Alterações
On 10 de setembro de 2024 12:02:19 BRT, Vânia Mara de Souza e Silva:
-
No fields were updated. See the metadata diff for more details.
f | 1 | { | f | 1 | { |
2 | "author": "Minist\u00e9rio da Educa\u00e7\u00e3o - Instituto | 2 | "author": "Minist\u00e9rio da Educa\u00e7\u00e3o - Instituto | ||
3 | Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An\u00edsio Teixeira | 3 | Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An\u00edsio Teixeira | ||
4 | (INEP).", | 4 | (INEP).", | ||
5 | "author_email": "", | 5 | "author_email": "", | ||
6 | "creator_user_id": "1933f3d0-d4ad-4d3f-bb32-1047c12e91fd", | 6 | "creator_user_id": "1933f3d0-d4ad-4d3f-bb32-1047c12e91fd", | ||
7 | "extras": [ | 7 | "extras": [ | ||
8 | { | 8 | { | ||
9 | "key": "Granularidade", | 9 | "key": "Granularidade", | ||
10 | "value": "Brasil / Regi\u00f5es / UFs" | 10 | "value": "Brasil / Regi\u00f5es / UFs" | ||
11 | }, | 11 | }, | ||
12 | { | 12 | { | ||
13 | "key": "Layout", | 13 | "key": "Layout", | ||
14 | "value": "Layout_25" | 14 | "value": "Layout_25" | ||
15 | }, | 15 | }, | ||
16 | { | 16 | { | ||
17 | "key": "Periodicidade", | 17 | "key": "Periodicidade", | ||
18 | "value": "Anual" | 18 | "value": "Anual" | ||
19 | }, | 19 | }, | ||
20 | { | 20 | { | ||
21 | "key": "Polaridade ", | 21 | "key": "Polaridade ", | ||
22 | "value": "Negativa" | 22 | "value": "Negativa" | ||
23 | }, | 23 | }, | ||
24 | { | 24 | { | ||
25 | "key": "Pol\u00edtica P\u00fablica", | 25 | "key": "Pol\u00edtica P\u00fablica", | ||
26 | "value": "Pol\u00edtica de alfabetiza\u00e7\u00e3o " | 26 | "value": "Pol\u00edtica de alfabetiza\u00e7\u00e3o " | ||
27 | }, | 27 | }, | ||
28 | { | 28 | { | ||
29 | "key": "Tema", | 29 | "key": "Tema", | ||
30 | "value": "Educa\u00e7\u00e3o" | 30 | "value": "Educa\u00e7\u00e3o" | ||
31 | } | 31 | } | ||
32 | ], | 32 | ], | ||
33 | "groups": [], | 33 | "groups": [], | ||
34 | "id": "12bbf759-cad0-4f0b-a143-27196346a252", | 34 | "id": "12bbf759-cad0-4f0b-a143-27196346a252", | ||
35 | "isopen": false, | 35 | "isopen": false, | ||
36 | "license_id": "", | 36 | "license_id": "", | ||
37 | "license_title": "", | 37 | "license_title": "", | ||
38 | "maintainer": "serv-politicaspublicas", | 38 | "maintainer": "serv-politicaspublicas", | ||
39 | "maintainer_email": "serv-politicaspublicas@tce.go.gov.br", | 39 | "maintainer_email": "serv-politicaspublicas@tce.go.gov.br", | ||
40 | "metadata_created": "2024-07-12T19:03:18.417044", | 40 | "metadata_created": "2024-07-12T19:03:18.417044", | ||
t | 41 | "metadata_modified": "2024-09-10T14:54:12.052946", | t | 41 | "metadata_modified": "2024-09-10T15:02:19.842483", |
42 | "name": | 42 | "name": | ||
43 | -de-analfabetismo-funcional-da-populacao-de-15-anos-ou-mais-de-idade", | 43 | -de-analfabetismo-funcional-da-populacao-de-15-anos-ou-mais-de-idade", | ||
44 | "notes": "Estima o percentual da popula\u00e7\u00e3o com 15 anos ou | 44 | "notes": "Estima o percentual da popula\u00e7\u00e3o com 15 anos ou | ||
45 | mais de idade que n\u00e3o concluiu os anos iniciais do ensino | 45 | mais de idade que n\u00e3o concluiu os anos iniciais do ensino | ||
46 | fundamental ou n\u00e3o sabe ler/escrever. | 46 | fundamental ou n\u00e3o sabe ler/escrever. | ||
47 | \r\n\r\n#Detalhamento\r\n\r\nO conceito de analfabetismo funcional | 47 | \r\n\r\n#Detalhamento\r\n\r\nO conceito de analfabetismo funcional | ||
48 | adotado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estat\u00edstica | 48 | adotado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estat\u00edstica | ||
