Alterações
On 2 de outubro de 2024 10:43:18 BRT, Yuri Dourado Caetano:
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Added resource Descritivo do indicador.pdf to 01.01 Cobertura de Atenção Primária à Saúde
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57 | servi\u00e7os de Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade, em | 57 | servi\u00e7os de Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade, em | ||
58 | determinado espa\u00e7o geogr\u00e1fico, no per\u00edodo considerado. | 58 | determinado espa\u00e7o geogr\u00e1fico, no per\u00edodo considerado. | ||
59 | \r\n\r\n#Detalhamento\r\nA Aten\u00e7\u00e3o B\u00e1sica ou | 59 | \r\n\r\n#Detalhamento\r\nA Aten\u00e7\u00e3o B\u00e1sica ou | ||
60 | aten\u00e7\u00e3o prim\u00e1ria \u00e0 sa\u00fade, termos equivalentes | 60 | aten\u00e7\u00e3o prim\u00e1ria \u00e0 sa\u00fade, termos equivalentes | ||
61 | conforme a Portaria MS/GM n\u00ba 2.436, de 21 de setembro de 2017, | 61 | conforme a Portaria MS/GM n\u00ba 2.436, de 21 de setembro de 2017, | ||
62 | \u00e9 a principal porta de entrada e o centro articulador de acesso | 62 | \u00e9 a principal porta de entrada e o centro articulador de acesso | ||
63 | dos usu\u00e1rios ao Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS) e \u00e0s | 63 | dos usu\u00e1rios ao Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS) e \u00e0s | ||
64 | Redes de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade. Caracteriza-se por um | 64 | Redes de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade. Caracteriza-se por um | ||
65 | conjunto de a\u00e7\u00f5es de sa\u00fade, no \u00e2mbito individual e | 65 | conjunto de a\u00e7\u00f5es de sa\u00fade, no \u00e2mbito individual e | ||
66 | coletivo, que abrange a promo\u00e7\u00e3o e a prote\u00e7\u00e3o da | 66 | coletivo, que abrange a promo\u00e7\u00e3o e a prote\u00e7\u00e3o da | ||
67 | sa\u00fade, a preven\u00e7\u00e3o de agravos, o diagn\u00f3stico, o | 67 | sa\u00fade, a preven\u00e7\u00e3o de agravos, o diagn\u00f3stico, o | ||
68 | tratamento, a reabilita\u00e7\u00e3o, redu\u00e7\u00e3o de danos e a | 68 | tratamento, a reabilita\u00e7\u00e3o, redu\u00e7\u00e3o de danos e a | ||
69 | manuten\u00e7\u00e3o da sa\u00fade com o objetivo de desenvolver uma | 69 | manuten\u00e7\u00e3o da sa\u00fade com o objetivo de desenvolver uma | ||
70 | aten\u00e7\u00e3o integral que impacte na situa\u00e7\u00e3o de | 70 | aten\u00e7\u00e3o integral que impacte na situa\u00e7\u00e3o de | ||
71 | sa\u00fade e autonomia das pessoas e nos determinantes e | 71 | sa\u00fade e autonomia das pessoas e nos determinantes e | ||
72 | condicionantes de sa\u00fade das coletividades.\r\n\r\nAt\u00e9 2020, | 72 | condicionantes de sa\u00fade das coletividades.\r\n\r\nAt\u00e9 2020, | ||
73 | o indicador era calculado considerando o n\u00famero de equipes de | 73 | o indicador era calculado considerando o n\u00famero de equipes de | ||
74 | Sa\u00fade da Fam\u00edlia (eSF) [1], a quantidade de indiv\u00edduos | 74 | Sa\u00fade da Fam\u00edlia (eSF) [1], a quantidade de indiv\u00edduos | ||
75 | cobertos por eSF , o n\u00famero de equipes de Aten\u00e7\u00e3o | 75 | cobertos por eSF , o n\u00famero de equipes de Aten\u00e7\u00e3o | ||
76 | B\u00e1sica (eAB), o n\u00famero de equipes de eSF equivalentes[2] e | 76 | B\u00e1sica (eAB), o n\u00famero de equipes de eSF equivalentes[2] e | ||
77 | a quantidade de indiv\u00edduos cobertos por eAB, em rela\u00e7\u00e3o | 77 | a quantidade de indiv\u00edduos cobertos por eAB, em rela\u00e7\u00e3o | ||
78 | \u00e0 estimativa populacional (IBGE), aplicando-se a seguinte | 78 | \u00e0 estimativa populacional (IBGE), aplicando-se a seguinte | ||
