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On 1 de dezembro de 2025 10:18:26 BRST,
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| 2 | "author": "Minist\u00e9rio da Sa\u00fade: Secretaria de | 2 | "author": "Minist\u00e9rio da Sa\u00fade: Secretaria de | ||
| 3 | Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade, Secretaria de | 3 | Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade, Secretaria de | ||
| 4 | Vigil\u00e2ncia em Sa\u00fade e Ambiente e Departamento de | 4 | Vigil\u00e2ncia em Sa\u00fade e Ambiente e Departamento de | ||
| 5 | Informa\u00e7\u00e3o e Inform\u00e1tica do SUS", | 5 | Informa\u00e7\u00e3o e Inform\u00e1tica do SUS", | ||
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| 49 | "notes": "N\u00famero m\u00e9dio de atendimentos de puericultura | 49 | "notes": "N\u00famero m\u00e9dio de atendimentos de puericultura | ||
| 50 | (acompanhamento de crescimento e desenvolvimento), realizados por | 50 | (acompanhamento de crescimento e desenvolvimento), realizados por | ||
| 51 | m\u00e9dico ou enfermeiro, por crian\u00e7a menor de dois anos | 51 | m\u00e9dico ou enfermeiro, por crian\u00e7a menor de dois anos | ||
| 52 | cadastrada na equipe de Aten\u00e7\u00e3o B\u00e1sica, em determinado | 52 | cadastrada na equipe de Aten\u00e7\u00e3o B\u00e1sica, em determinado | ||
| 53 | local e per\u00edodo.\r\n\r\n#Detalhamento \r\n\r\nO termo | 53 | local e per\u00edodo.\r\n\r\n#Detalhamento \r\n\r\nO termo | ||
| 54 | puericultura, em sua ess\u00eancia, significa o cuidado integral da | 54 | puericultura, em sua ess\u00eancia, significa o cuidado integral da | ||
| 55 | crian\u00e7a. No contexto do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), a | 55 | crian\u00e7a. No contexto do Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS), a | ||
| 56 | puericultura \u00e9 a principal ferramenta para a vigil\u00e2ncia do | 56 | puericultura \u00e9 a principal ferramenta para a vigil\u00e2ncia do | ||
| 57 | crescimento e desenvolvimento, sendo essencial para garantir a | 57 | crescimento e desenvolvimento, sendo essencial para garantir a | ||
| 58 | aten\u00e7\u00e3o integral \u00e0 sa\u00fade na primeira | 58 | aten\u00e7\u00e3o integral \u00e0 sa\u00fade na primeira | ||
| 59 | inf\u00e2ncia.\r\n\r\nEsse indicador mede a rela\u00e7\u00e3o entre a | 59 | inf\u00e2ncia.\r\n\r\nEsse indicador mede a rela\u00e7\u00e3o entre a | ||
| 60 | produ\u00e7\u00e3o de atendimentos de puericultura e as crian\u00e7as | 60 | produ\u00e7\u00e3o de atendimentos de puericultura e as crian\u00e7as | ||
| 61 | menores de 2 anos acompanhadas pela equipe de Aten\u00e7\u00e3o | 61 | menores de 2 anos acompanhadas pela equipe de Aten\u00e7\u00e3o | ||
| 62 | B\u00e1sica no domic\u00edlio, avaliando a potencial sufici\u00eancia | 62 | B\u00e1sica no domic\u00edlio, avaliando a potencial sufici\u00eancia | ||