49 | (IBGE) considera analfabetas funcionais as pessoas de 15 anos ou mais | 49 | (IBGE) considera analfabetas funcionais as pessoas de 15 anos ou mais | ||
50 | de idade com menos de quatro anos de estudo. No entanto, com base nas | 50 | de idade com menos de quatro anos de estudo. No entanto, com base nas | ||
51 | novas defini\u00e7\u00f5es adotadas pelo IBGE, devido \u00e0 | 51 | novas defini\u00e7\u00f5es adotadas pelo IBGE, devido \u00e0 | ||
52 | implanta\u00e7\u00e3o da Pesquisa Nacional por Amostra de | 52 | implanta\u00e7\u00e3o da Pesquisa Nacional por Amostra de | ||
53 | Domic\u00edlios Cont\u00ednua (Pnad-c), considera-se analfabeta | 53 | Domic\u00edlios Cont\u00ednua (Pnad-c), considera-se analfabeta | ||
54 | funcional a pessoa com 15 anos ou mais de idade que possui menos de | 54 | funcional a pessoa com 15 anos ou mais de idade que possui menos de | ||
55 | cinco anos de escolaridade ou que declara n\u00e3o saber ler e | 55 | cinco anos de escolaridade ou que declara n\u00e3o saber ler e | ||
56 | escrever.\r\n\r\nA supera\u00e7\u00e3o do analfabetismo \u00e9 uma | 56 | escrever.\r\n\r\nA supera\u00e7\u00e3o do analfabetismo \u00e9 uma | ||
57 | barreira ainda n\u00e3o transposta. O analfabetismo segue em | 57 | barreira ainda n\u00e3o transposta. O analfabetismo segue em | ||
58 | trajet\u00f3ria de queda, mas mant\u00e9m uma caracter\u00edstica | 58 | trajet\u00f3ria de queda, mas mant\u00e9m uma caracter\u00edstica | ||
59 | estrutural: quanto mais velho o grupo populacional, maior a | 59 | estrutural: quanto mais velho o grupo populacional, maior a | ||
60 | propor\u00e7\u00e3o de analfabetos. Assim, identifica-se uma parcela | 60 | propor\u00e7\u00e3o de analfabetos. Assim, identifica-se uma parcela | ||
61 | de analfabetos formados, principalmente, por pessoas em | 61 | de analfabetos formados, principalmente, por pessoas em | ||
62 | situa\u00e7\u00e3o de vulnerabilidade social e econ\u00f4mica ou | 62 | situa\u00e7\u00e3o de vulnerabilidade social e econ\u00f4mica ou | ||
63 | idosas que n\u00e3o acessaram a alfabetiza\u00e7\u00e3o na | 63 | idosas que n\u00e3o acessaram a alfabetiza\u00e7\u00e3o na | ||
64 | inf\u00e2ncia/juventude e permanecem analfabetas na vida | 64 | inf\u00e2ncia/juventude e permanecem analfabetas na vida | ||
65 | adulta.\r\n\r\nAlfabetizar um indiv\u00edduo partindo de uma | 65 | adulta.\r\n\r\nAlfabetizar um indiv\u00edduo partindo de uma | ||
66 | concep\u00e7\u00e3o de alfabetiza\u00e7\u00e3o que se restringe \u00e0 | 66 | concep\u00e7\u00e3o de alfabetiza\u00e7\u00e3o que se restringe \u00e0 | ||
67 | decodifica\u00e7\u00e3o (ensinar a ler) e codifica\u00e7\u00e3o | 67 | decodifica\u00e7\u00e3o (ensinar a ler) e codifica\u00e7\u00e3o | ||
68 | (ensinar a escrever) impossibilita a forma\u00e7\u00e3o de leitores e | 68 | (ensinar a escrever) impossibilita a forma\u00e7\u00e3o de leitores e | ||
69 | produtores de texto, uma vez que ler e escrever s\u00e3o | 69 | produtores de texto, uma vez que ler e escrever s\u00e3o | ||
70 | pr\u00e1ticas sociais e t\u00eam diversas demandas. Por isso, o | 70 | pr\u00e1ticas sociais e t\u00eam diversas demandas. Por isso, o | ||
71 | processo de apreens\u00e3o do c\u00f3digo alfab\u00e9tico deve | 71 | processo de apreens\u00e3o do c\u00f3digo alfab\u00e9tico deve | ||
72 | ser associado \u00e0 compreens\u00e3o dos significados e seus usos | 72 | ser associado \u00e0 compreens\u00e3o dos significados e seus usos | ||
73 | sociais em diferentes contextos.\r\n\r\nNessa perspectiva, saber ler e | 73 | sociais em diferentes contextos.\r\n\r\nNessa perspectiva, saber ler e | ||
