Alterações
On 1 de fevereiro de 2024 17:10:54 BRST, ckan_admin:
-
Added resource Acesso Água Potável to Acesso Água Potável
f | 1 | { | f | 1 | { |
2 | "author": "", | 2 | "author": "", | ||
3 | "author_email": "", | 3 | "author_email": "", | ||
4 | "creator_user_id": "d60995d9-b445-435c-96bb-973ef4d74799", | 4 | "creator_user_id": "d60995d9-b445-435c-96bb-973ef4d74799", | ||
5 | "extras": [], | 5 | "extras": [], | ||
6 | "groups": [], | 6 | "groups": [], | ||
7 | "id": "766ac160-cdc6-4f3b-9085-4c5c549bfb65", | 7 | "id": "766ac160-cdc6-4f3b-9085-4c5c549bfb65", | ||
8 | "isopen": true, | 8 | "isopen": true, | ||
9 | "license_id": "other-pd", | 9 | "license_id": "other-pd", | ||
10 | "license_title": "Outra (Dom\u00ednio P\u00fablico)", | 10 | "license_title": "Outra (Dom\u00ednio P\u00fablico)", | ||
11 | "maintainer": "", | 11 | "maintainer": "", | ||
12 | "maintainer_email": "", | 12 | "maintainer_email": "", | ||
13 | "metadata_created": "2024-02-01T19:10:07.460845", | 13 | "metadata_created": "2024-02-01T19:10:07.460845", | ||
n | 14 | "metadata_modified": "2024-02-01T19:10:07.460852", | n | 14 | "metadata_modified": "2024-02-01T19:10:54.497865", |
15 | "name": "acesso-agua-potavel", | 15 | "name": "acesso-agua-potavel", | ||
16 | "notes": "O planeta Terra possui cerca de 71% de sua superf\u00edcie | 16 | "notes": "O planeta Terra possui cerca de 71% de sua superf\u00edcie | ||
17 | recoberta por \u00e1gua. Desse total, cerca de 97,5% da \u00e1gua | 17 | recoberta por \u00e1gua. Desse total, cerca de 97,5% da \u00e1gua | ||
18 | \u00e9 salgada e apenas 2,5% s\u00e3o de \u00e1gua doce, que \u00e9 a | 18 | \u00e9 salgada e apenas 2,5% s\u00e3o de \u00e1gua doce, que \u00e9 a | ||
19 | utilizada para consumo humano. Entretanto, nem toda \u00e1gua doce | 19 | utilizada para consumo humano. Entretanto, nem toda \u00e1gua doce | ||
20 | est\u00e1 dispon\u00edvel para uso, uma vez que grande parte est\u00e1 | 20 | est\u00e1 dispon\u00edvel para uso, uma vez que grande parte est\u00e1 | ||
21 | no estado s\u00f3lido em geleiras e calotas polares. Do total de 2,5%, | 21 | no estado s\u00f3lido em geleiras e calotas polares. Do total de 2,5%, | ||
22 | apenas 0,77% est\u00e3o dispon\u00edveis, por\u00e9m nem sempre atende | 22 | apenas 0,77% est\u00e3o dispon\u00edveis, por\u00e9m nem sempre atende | ||
23 | \u00e0s especifica\u00e7\u00f5es para ser considerada pot\u00e1vel. | 23 | \u00e0s especifica\u00e7\u00f5es para ser considerada pot\u00e1vel. | ||
24 | Informa\u00e7\u00f5es do site | 24 | Informa\u00e7\u00f5es do site | ||
25 | www.mundoeduca\u00e7\u00e3o.uol.com.br.\r\n\r\nA \u00e1gua | 25 | www.mundoeduca\u00e7\u00e3o.uol.com.br.\r\n\r\nA \u00e1gua | ||
26 | pot\u00e1vel pode ser definida como a \u00e1gua pr\u00f3pria para | 26 | pot\u00e1vel pode ser definida como a \u00e1gua pr\u00f3pria para | ||
27 | consumo, ou seja, livre de subst\u00e2ncias e organismos que possam | 27 | consumo, ou seja, livre de subst\u00e2ncias e organismos que possam | ||
28 | trazer doen\u00e7as, al\u00e9m de n\u00e3o possuir cor, gosto ou | 28 | trazer doen\u00e7as, al\u00e9m de n\u00e3o possuir cor, gosto ou | ||