| 63 | da oferta desses atendimentos ambulatoriais, caso a produ\u00e7\u00e3o | 63 | da oferta desses atendimentos ambulatoriais, caso a produ\u00e7\u00e3o | ||
| 64 | fosse igualmente distribu\u00edda por todas essas crian\u00e7as. | 64 | fosse igualmente distribu\u00edda por todas essas crian\u00e7as. | ||
| 65 | Assim, ele serve como um term\u00f4metro da regularidade e da | 65 | Assim, ele serve como um term\u00f4metro da regularidade e da | ||
| 66 | cobertura de uma das a\u00e7\u00f5es mais estrat\u00e9gicas para a | 66 | cobertura de uma das a\u00e7\u00f5es mais estrat\u00e9gicas para a | ||
| 67 | sa\u00fade infantil.\r\n\r\nPara contextualizar os resultados, \u00e9 | 67 | sa\u00fade infantil.\r\n\r\nPara contextualizar os resultados, \u00e9 | ||
| 68 | fundamental compar\u00e1-los com o calend\u00e1rio m\u00ednimo de | 68 | fundamental compar\u00e1-los com o calend\u00e1rio m\u00ednimo de | ||
| 69 | acompanhamento recomendado pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade, que | 69 | acompanhamento recomendado pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade, que | ||
| 70 | preconiza:\r\n\r\n+\tPrimeiro ano de vida: 7 consultas (na 1\u00aa | 70 | preconiza:\r\n\r\n+\tPrimeiro ano de vida: 7 consultas (na 1\u00aa | ||
| 71 | semana e nos meses 1, 2, 4, 6, 9 e 12).\r\n+\tSegundo ano de vida: 2 | 71 | semana e nos meses 1, 2, 4, 6, 9 e 12).\r\n+\tSegundo ano de vida: 2 | ||
| 72 | consultas (aos 18 e 24 meses).\r\n\r\nUma m\u00e9dia de atendimentos | 72 | consultas (aos 18 e 24 meses).\r\n\r\nUma m\u00e9dia de atendimentos | ||
| 73 | pr\u00f3xima a estes par\u00e2metros sugere que o munic\u00edpio | 73 | pr\u00f3xima a estes par\u00e2metros sugere que o munic\u00edpio | ||
| 74 | est\u00e1 oferecendo um acompanhamento adequado e | 74 | est\u00e1 oferecendo um acompanhamento adequado e | ||
| 75 | oportuno.\r\n\r\nCada atendimento representa um conjunto de | 75 | oportuno.\r\n\r\nCada atendimento representa um conjunto de | ||
| 76 | a\u00e7\u00f5es cruciais para a sa\u00fade infantil, incluindo, no | 76 | a\u00e7\u00f5es cruciais para a sa\u00fade infantil, incluindo, no | ||
| 77 | m\u00ednimo:\r\n\r\n+\tAvalia\u00e7\u00e3o do crescimento: | 77 | m\u00ednimo:\r\n\r\n+\tAvalia\u00e7\u00e3o do crescimento: | ||
| 78 | Aferi\u00e7\u00e3o de peso, altura e per\u00edmetro cef\u00e1lico, com | 78 | Aferi\u00e7\u00e3o de peso, altura e per\u00edmetro cef\u00e1lico, com | ||
| 79 | o devido registro nas curvas da Caderneta da | 79 | o devido registro nas curvas da Caderneta da | ||
| 80 | Crian\u00e7a;\r\n+\tVigil\u00e2ncia do desenvolvimento: Acompanhamento | 80 | Crian\u00e7a;\r\n+\tVigil\u00e2ncia do desenvolvimento: Acompanhamento | ||