74 | escrever \u00e9 um passo inicial para que possa ser garantido o | 74 | escrever \u00e9 um passo inicial para que possa ser garantido o | ||
75 | direito \u00e0 educa\u00e7\u00e3o e \u00e0 aprendizagem ao longo da | 75 | direito \u00e0 educa\u00e7\u00e3o e \u00e0 aprendizagem ao longo da | ||
76 | vida, um dos princ\u00edpios que fundamentam a educa\u00e7\u00e3o | 76 | vida, um dos princ\u00edpios que fundamentam a educa\u00e7\u00e3o | ||
77 | brasileira, conforme a Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Desse modo, a | 77 | brasileira, conforme a Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Desse modo, a | ||
78 | alfabetiza\u00e7\u00e3o dissociada do letramento n\u00e3o \u00e9 | 78 | alfabetiza\u00e7\u00e3o dissociada do letramento n\u00e3o \u00e9 | ||
79 | capaz de formar pessoas alfabetizadas, de forma funcional, e pode | 79 | capaz de formar pessoas alfabetizadas, de forma funcional, e pode | ||
80 | impossibilitar a continuidade dos estudos no futuro.\r\n \r\nEm face | 80 | impossibilitar a continuidade dos estudos no futuro.\r\n \r\nEm face | ||
81 | dessa situa\u00e7\u00e3o, o Plano Nacional de Educa\u00e7\u00e3o (PNE) | 81 | dessa situa\u00e7\u00e3o, o Plano Nacional de Educa\u00e7\u00e3o (PNE) | ||
82 | 2014-2024 estabelece como a Meta 9 \u201cElevar a taxa de | 82 | 2014-2024 estabelece como a Meta 9 \u201cElevar a taxa de | ||
83 | alfabetiza\u00e7\u00e3o da popula\u00e7\u00e3o com 15 anos ou mais | 83 | alfabetiza\u00e7\u00e3o da popula\u00e7\u00e3o com 15 anos ou mais | ||
84 | para 93,5% at\u00e9 2015 e, at\u00e9 o final da vig\u00eancia deste | 84 | para 93,5% at\u00e9 2015 e, at\u00e9 o final da vig\u00eancia deste | ||
85 | PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% (cinquenta | 85 | PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% (cinquenta | ||
86 | por cento) a taxa de analfabetismo funcional\u201d. Para isso, tem-se | 86 | por cento) a taxa de analfabetismo funcional\u201d. Para isso, tem-se | ||
87 | o Indicador 9B, que representa Taxa de analfabetismo funcional da | 87 | o Indicador 9B, que representa Taxa de analfabetismo funcional da | ||
88 | popula\u00e7\u00e3o de 15 anos ou mais de idade, calculado conforme a | 88 | popula\u00e7\u00e3o de 15 anos ou mais de idade, calculado conforme a | ||
89 | f\u00f3rmula abaixo.\r\n\r\n (Popula\u00e7\u00e3o de 15 anos | 89 | f\u00f3rmula abaixo.\r\n\r\n (Popula\u00e7\u00e3o de 15 anos | ||
90 | ou mais de idade que @n\u00e3o concluiu os anos iniciais do ensino | 90 | ou mais de idade que @n\u00e3o concluiu os anos iniciais do ensino | ||
91 | fundamental ou n\u00e3o sabe ler / escrever)/(Total da | 91 | fundamental ou n\u00e3o sabe ler / escrever)/(Total da | ||
92 | popula\u00e7\u00e3o com 15 anos ou mais de idade ) x | 92 | popula\u00e7\u00e3o com 15 anos ou mais de idade ) x | ||
93 | 100\r\n\r\nSegundo a ficha t\u00e9cnica disponibilizada no Painel de | 93 | 100\r\n\r\nSegundo a ficha t\u00e9cnica disponibilizada no Painel de | ||
94 | Monitoramento do PNE, este indicador representa a propor\u00e7\u00e3o | 94 | Monitoramento do PNE, este indicador representa a propor\u00e7\u00e3o | ||
95 | dos indiv\u00edduos com 15 anos ou mais de idade que n\u00e3o | 95 | dos indiv\u00edduos com 15 anos ou mais de idade que n\u00e3o | ||
96 | conclu\u00edram os anos iniciais do ensino fundamental em | 96 | conclu\u00edram os anos iniciais do ensino fundamental em | ||
97 | rela\u00e7\u00e3o \u00e0 popula\u00e7\u00e3o total dessa faixa | 97 | rela\u00e7\u00e3o \u00e0 popula\u00e7\u00e3o total dessa faixa | ||
98 | et\u00e1ria. O indicador considera tamb\u00e9m os indiv\u00edduos que | 98 | et\u00e1ria. O indicador considera tamb\u00e9m os indiv\u00edduos que | ||
