. 2024.\r\n\r\nFOR\u00daM BRASILEIRO DE | 145 | Acesso em: 02 out. 2024.\r\n\r\nFOR\u00daM BRASILEIRO DE | ||
| 146 | SEGURAN\u00c7A P\u00daBLICA. **18\u00ba Anu\u00e1rio Brasileiro de | 146 | SEGURAN\u00c7A P\u00daBLICA. **18\u00ba Anu\u00e1rio Brasileiro de | ||
| 147 | Seguran\u00e7a P\u00fablica: 2024**. Dispon\u00edvel em: | 147 | Seguran\u00e7a P\u00fablica: 2024**. Dispon\u00edvel em: | ||
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| 153 | Acesso em: 02 out. 2024.\r\n\r\nORGANIZA\u00c7\u00c3O DAS | 153 | Acesso em: 02 out. 2024.\r\n\r\nORGANIZA\u00c7\u00c3O DAS | ||
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| 158 | Acesso em: 02 out. 2024.\r\n\r\nSUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. **Tese da | 158 | Acesso em: 02 out. 2024.\r\n\r\nSUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. **Tese da | ||
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