| 81 | dos marcos neuropsicomotores, da audi\u00e7\u00e3o e da | 81 | dos marcos neuropsicomotores, da audi\u00e7\u00e3o e da | ||
| 82 | linguagem;\r\n+\tPreven\u00e7\u00e3o de doen\u00e7as: | 82 | linguagem;\r\n+\tPreven\u00e7\u00e3o de doen\u00e7as: | ||
| 83 | Verifica\u00e7\u00e3o do calend\u00e1rio vacinal e | 83 | Verifica\u00e7\u00e3o do calend\u00e1rio vacinal e | ||
| 84 | orienta\u00e7\u00e3o sobre a import\u00e2ncia da | 84 | orienta\u00e7\u00e3o sobre a import\u00e2ncia da | ||
| 85 | imuniza\u00e7\u00e3o;\r\n+\tPromo\u00e7\u00e3o da sa\u00fade: | 85 | imuniza\u00e7\u00e3o;\r\n+\tPromo\u00e7\u00e3o da sa\u00fade: | ||
| 86 | Orienta\u00e7\u00f5es sobre aleitamento materno, alimenta\u00e7\u00e3o | 86 | Orienta\u00e7\u00f5es sobre aleitamento materno, alimenta\u00e7\u00e3o | ||
| 87 | complementar saud\u00e1vel, sa\u00fade bucal e preven\u00e7\u00e3o de | 87 | complementar saud\u00e1vel, sa\u00fade bucal e preven\u00e7\u00e3o de | ||
| 88 | acidentes.\r\n\r\nAssim, o atendimento de puericultura permite o | 88 | acidentes.\r\n\r\nAssim, o atendimento de puericultura permite o | ||
| 89 | diagn\u00f3stico precoce de problemas relacionados \u00e0s \u00e1reas | 89 | diagn\u00f3stico precoce de problemas relacionados \u00e0s \u00e1reas | ||
| 90 | citadas, al\u00e9m da preven\u00e7\u00e3o de doen\u00e7as | 90 | citadas, al\u00e9m da preven\u00e7\u00e3o de doen\u00e7as | ||
| 91 | imunopreven\u00edveis e promo\u00e7\u00e3o de h\u00e1bitos de vida | 91 | imunopreven\u00edveis e promo\u00e7\u00e3o de h\u00e1bitos de vida | ||
| 92 | saud\u00e1veis.\r\n\r\nSegundo o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade, as | 92 | saud\u00e1veis.\r\n\r\nSegundo o Minist\u00e9rio da Sa\u00fade, as | ||
| 93 | seguintes a\u00e7\u00f5es promovem a melhoria da qualidade do | 93 | seguintes a\u00e7\u00f5es promovem a melhoria da qualidade do | ||
| 94 | indicador:\r\n\r\n+\tCapacita\u00e7\u00e3o t\u00e9cnica da equipe, | 94 | indicador:\r\n\r\n+\tCapacita\u00e7\u00e3o t\u00e9cnica da equipe, | ||
| 95 | particularmente dos profissionais que fazem o acompanhamento | 95 | particularmente dos profissionais que fazem o acompanhamento | ||
| 96 | domiciliar, para identificar e captar precocemente as crian\u00e7as, | 96 | domiciliar, para identificar e captar precocemente as crian\u00e7as, | ||
| 97 | iniciando de forma oportuna a puericultura na unidade b\u00e1sica de | 97 | iniciando de forma oportuna a puericultura na unidade b\u00e1sica de | ||
| 98 | sa\u00fade. \r\n+\tCapacita\u00e7\u00e3o de m\u00e9dicos e enfermeiros | 98 | sa\u00fade. \r\n+\tCapacita\u00e7\u00e3o de m\u00e9dicos e enfermeiros | ||
| 99 | para qualificar o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de | 99 | para qualificar o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de | ||