79 | f\u00f3rmula:\r\n\r\n (n\u00ba eSF*3.450+(n\u00ba eABparam.+n\u00ba | 79 | f\u00f3rmula:\r\n\r\n (n\u00ba eSF*3.450+(n\u00ba eABparam.+n\u00ba | ||
80 | eSF equivalentes)*3.000)/(Estimativa populacional) *100\r\n\r\nO | 80 | eSF equivalentes)*3.000)/(Estimativa populacional) *100\r\n\r\nO | ||
81 | indicador apresentava a estimativa da popula\u00e7\u00e3o coberta por | 81 | indicador apresentava a estimativa da popula\u00e7\u00e3o coberta por | ||
82 | eSF e eAB e era utilizado no monitoramento da popula\u00e7\u00e3o com | 82 | eSF e eAB e era utilizado no monitoramento da popula\u00e7\u00e3o com | ||
83 | acesso aos servi\u00e7os de Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 | 83 | acesso aos servi\u00e7os de Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 | ||
84 | Sa\u00fade.\r\n \r\nEm 2021, com a edi\u00e7\u00e3o da Nota | 84 | Sa\u00fade.\r\n \r\nEm 2021, com a edi\u00e7\u00e3o da Nota | ||
85 | T\u00e9cnica n\u00ba 418/2021-CGGAP/DESF/SAPS/MS, houve | 85 | T\u00e9cnica n\u00ba 418/2021-CGGAP/DESF/SAPS/MS, houve | ||
86 | altera\u00e7\u00e3o da metodologia de c\u00e1lculo do indicador. O | 86 | altera\u00e7\u00e3o da metodologia de c\u00e1lculo do indicador. O | ||
87 | novo m\u00e9todo de c\u00e1lculo considera o quantitativo de | 87 | novo m\u00e9todo de c\u00e1lculo considera o quantitativo de | ||
88 | popula\u00e7\u00e3o cadastrada pelas equipes de Sa\u00fade da | 88 | popula\u00e7\u00e3o cadastrada pelas equipes de Sa\u00fade da | ||
89 | Fam\u00edlia (eSF) e equipes de Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria (eAP) | 89 | Fam\u00edlia (eSF) e equipes de Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria (eAP) | ||
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91 | rela\u00e7\u00e3o \u00e0 popula\u00e7\u00e3o estimada pelo Instituto | 91 | rela\u00e7\u00e3o \u00e0 popula\u00e7\u00e3o estimada pelo Instituto | ||
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93 | (Popula\u00e7\u00e3o cadastrada pelas equipes da eSF e eAP financiadas | 93 | (Popula\u00e7\u00e3o cadastrada pelas equipes da eSF e eAP financiadas | ||
94 | pelo MS no Brasil)/(Estimativa populacional no Brasil)*100\r\n\r\nEsta | 94 | pelo MS no Brasil)/(Estimativa populacional no Brasil)*100\r\n\r\nEsta | ||
95 | f\u00f3rmula corresponde ao c\u00e1lculo da cobertura da | 95 | f\u00f3rmula corresponde ao c\u00e1lculo da cobertura da | ||
96 | Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade das equipes | 96 | Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade das equipes | ||
97 | financiadas pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade em \u00e2mbito nacional | 97 | financiadas pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade em \u00e2mbito nacional | ||
98 | utilizado para monitoramento do Plano Nacional de Sa\u00fade (PNS). | 98 | utilizado para monitoramento do Plano Nacional de Sa\u00fade (PNS). | ||
99 | \r\n\r\nApesar da altera\u00e7\u00e3o da metodologia de c\u00e1lculo, | 99 | \r\n\r\nApesar da altera\u00e7\u00e3o da metodologia de c\u00e1lculo, | ||
100 | o indicador ainda \u00e9 utilizado para estimar o percentual da | 100 | o indicador ainda \u00e9 utilizado para estimar o percentual da | ||
101 | popula\u00e7\u00e3o com acesso aos servi\u00e7os de Aten\u00e7\u00e3o | 101 | popula\u00e7\u00e3o com acesso aos servi\u00e7os de Aten\u00e7\u00e3o | ||
102 | Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade, em determinado espa\u00e7o | 102 | Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade, em determinado espa\u00e7o | ||