29 | cheiro. Para que uma \u00e1gua seja considerada pot\u00e1vel, devemos, | 29 | cheiro. Para que uma \u00e1gua seja considerada pot\u00e1vel, devemos, | ||
30 | portanto, analisar suas caracter\u00edsticas f\u00edsicas, | 30 | portanto, analisar suas caracter\u00edsticas f\u00edsicas, | ||
31 | qu\u00edmicas, biol\u00f3gicas e at\u00e9 mesmo | 31 | qu\u00edmicas, biol\u00f3gicas e at\u00e9 mesmo | ||
32 | radioativas.\r\n\r\nNormalmente \u00e1guas de rios e lagos n\u00e3o | 32 | radioativas.\r\n\r\nNormalmente \u00e1guas de rios e lagos n\u00e3o | ||
33 | s\u00e3o pr\u00f3prias para consumo humano, sendo fundamental que | 33 | s\u00e3o pr\u00f3prias para consumo humano, sendo fundamental que | ||
34 | passem por processos espec\u00edficos em esta\u00e7\u00f5es de | 34 | passem por processos espec\u00edficos em esta\u00e7\u00f5es de | ||
35 | tratamento de \u00e1gua. Ap\u00f3s o tratamento, \u00e9 importante que | 35 | tratamento de \u00e1gua. Ap\u00f3s o tratamento, \u00e9 importante que | ||
36 | sejam realizados testes para confirmar se a \u00e1gua tratada | 36 | sejam realizados testes para confirmar se a \u00e1gua tratada | ||
37 | corresponde ao padr\u00e3o de potabilidade exigido pelo | 37 | corresponde ao padr\u00e3o de potabilidade exigido pelo | ||
38 | Minist\u00e9rio da Sa\u00fade. Caso esteja de acordo, a \u00e1gua | 38 | Minist\u00e9rio da Sa\u00fade. Caso esteja de acordo, a \u00e1gua | ||
39 | poder\u00e1 ser enviada para a popula\u00e7\u00e3o.\r\n\r\nA | 39 | poder\u00e1 ser enviada para a popula\u00e7\u00e3o.\r\n\r\nA | ||
40 | Organiza\u00e7\u00e3o Mundial de Sa\u00fade estima que cerca de 748 | 40 | Organiza\u00e7\u00e3o Mundial de Sa\u00fade estima que cerca de 748 | ||
41 | milh\u00f5es de pessoas n\u00e3o possuam acesso de forma sustentada | 41 | milh\u00f5es de pessoas n\u00e3o possuam acesso de forma sustentada | ||
42 | \u00e0 \u00e1gua pot\u00e1vel no mundo e aproximadamente 1,8 | 42 | \u00e0 \u00e1gua pot\u00e1vel no mundo e aproximadamente 1,8 | ||
43 | bilh\u00e3o de pessoas utilizem \u00e1gua contaminada. Isso significa | 43 | bilh\u00e3o de pessoas utilizem \u00e1gua contaminada. Isso significa | ||
44 | que uma grande parcela da popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 sujeita a | 44 | que uma grande parcela da popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 sujeita a | ||
45 | contrair doen\u00e7as que podem, inclusive, lev\u00e1-la \u00e0 morte. | 45 | contrair doen\u00e7as que podem, inclusive, lev\u00e1-la \u00e0 morte. | ||
46 | O Brasil tem 84,1% da sua popula\u00e7\u00e3o servida de \u00e1gua | 46 | O Brasil tem 84,1% da sua popula\u00e7\u00e3o servida de \u00e1gua | ||
47 | pot\u00e1vel. Isso significa que 34 milh\u00f5es de habitantes | 47 | pot\u00e1vel. Isso significa que 34 milh\u00f5es de habitantes | ||
48 | n\u00e3o tem acesso \u00e0 \u00e1gua pot\u00e1vel.\r\n\r\nO ideal | 48 | n\u00e3o tem acesso \u00e0 \u00e1gua pot\u00e1vel.\r\n\r\nO ideal | ||
49 | \u00e9 que tenha 100% da popula\u00e7\u00e3o servida com \u00e1gua | 49 | \u00e9 que tenha 100% da popula\u00e7\u00e3o servida com \u00e1gua | ||