| 100 | crian\u00e7as, melhorando a confian\u00e7a t\u00e9cnica dos | 100 | crian\u00e7as, melhorando a confian\u00e7a t\u00e9cnica dos | ||
| 101 | profissionais e a satisfa\u00e7\u00e3o dos usu\u00e1rios com essas | 101 | profissionais e a satisfa\u00e7\u00e3o dos usu\u00e1rios com essas | ||
| 102 | a\u00e7\u00f5es. \r\n+\tMonitoramento desse indicador e | 102 | a\u00e7\u00f5es. \r\n+\tMonitoramento desse indicador e | ||
| 103 | utiliza\u00e7\u00e3o dos resultados para programar as a\u00e7\u00f5es | 103 | utiliza\u00e7\u00e3o dos resultados para programar as a\u00e7\u00f5es | ||
| 104 | de puericultura e reorganizar os processos de trabalho, com vistas | 104 | de puericultura e reorganizar os processos de trabalho, com vistas | ||
| 105 | \u00e0 expans\u00e3o do acesso das crian\u00e7as a essas | 105 | \u00e0 expans\u00e3o do acesso das crian\u00e7as a essas | ||
| 106 | a\u00e7\u00f5es de sa\u00fade. \r\n+\tGarantia de condi\u00e7\u00f5es | 106 | a\u00e7\u00f5es de sa\u00fade. \r\n+\tGarantia de condi\u00e7\u00f5es | ||
| 107 | adequadas para realiza\u00e7\u00e3o dessas a\u00e7\u00f5es pelas | 107 | adequadas para realiza\u00e7\u00e3o dessas a\u00e7\u00f5es pelas | ||
| 108 | equipes de Aten\u00e7\u00e3o B\u00e1sica, com sufici\u00eancia de | 108 | equipes de Aten\u00e7\u00e3o B\u00e1sica, com sufici\u00eancia de | ||
| 109 | equipamentos, vacinas, insumos e medicamentos e suplementos essenciais | 109 | equipamentos, vacinas, insumos e medicamentos e suplementos essenciais | ||
| 110 | \u00e0 sua execu\u00e7\u00e3o de forma resolutiva.\r\n\r\nPor fim, | 110 | \u00e0 sua execu\u00e7\u00e3o de forma resolutiva.\r\n\r\nPor fim, | ||
| 111 | destaca-se que, apesar de as a\u00e7\u00f5es de puericultura n\u00e3o | 111 | destaca-se que, apesar de as a\u00e7\u00f5es de puericultura n\u00e3o | ||
| 112 | se limitarem \u00e0s crian\u00e7as menores de dois anos, esta faixa | 112 | se limitarem \u00e0s crian\u00e7as menores de dois anos, esta faixa | ||
| 113 | et\u00e1ria constitui o p\u00fablico-alvo da Rede Nascer em | 113 | et\u00e1ria constitui o p\u00fablico-alvo da Rede Nascer em | ||
| 114 | Goi\u00e1s. Nesse sentido, em conson\u00e2ncia com a | 114 | Goi\u00e1s. Nesse sentido, em conson\u00e2ncia com a | ||
| 115 | Resolu\u00e7\u00e3o CIB n\u00ba 259/2024, este indicador integra o | 115 | Resolu\u00e7\u00e3o CIB n\u00ba 259/2024, este indicador integra o | ||
| 116 | eixo de monitoramento da aten\u00e7\u00e3o | 116 | eixo de monitoramento da aten\u00e7\u00e3o | ||
| 117 | pr\u00e9-natal.\r\n\r\n#Refer\u00eancias\r\n\r\nBRASIL. | 117 | pr\u00e9-natal.\r\n\r\n#Refer\u00eancias\r\n\r\nBRASIL. | ||
| 118 | Minist\u00e9rio da Sa\u00fade. Caderneta da Crian\u00e7a: Menina | 118 | Minist\u00e9rio da Sa\u00fade. Caderneta da Crian\u00e7a: Menina | ||
| 119 | \u2013 Passaporte da cidadania. 7\u00aa edi\u00e7\u00e3o. | 119 | \u2013 Passaporte da cidadania. 7\u00aa edi\u00e7\u00e3o. | ||