99 | conclu\u00edram os anos iniciais do ensino fundamental, mas que, | 99 | conclu\u00edram os anos iniciais do ensino fundamental, mas que, | ||
100 | porventura, n\u00e3o sabem ler e escrever. \r\n\r\nO PNE explicita que | 100 | porventura, n\u00e3o sabem ler e escrever. \r\n\r\nO PNE explicita que | ||
101 | um indiv\u00edduo alfabetizado n\u00e3o ser\u00e1 aquele que domina | 101 | um indiv\u00edduo alfabetizado n\u00e3o ser\u00e1 aquele que domina | ||
102 | apenas rudimentos da leitura e da escrita e/ou alguns significados | 102 | apenas rudimentos da leitura e da escrita e/ou alguns significados | ||
103 | num\u00e9ricos, mas aquele que \u00e9 capaz de fazer uso da | 103 | num\u00e9ricos, mas aquele que \u00e9 capaz de fazer uso da | ||
104 | l\u00edngua escrita e dos conceitos matem\u00e1ticos em diferentes | 104 | l\u00edngua escrita e dos conceitos matem\u00e1ticos em diferentes | ||
105 | contextos, capacidade trabalhada nos anos iniciais do ensino | 105 | contextos, capacidade trabalhada nos anos iniciais do ensino | ||
106 | fundamental, quais sejam do 1\u00ba ao 5\u00ba ano.\r\n\r\nEm | 106 | fundamental, quais sejam do 1\u00ba ao 5\u00ba ano.\r\n\r\nEm | ||
107 | \u00e2mbito estadual, o Plano Estadual de Educa\u00e7\u00e3o de | 107 | \u00e2mbito estadual, o Plano Estadual de Educa\u00e7\u00e3o de | ||
108 | Goi\u00e1s (2015-2025) apresenta como Meta 7: Universalizar a | 108 | Goi\u00e1s (2015-2025) apresenta como Meta 7: Universalizar a | ||
109 | alfabetiza\u00e7\u00e3o da popula\u00e7\u00e3o com 15 anos ou mais | 109 | alfabetiza\u00e7\u00e3o da popula\u00e7\u00e3o com 15 anos ou mais | ||
110 | at\u00e9 o final da vig\u00eancia do Plano e reduzir em 50% a taxa de | 110 | at\u00e9 o final da vig\u00eancia do Plano e reduzir em 50% a taxa de | ||
111 | analfabetismo funcional. \r\n\r\nEsta tem\u00e1tica tamb\u00e9m \u00e9 | 111 | analfabetismo funcional. \r\n\r\nEsta tem\u00e1tica tamb\u00e9m \u00e9 | ||
112 | tratada na meta 4 (Educa\u00e7\u00e3o de Qualidade) dos Objetivos de | 112 | tratada na meta 4 (Educa\u00e7\u00e3o de Qualidade) dos Objetivos de | ||
113 | Desenvolvimento Sustent\u00e1vel da Organiza\u00e7\u00e3o das | 113 | Desenvolvimento Sustent\u00e1vel da Organiza\u00e7\u00e3o das | ||
114 | Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU), que possui como meta espec\u00edfica | 114 | Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU), que possui como meta espec\u00edfica | ||
115 | (Meta 4.6), no Brasil, \u201cAt\u00e9 2030, garantir que todos os | 115 | (Meta 4.6), no Brasil, \u201cAt\u00e9 2030, garantir que todos os | ||
116 | jovens e adultos estejam alfabetizados, tendo adquirido os | 116 | jovens e adultos estejam alfabetizados, tendo adquirido os | ||
117 | conhecimentos b\u00e1sicos em leitura, escrita e | 117 | conhecimentos b\u00e1sicos em leitura, escrita e | ||
118 | matem\u00e1tica\u201d.\r\n\r\nDessa forma, o conceito de analfabetismo | 118 | matem\u00e1tica\u201d.\r\n\r\nDessa forma, o conceito de analfabetismo | ||
119 | funcional vai al\u00e9m do dom\u00ednio da leitura e da escrita | 119 | funcional vai al\u00e9m do dom\u00ednio da leitura e da escrita | ||
120 | superficiais, vagas, separadas de seu uso e natureza social. Abordar | 120 | superficiais, vagas, separadas de seu uso e natureza social. Abordar | ||
121 | as concep\u00e7\u00f5es de alfabetiza\u00e7\u00e3o e analfabetismo | 121 | as concep\u00e7\u00f5es de alfabetiza\u00e7\u00e3o e analfabetismo | ||
122 | funcional s\u00e3o relevantes e \u00fateis para expor desigualdades e | 122 | funcional s\u00e3o relevantes e \u00fateis para expor desigualdades e | ||