103 | geogr\u00e1fico, no per\u00edodo considerado.\r\n\r\n\r\n[1] | 103 | geogr\u00e1fico, no per\u00edodo considerado.\r\n\r\n\r\n[1] | ||
104 | Par\u00e2metro: Considera o valor de 3.450 indiv\u00edduos cobertos | 104 | Par\u00e2metro: Considera o valor de 3.450 indiv\u00edduos cobertos | ||
105 | por equipe de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, e 3.000 indiv\u00edduos | 105 | por equipe de Sa\u00fade da Fam\u00edlia, e 3.000 indiv\u00edduos | ||
106 | cobertos pelas equipes de aten\u00e7\u00e3o b\u00e1sica parametrizadas | 106 | cobertos pelas equipes de aten\u00e7\u00e3o b\u00e1sica parametrizadas | ||
107 | e equipes equivalentes, resultados da m\u00e9dia aritm\u00e9tica entre | 107 | e equipes equivalentes, resultados da m\u00e9dia aritm\u00e9tica entre | ||
108 | os valores m\u00ednimo e m\u00e1ximo definidos na PNAB | 108 | os valores m\u00ednimo e m\u00e1ximo definidos na PNAB | ||
109 | 2011.\r\n\r\n[2] O m\u00ednimo de 60h de carga hor\u00e1ria | 109 | 2011.\r\n\r\n[2] O m\u00ednimo de 60h de carga hor\u00e1ria | ||
110 | ambulatorial m\u00e9dica e m\u00ednimo de 40h de carga hor\u00e1ria | 110 | ambulatorial m\u00e9dica e m\u00ednimo de 40h de carga hor\u00e1ria | ||
111 | ambulatorial de enfermagem na Aten\u00e7\u00e3o B\u00e1sica equivale a | 111 | ambulatorial de enfermagem na Aten\u00e7\u00e3o B\u00e1sica equivale a | ||
112 | uma equipe.\r\n\r\n\r\n#Refer\u00eancias\r\n\r\nBRASIL. | 112 | uma equipe.\r\n\r\n\r\n#Refer\u00eancias\r\n\r\nBRASIL. | ||
113 | Minist\u00e9rio da Sa\u00fade. __Nota Metodol\u00f3gica__. CONASEMS, | 113 | Minist\u00e9rio da Sa\u00fade. __Nota Metodol\u00f3gica__. CONASEMS, | ||
114 | CONASS, gestores e trabalhadores da Aten\u00e7\u00e3o B\u00e1sica. | 114 | CONASS, gestores e trabalhadores da Aten\u00e7\u00e3o B\u00e1sica. | ||
115 | Novo m\u00e9todo de c\u00e1lculo do indicador Cobertura populacional | 115 | Novo m\u00e9todo de c\u00e1lculo do indicador Cobertura populacional | ||
116 | estimada na Aten\u00e7\u00e3o B\u00e1sica. Dispon\u00edvel em: | 116 | estimada na Aten\u00e7\u00e3o B\u00e1sica. Dispon\u00edvel em: | ||
117 | aginas/acessoPublico/relatorios/nota_tecnica/nota_metodometodo_AB.pdf) | 117 | aginas/acessoPublico/relatorios/nota_tecnica/nota_metodometodo_AB.pdf) | ||
118 | Acesso em: 05 abr. 2024.\r\n\r\nBRASIL. Minist\u00e9rio da Sa\u00fade. | 118 | Acesso em: 05 abr. 2024.\r\n\r\nBRASIL. Minist\u00e9rio da Sa\u00fade. | ||
119 | __Nota T\u00e9cnica n\u00ba 418/2021-CGGAP/DESF/SAPS/MS__. Metodologia | 119 | __Nota T\u00e9cnica n\u00ba 418/2021-CGGAP/DESF/SAPS/MS__. Metodologia | ||
120 | de c\u00e1lculo estabelecida pelo PNS 2020-2023. Dispon\u00edvel em: | 120 | de c\u00e1lculo estabelecida pelo PNS 2020-2023. Dispon\u00edvel em: | ||
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122 | Acesso em: 05 abr. 2024.\r\n\r\nBRASIL. Minist\u00e9rio da Sa\u00fade. | 122 | Acesso em: 05 abr. 2024.\r\n\r\nBRASIL. Minist\u00e9rio da Sa\u00fade. | ||
123 | __Plano Nacional de Sa\u00fade 2020-2023__. Bras\u00edlia: | 123 | __Plano Nacional de Sa\u00fade 2020-2023__. Bras\u00edlia: | ||
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126 | Minist\u00e9rio da Sa\u00fade, 2024.\r\n\r\nBRASIL. Minist\u00e9rio da | 126 | Minist\u00e9rio da Sa\u00fade, 2024.\r\n\r\nBRASIL. Minist\u00e9rio da | ||
127 | Sa\u00fade. __Portaria MS/GM n\u00ba 2.436, de 21 de setembro de | 127 | Sa\u00fade. __Portaria MS/GM n\u00ba 2.436, de 21 de setembro de | ||
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129 | B\u00e1sica, estabelecendo a revis\u00e3o de diretrizes para a | 129 | B\u00e1sica, estabelecendo a revis\u00e3o de diretrizes para a | ||
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