| 120 | Bras\u00edlia: Minist\u00e9rio da Sa\u00fade, 2024. Dispon\u00edvel | 120 | Bras\u00edlia: Minist\u00e9rio da Sa\u00fade, 2024. Dispon\u00edvel | ||
| 121 | em: | 121 | em: | ||
| 122 | bvs/publicacoes/caderneta_crianca_menina_passaporte_cidadania_7ed.pdf) | 122 | bvs/publicacoes/caderneta_crianca_menina_passaporte_cidadania_7ed.pdf) | ||
| 123 | . Acesso em: 8 agosto 2025.\r\n\r\nBRASIL. Minist\u00e9rio da | 123 | . Acesso em: 8 agosto 2025.\r\n\r\nBRASIL. Minist\u00e9rio da | ||
| 124 | Sa\u00fade. Caderneta da Crian\u00e7a: Menino \u2013 Passaporte da | 124 | Sa\u00fade. Caderneta da Crian\u00e7a: Menino \u2013 Passaporte da | ||
| 125 | cidadania. 7\u00aa edi\u00e7\u00e3o. Bras\u00edlia: Minist\u00e9rio da | 125 | cidadania. 7\u00aa edi\u00e7\u00e3o. Bras\u00edlia: Minist\u00e9rio da | ||
| 126 | Sa\u00fade, 2024. Dispon\u00edvel em: | 126 | Sa\u00fade, 2024. Dispon\u00edvel em: | ||
| 127 | bvs/publicacoes/caderneta_crianca_menino_passaporte_cidadania_7ed.pdf) | 127 | bvs/publicacoes/caderneta_crianca_menino_passaporte_cidadania_7ed.pdf) | ||
| 128 | . Acesso em: 8 agosto 2025.\r\n\r\nBRASIL. Minist\u00e9rio da | 128 | . Acesso em: 8 agosto 2025.\r\n\r\nBRASIL. Minist\u00e9rio da | ||
| 129 | Sa\u00fade. Cadernos de Aten\u00e7\u00e3o B\u00e1sica (n\u00ba 33) - | 129 | Sa\u00fade. Cadernos de Aten\u00e7\u00e3o B\u00e1sica (n\u00ba 33) - | ||
| 130 | Sa\u00fade da crian\u00e7a: crescimento e desenvolvimento. | 130 | Sa\u00fade da crian\u00e7a: crescimento e desenvolvimento. | ||
| 131 | Bras\u00edlia: Minist\u00e9rio da Sa\u00fade, 2014. 272 p. ISBN | 131 | Bras\u00edlia: Minist\u00e9rio da Sa\u00fade, 2014. 272 p. ISBN | ||
| 132 | 978-85-334-1970-4. Dispon\u00edvel em: | 132 | 978-85-334-1970-4. Dispon\u00edvel em: | ||
| 133 | ://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_33.pdf). | 133 | ://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_33.pdf). | ||
| 134 | Acesso em: 8 agosto 2025.\r\n\r\nBRASIL. Minist\u00e9rio da | 134 | Acesso em: 8 agosto 2025.\r\n\r\nBRASIL. Minist\u00e9rio da | ||
| 135 | Sa\u00fade. Linha de cuidado: puericultura e hebicultura. [S. l.], | 135 | Sa\u00fade. Linha de cuidado: puericultura e hebicultura. [S. l.], | ||
| 136 | 2021. Dispon\u00edvel em: | 136 | 2021. Dispon\u00edvel em: | ||
| 137 | ricultura/](https://linhasdecuidado.saude.gov.br/portal/puericultura/) | 137 | ricultura/](https://linhasdecuidado.saude.gov.br/portal/puericultura/) | ||
| 138 | . Acesso em: 5 maio 2022.\r\n\r\nBRASIL. Minist\u00e9rio da | 138 | . Acesso em: 5 maio 2022.\r\n\r\nBRASIL. Minist\u00e9rio da | ||
| 139 | Sa\u00fade. Nota Metodol\u00f3gica da Certifica\u00e7\u00e3o das | 139 | Sa\u00fade. Nota Metodol\u00f3gica da Certifica\u00e7\u00e3o das | ||