123 | estimular o desenho de pol\u00edticas efetivas, que reflitam sobre a | 123 | estimular o desenho de pol\u00edticas efetivas, que reflitam sobre a | ||
124 | fun\u00e7\u00e3o da escola e o papel do Estado na | 124 | fun\u00e7\u00e3o da escola e o papel do Estado na | ||
125 | educa\u00e7\u00e3o.\r\n\r\n#Refer\u00eancias:\r\n\r\nBRASIL. Lei | 125 | educa\u00e7\u00e3o.\r\n\r\n#Refer\u00eancias:\r\n\r\nBRASIL. Lei | ||
126 | N\u00ba 9.394, de 20 de dezembro de 1996. __Estabelece as diretrizes e | 126 | N\u00ba 9.394, de 20 de dezembro de 1996. __Estabelece as diretrizes e | ||
127 | bases da educa\u00e7\u00e3o nacional.__ Dispon\u00edvel em: | 127 | bases da educa\u00e7\u00e3o nacional.__ Dispon\u00edvel em: | ||
128 | %A3o%20abrange,civil%20e%20nas%20manifesta%C3%A7%C3%B5es%20culturais). | 128 | %A3o%20abrange,civil%20e%20nas%20manifesta%C3%A7%C3%B5es%20culturais). | ||
129 | Acesso em: 07 jun. 2024.\r\n\r\nBRASIL. Conselho Nacional de | 129 | Acesso em: 07 jun. 2024.\r\n\r\nBRASIL. Conselho Nacional de | ||
130 | Educa\u00e7\u00e3o. C\u00e2mara de Educa\u00e7\u00e3o B\u00e1sica. | 130 | Educa\u00e7\u00e3o. C\u00e2mara de Educa\u00e7\u00e3o B\u00e1sica. | ||
131 | Resolu\u00e7\u00e3o N\u00ba 3, de 3 de agosto de 2005. __Define normas | 131 | Resolu\u00e7\u00e3o N\u00ba 3, de 3 de agosto de 2005. __Define normas | ||
132 | nacionais para a amplia\u00e7\u00e3o do Ensino Fundamental para nove | 132 | nacionais para a amplia\u00e7\u00e3o do Ensino Fundamental para nove | ||
133 | anos de dura\u00e7\u00e3o.__ Dispon\u00edvel em: | 133 | anos de dura\u00e7\u00e3o.__ Dispon\u00edvel em: | ||
134 | 003_05.pdf](http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rceb003_05.pdf). | 134 | 003_05.pdf](http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rceb003_05.pdf). | ||
135 | Acesso em: 25 jun. 2024.\r\n\r\nBRASIL. Instituto Nacional de Estudos | 135 | Acesso em: 25 jun. 2024.\r\n\r\nBRASIL. Instituto Nacional de Estudos | ||
136 | e Pesquisas Educacionais An\u00edsio Teixeira. Diretoria de Estudos | 136 | e Pesquisas Educacionais An\u00edsio Teixeira. Diretoria de Estudos | ||
137 | Educacionais. __Painel de Monitoramento do PNE.__ Dispon\u00edvel em: | 137 | Educacionais. __Painel de Monitoramento do PNE.__ Dispon\u00edvel em: | ||
138 | o-a-informacao/dados-abertos/inep-data/painel-de-monitoramento-do-pne) | 138 | o-a-informacao/dados-abertos/inep-data/painel-de-monitoramento-do-pne) | ||
139 | Acesso em: 27 jun. 2024.\r\n\r\nBRASIL. Lei N\u00ba 13.005, de 25 de | 139 | Acesso em: 27 jun. 2024.\r\n\r\nBRASIL. Lei N\u00ba 13.005, de 25 de | ||
140 | junho de 2014. __Aprova o Plano Nacional da Educa\u00e7\u00e3o.__ | 140 | junho de 2014. __Aprova o Plano Nacional da Educa\u00e7\u00e3o.__ | ||
141 | Dispon\u00edvel em: | 141 | Dispon\u00edvel em: | ||
142 | cionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014). | 142 | cionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014). | ||
143 | Acesso em: 10 jun. 2024.\r\n\r\nGOI\u00c1S. Lei n\u00ba 18.969, de 22 | 143 | Acesso em: 10 jun. 2024.\r\n\r\nGOI\u00c1S. Lei n\u00ba 18.969, de 22 | ||
144 | de julho de 2015. __Plano Estadual de Educa\u00e7\u00e3o de Goi\u00e1s | 144 | de julho de 2015. __Plano Estadual de Educa\u00e7\u00e3o de Goi\u00e1s | ||
145 | (2015-2025).__ Dispon\u00edvel em | 145 | (2015-2025).__ Dispon\u00edvel em | ||
146 | s/sites/40/files/PLANO-ESTADUAL-DE-EDUCACAO-PEE-2015-2025-1.pdf)Acesso | 146 | s/sites/40/files/PLANO-ESTADUAL-DE-EDUCACAO-PEE-2015-2025-1.pdf)Acesso | ||
147 | em: 26 jun. 2024.\r\n\r\nINSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E | 147 | em: 26 jun. 2024.\r\n\r\nINSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E | ||
148 | ESTAT\u00cdSTICA. Ag\u00eancia IBGE. Not\u00edcias. PNAD | 148 | ESTAT\u00cdSTICA. Ag\u00eancia IBGE. Not\u00edcias. PNAD | ||
149 | Cont\u00ednua. __Em 2022, analfabetismo cai, mas continua mais alto | 149 | Cont\u00ednua. __Em 2022, analfabetismo cai, mas continua mais alto | ||
150 | entre idosos, pretos e pardos e no Nordeste.__ Dispon\u00edvel em | 150 | entre idosos, pretos e pardos e no Nordeste.__ Dispon\u00edvel em | ||
151 | cai-mas-continua-mais-alto-entre-idosos-pretos-e-pardos-e-no-nordeste) | 151 | cai-mas-continua-mais-alto-entre-idosos-pretos-e-pardos-e-no-nordeste) | ||
152 | Acesso em: 27 jun. 2024.\r\n\r\nINSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E | 152 | Acesso em: 27 jun. 2024.\r\n\r\nINSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E | ||
153 | ESTAT\u00cdSTICA. IBGEeduca. __O que o Censo 2022 tem a dizer sobre | 153 | ESTAT\u00cdSTICA. IBGEeduca. __O que o Censo 2022 tem a dizer sobre | ||
154 | alfabetiza\u00e7\u00e3o?__ Dispon\u00edvel | 154 | alfabetiza\u00e7\u00e3o?__ Dispon\u00edvel | ||
155 | oticias/22316-o-que-o-censo-2022-tem-a-dizer-sobre-alfabetizacao.html) | 155 | oticias/22316-o-que-o-censo-2022-tem-a-dizer-sobre-alfabetizacao.html) | ||
156 | Acesso em: 09 jul. 2024.\r\n\r\nINSTITUTO DE PESQUISA ECON\u00d4MICA | 156 | Acesso em: 09 jul. 2024.\r\n\r\nINSTITUTO DE PESQUISA ECON\u00d4MICA | ||
157 | APLICADA (IPEA). __Objetivo de Desenvolvimento Sustent\u00e1vel (ODS) | 157 | APLICADA (IPEA). __Objetivo de Desenvolvimento Sustent\u00e1vel (ODS) | ||
158 | \u2013 Meta 4.6.__ Dispon\u00edvel em: | 158 | \u2013 Meta 4.6.__ Dispon\u00edvel em: | ||
159 | /www.ipea.gov.br/ods/ods4.html](https://www.ipea.gov.br/ods/ods4.html) | 159 | /www.ipea.gov.br/ods/ods4.html](https://www.ipea.gov.br/ods/ods4.html) | ||
160 | Acesso em: 26 jun. 2024.\r\n\r\nSENADO FEDERAL. Ag\u00eancia Senado. | 160 | Acesso em: 26 jun. 2024.\r\n\r\nSENADO FEDERAL. Ag\u00eancia Senado. | ||
161 | __Superar o analfabetismo segue como meta inalcan\u00e7ada do PNE.__ | 161 | __Superar o analfabetismo segue como meta inalcan\u00e7ada do PNE.__ | ||
162 | Dispon\u00edvel em: | 162 | Dispon\u00edvel em: | ||
163 | as/2024/06/superar-o-analfabetismo-segue-como-meta-inalcancada-do-pne) | 163 | as/2024/06/superar-o-analfabetismo-segue-como-meta-inalcancada-do-pne) | ||
164 | Acesso em 26 jun. 2024.\r\n\r\nSOUZA, R. B.; FONSECA, M. A. R. LIMA, | 164 | Acesso em 26 jun. 2024.\r\n\r\nSOUZA, R. B.; FONSECA, M. A. R. LIMA, | ||
165 | D. C. B. P. O analfabetismo funcional: reflexo nas desigualdades | 165 | D. C. B. P. O analfabetismo funcional: reflexo nas desigualdades | ||
166 | sociais do Brasil. __REVISTA UNIARAGUAIA__, v. 18, n. 2, p. 201-214, | 166 | sociais do Brasil. __REVISTA UNIARAGUAIA__, v. 18, n. 2, p. 201-214, | ||
167 | 2023.", | 167 | 2023.", | ||
168 | "num_resources": 2, | 168 | "num_resources": 2, | ||
169 | "num_tags": 5, | 169 | "num_tags": 5, | ||
170 | "organization": { | 170 | "organization": { | ||
171 | "approval_status": "approved", | 171 | "approval_status": "approved", | ||
172 | "created": "2024-02-07T14:34:30.087477", | 172 | "created": "2024-02-07T14:34:30.087477", | ||
173 | "description": "", | 173 | "description": "", | ||
174 | "id": "74cd3ea5-8ce9-4ea0-839d-e32641214fac", | 174 | "id": "74cd3ea5-8ce9-4ea0-839d-e32641214fac", | ||
175 | "image_url": | 175 | "image_url": | ||
176 | "2024-09-05-135712.481328WhatsApp-Image-2024-09-05-at-10.55.50.jpeg", | 176 | "2024-09-05-135712.481328WhatsApp-Image-2024-09-05-at-10.55.50.jpeg", | ||