| 140 | Equipes de Aten\u00e7\u00e3o B\u00e1sica do PMAQ. Bras\u00edlia, DF: | 140 | Equipes de Aten\u00e7\u00e3o B\u00e1sica do PMAQ. Bras\u00edlia, DF: | ||
| 141 | Minist\u00e9rio da Sa\u00fade; 2015. Dispon\u00edvel em: | 141 | Minist\u00e9rio da Sa\u00fade; 2015. Dispon\u00edvel em: | ||
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| 143 | Acesso em: 8 agosto 2025.\r\n\r\nBRASIL. Minist\u00e9rio da | 143 | Acesso em: 8 agosto 2025.\r\n\r\nBRASIL. Minist\u00e9rio da | ||
| 144 | Sa\u00fade. Portaria n\u00ba 1.130, de 05 de agosto de 2015. Institui | 144 | Sa\u00fade. Portaria n\u00ba 1.130, de 05 de agosto de 2015. Institui | ||
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| 149 | Acesso em: 8 agosto 2025.\r\n\r\nBRASIL. Minist\u00e9rio da | 149 | Acesso em: 8 agosto 2025.\r\n\r\nBRASIL. Minist\u00e9rio da | ||
| 150 | Sa\u00fade. Qualifica\u00e7\u00e3o dos Indicadores do Manual | 150 | Sa\u00fade. Qualifica\u00e7\u00e3o dos Indicadores do Manual | ||
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| 152 | (Sa\u00fade da Fam\u00edlia, Sa\u00fade Bucal e Equipes | 152 | (Sa\u00fade da Fam\u00edlia, Sa\u00fade Bucal e Equipes | ||
| 153 | Parametrizadas) e NASF \u2013 Bras\u00edlia: Minist\u00e9rio da | 153 | Parametrizadas) e NASF \u2013 Bras\u00edlia: Minist\u00e9rio da | ||
| 154 | Sa\u00fade, 2015. Dispon\u00edvel em: | 154 | Sa\u00fade, 2015. Dispon\u00edvel em: | ||
| 155 | s/publicacoes/qualificacao_indicadores_manual_instrutivo_equipes.pdf). | 155 | s/publicacoes/qualificacao_indicadores_manual_instrutivo_equipes.pdf). | ||
| 156 | Acesso em: 8 agosto 2025.\r\n\r\nBRASIL. S\u00edntese de | 156 | Acesso em: 8 agosto 2025.\r\n\r\nBRASIL. S\u00edntese de | ||
| 157 | evid\u00eancias para pol\u00edticas de sa\u00fade: promovendo o | 157 | evid\u00eancias para pol\u00edticas de sa\u00fade: promovendo o | ||
| 158 | desenvolvimento na primeira inf\u00e2ncia. Bras\u00edlia: | 158 | desenvolvimento na primeira inf\u00e2ncia. Bras\u00edlia: | ||
| 159 | Minist\u00e9rio da Sa\u00fade, 2016. 64 p. ISBN 978-85-334-2447-0. | 159 | Minist\u00e9rio da Sa\u00fade, 2016. 64 p. ISBN 978-85-334-2447-0. | ||
| 160 | Dispon\u00edvel em: | 160 | Dispon\u00edvel em: | ||
| 161 | g.br/wp-content/uploads/2017/01/sintese_primeira_infancia_nov_16.pdf). | 161 | g.br/wp-content/uploads/2017/01/sintese_primeira_infancia_nov_16.pdf). | ||
| 162 | Acesso em: 8 agosto 2025.\r\n\r\nGOI\u00c1S. Comiss\u00e3o | 162 | Acesso em: 8 agosto 2025.\r\n\r\nGOI\u00c1S. Comiss\u00e3o | ||
| 163 | Intergestores Bipartite. Resolu\u00e7\u00e3o CIB n\u00ba 259, de 23 de | 163 | Intergestores Bipartite. Resolu\u00e7\u00e3o CIB n\u00ba 259, de 23 de | ||
| 164 | outubro de 2024a. Institui a Rede Nascer em Goi\u00e1s. | 164 | outubro de 2024a. Institui a Rede Nascer em Goi\u00e1s. | ||
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