177 | "is_organization": true, | 177 | "is_organization": true, | ||
178 | "name": "observatorio-das-politicas-publicas", | 178 | "name": "observatorio-das-politicas-publicas", | ||
179 | "state": "active", | 179 | "state": "active", | ||
180 | "title": "Observat\u00f3rio de Pol\u00edticas P\u00fablicas", | 180 | "title": "Observat\u00f3rio de Pol\u00edticas P\u00fablicas", | ||
181 | "type": "organization" | 181 | "type": "organization" | ||
182 | }, | 182 | }, | ||
183 | "owner_org": "74cd3ea5-8ce9-4ea0-839d-e32641214fac", | 183 | "owner_org": "74cd3ea5-8ce9-4ea0-839d-e32641214fac", | ||
184 | "private": false, | 184 | "private": false, | ||
185 | "relationships_as_object": [], | 185 | "relationships_as_object": [], | ||
186 | "relationships_as_subject": [], | 186 | "relationships_as_subject": [], | ||
187 | "resources": [ | 187 | "resources": [ | ||
188 | { | 188 | { | ||
189 | "cache_last_updated": null, | 189 | "cache_last_updated": null, | ||
190 | "cache_url": null, | 190 | "cache_url": null, | ||
191 | "created": "2024-08-09T07:49:15.735170", | 191 | "created": "2024-08-09T07:49:15.735170", | ||
192 | "datastore_active": false, | 192 | "datastore_active": false, | ||
193 | "description": "", | 193 | "description": "", | ||
194 | "format": "CSV", | 194 | "format": "CSV", | ||
195 | "hash": "", | 195 | "hash": "", | ||
196 | "id": "a09737ad-b75d-4302-8b13-d29fd13b285f", | 196 | "id": "a09737ad-b75d-4302-8b13-d29fd13b285f", | ||
197 | "last_modified": "2024-09-02T07:28:32.124581", | 197 | "last_modified": "2024-09-02T07:28:32.124581", | ||
198 | "metadata_modified": "2024-09-02T07:28:32.144211", | 198 | "metadata_modified": "2024-09-02T07:28:32.144211", | ||
199 | "mimetype": "text/csv", | 199 | "mimetype": "text/csv", | ||
200 | "mimetype_inner": null, | 200 | "mimetype_inner": null, | ||
201 | "name": "Dados", | 201 | "name": "Dados", | ||
202 | "package_id": "12bbf759-cad0-4f0b-a143-27196346a252", | 202 | "package_id": "12bbf759-cad0-4f0b-a143-27196346a252", | ||
203 | "position": 0, | 203 | "position": 0, | ||
204 | "resource_type": null, | 204 | "resource_type": null, | ||
205 | "size": 23022, | 205 | "size": 23022, | ||
206 | "state": "active", | 206 | "state": "active", | ||
207 | "url": | 207 | "url": | ||
208 | 6a252/resource/a09737ad-b75d-4302-8b13-d29fd13b285f/download/5.5.csv", | 208 | 6a252/resource/a09737ad-b75d-4302-8b13-d29fd13b285f/download/5.5.csv", | ||
209 | "url_type": "upload" | 209 | "url_type": "upload" | ||
210 | }, | 210 | }, | ||
211 | { | 211 | { | ||
212 | "cache_last_updated": null, | 212 | "cache_last_updated": null, | ||
213 | "cache_url": null, | 213 | "cache_url": null, | ||
214 | "created": "2024-08-16T15:31:23.664427", | 214 | "created": "2024-08-16T15:31:23.664427", | ||
215 | "datastore_active": false, | 215 | "datastore_active": false, | ||
216 | "description": "", | 216 | "description": "", | ||
217 | "format": "PDF", | 217 | "format": "PDF", | ||
218 | "hash": "", | 218 | "hash": "", | ||
219 | "id": "72878f98-ce7c-42dc-ad57-6196fa8349a1", | 219 | "id": "72878f98-ce7c-42dc-ad57-6196fa8349a1", | ||
220 | "last_modified": "2024-08-16T15:31:23.619279", | 220 | "last_modified": "2024-08-16T15:31:23.619279", | ||
221 | "metadata_modified": "2024-09-02T07:28:32.144411", | 221 | "metadata_modified": "2024-09-02T07:28:32.144411", | ||
222 | "mimetype": "application/pdf", | 222 | "mimetype": "application/pdf", | ||
223 | "mimetype_inner": null, | 223 | "mimetype_inner": null, | ||
224 | "name": "Descritivo do indicador", | 224 | "name": "Descritivo do indicador", | ||
225 | "package_id": "12bbf759-cad0-4f0b-a143-27196346a252", | 225 | "package_id": "12bbf759-cad0-4f0b-a143-27196346a252", | ||
226 | "position": 1, | 226 | "position": 1, | ||
227 | "resource_type": null, | 227 | "resource_type": null, | ||
228 | "size": 498108, | 228 | "size": 498108, | ||
229 | "state": "active", | 229 | "state": "active", | ||
230 | "url": | 230 | "url": | ||
231 | f98-ce7c-42dc-ad57-6196fa8349a1/download/descritivo-do-indicador.pdf", | 231 | f98-ce7c-42dc-ad57-6196fa8349a1/download/descritivo-do-indicador.pdf", | ||
232 | "url_type": "upload" | 232 | "url_type": "upload" | ||
233 | } | 233 | } | ||
234 | ], | 234 | ], | ||
235 | "state": "active", | 235 | "state": "active", | ||
236 | "tags": [ | 236 | "tags": [ | ||
237 | { | 237 | { | ||
238 | "display_name": "alfabetiza\u00e7\u00e3o", | 238 | "display_name": "alfabetiza\u00e7\u00e3o", | ||
239 | "id": "01c80d9b-18d1-4404-8fb7-9e7adc782e5a", | 239 | "id": "01c80d9b-18d1-4404-8fb7-9e7adc782e5a", | ||
240 | "name": "alfabetiza\u00e7\u00e3o", | 240 | "name": "alfabetiza\u00e7\u00e3o", | ||
241 | "state": "active", | 241 | "state": "active", | ||
242 | "vocabulary_id": null | 242 | "vocabulary_id": null | ||
243 | }, | 243 | }, | ||
244 | { | 244 | { | ||
245 | "display_name": "analfabetismo", | 245 | "display_name": "analfabetismo", | ||
246 | "id": "a02b68c2-c428-4f1b-92d5-a781956bbbb2", | 246 | "id": "a02b68c2-c428-4f1b-92d5-a781956bbbb2", | ||
247 | "name": "analfabetismo", | 247 | "name": "analfabetismo", | ||
248 | "state": "active", | 248 | "state": "active", | ||
249 | "vocabulary_id": null | 249 | "vocabulary_id": null | ||
250 | }, | 250 | }, | ||
251 | { | 251 | { | ||
252 | "display_name": "analfabetismo funcional", | 252 | "display_name": "analfabetismo funcional", | ||
253 | "id": "eab2b38c-5b45-4534-87bd-fd36f5ec255c", | 253 | "id": "eab2b38c-5b45-4534-87bd-fd36f5ec255c", | ||
254 | "name": "analfabetismo funcional", | 254 | "name": "analfabetismo funcional", | ||
255 | "state": "active", | 255 | "state": "active", | ||
256 | "vocabulary_id": null | 256 | "vocabulary_id": null | ||
257 | }, | 257 | }, | ||
258 | { | 258 | { | ||
259 | "display_name": "educa\u00e7\u00e3o", | 259 | "display_name": "educa\u00e7\u00e3o", | ||
260 | "id": "c1588d51-5991-4482-95a5-dcb4a6b3b753", | 260 | "id": "c1588d51-5991-4482-95a5-dcb4a6b3b753", | ||
261 | "name": "educa\u00e7\u00e3o", | 261 | "name": "educa\u00e7\u00e3o", | ||
262 | "state": "active", | 262 | "state": "active", | ||
263 | "vocabulary_id": null | 263 | "vocabulary_id": null | ||
264 | }, | 264 | }, | ||
265 | { | 265 | { | ||
266 | "display_name": "pol\u00edticas p\u00fablicas", | 266 | "display_name": "pol\u00edticas p\u00fablicas", | ||
267 | "id": "3c6872a2-53b3-4c3a-af0a-e5ee54a4b4d4", | 267 | "id": "3c6872a2-53b3-4c3a-af0a-e5ee54a4b4d4", | ||
268 | "name": "pol\u00edticas p\u00fablicas", | 268 | "name": "pol\u00edticas p\u00fablicas", | ||
269 | "state": "active", | 269 | "state": "active", | ||
270 | "vocabulary_id": null | 270 | "vocabulary_id": null | ||
271 | } | 271 | } | ||
272 | ], | 272 | ], | ||
273 | "title": "05.05 Taxa de analfabetismo funcional da | 273 | "title": "05.05 Taxa de analfabetismo funcional da | ||
274 | popula\u00e7\u00e3o de 15 anos ou mais de idade", | 274 | popula\u00e7\u00e3o de 15 anos ou mais de idade", | ||
275 | "type": "dataset", | 275 | "type": "dataset", | ||
276 | "url": | 276 | "url": | ||
277 | -a-informacao/dados-abertos/inep-data/painel-de-monitoramento-do-pne", | 277 | -a-informacao/dados-abertos/inep-data/painel-de-monitoramento-do-pne", | ||
278 | "version": "" | 278 | "version": "" | ||
279 | } | 279 | } |