50 | pot\u00e1vel. Para efeito de demonstrar as coberturas, aceitou-se 90% | 50 | pot\u00e1vel. Para efeito de demonstrar as coberturas, aceitou-se 90% | ||
51 | como sendo bom. \u00c1gua \u00e9 vida.\r\n\r\nA unidade da | 51 | como sendo bom. \u00c1gua \u00e9 vida.\r\n\r\nA unidade da | ||
52 | federa\u00e7\u00e3o que tem a maior percentagem da popula\u00e7\u00e3o | 52 | federa\u00e7\u00e3o que tem a maior percentagem da popula\u00e7\u00e3o | ||
53 | servida por \u00e1gua pot\u00e1vel \u00e9 o Distrito Federal com 99%, | 53 | servida por \u00e1gua pot\u00e1vel \u00e9 o Distrito Federal com 99%, | ||
54 | seguida por S\u00e3o Paulo com 96,5% e Paran\u00e1 com 95,3%. | 54 | seguida por S\u00e3o Paulo com 96,5% e Paran\u00e1 com 95,3%. | ||
55 | Goi\u00e1s est\u00e1 com 90,9% da popula\u00e7\u00e3o com \u00e1gua | 55 | Goi\u00e1s est\u00e1 com 90,9% da popula\u00e7\u00e3o com \u00e1gua | ||
56 | pot\u00e1vel. Entre as piores coberturas da popula\u00e7\u00e3o com | 56 | pot\u00e1vel. Entre as piores coberturas da popula\u00e7\u00e3o com | ||
57 | \u00e1gua pot\u00e1vel est\u00e3o o Estado do Amap\u00e1, com somente | 57 | \u00e1gua pot\u00e1vel est\u00e3o o Estado do Amap\u00e1, com somente | ||
58 | 33,7% da popula\u00e7\u00e3o servida de \u00e1gua pot\u00e1vel e o | 58 | 33,7% da popula\u00e7\u00e3o servida de \u00e1gua pot\u00e1vel e o | ||
59 | Acre com 47,2%.\r\n\r\nAs principais doen\u00e7as que podem ser | 59 | Acre com 47,2%.\r\n\r\nAs principais doen\u00e7as que podem ser | ||
60 | transmitidas pela \u00e1gua s\u00e3o: diarreia por Escherichia coli, | 60 | transmitidas pela \u00e1gua s\u00e3o: diarreia por Escherichia coli, | ||
61 | ameb\u00edase, c\u00f3lera, leptospirose, disenteria bacteriana, | 61 | ameb\u00edase, c\u00f3lera, leptospirose, disenteria bacteriana, | ||
62 | hepatite A, esquistossomose, febre tifoide, ascarid\u00edase, dengue, | 62 | hepatite A, esquistossomose, febre tifoide, ascarid\u00edase, dengue, | ||
63 | rotav\u00edrus, poliomielite e toxoplasmose.\r\n\r\nA falta de | 63 | rotav\u00edrus, poliomielite e toxoplasmose.\r\n\r\nA falta de | ||
64 | \u00e1gua pot\u00e1vel no Brasil e no mundo apresenta diversas causas, | 64 | \u00e1gua pot\u00e1vel no Brasil e no mundo apresenta diversas causas, | ||
65 | destacando-se a polui\u00e7\u00e3o e a falta de planejamento na | 65 | destacando-se a polui\u00e7\u00e3o e a falta de planejamento na | ||
66 | distribui\u00e7\u00e3o desse recurso. Sendo assim, \u00e9 importante | 66 | distribui\u00e7\u00e3o desse recurso. Sendo assim, \u00e9 importante | ||
67 | que pol\u00edticas sejam criadas urgentemente para garantir a | 67 | que pol\u00edticas sejam criadas urgentemente para garantir a | ||
68 | conserva\u00e7\u00e3o dos corpos h\u00eddricos, a | 68 | conserva\u00e7\u00e3o dos corpos h\u00eddricos, a | ||
69 | despolui\u00e7\u00e3o de rios e que a distribui\u00e7\u00e3o ocorra de | 69 | despolui\u00e7\u00e3o de rios e que a distribui\u00e7\u00e3o ocorra de | ||
70 | maneira adequada. Tamb\u00e9m \u00e9 fundamental o investimento | 70 | maneira adequada. Tamb\u00e9m \u00e9 fundamental o investimento | ||
71 | constante em saneamento, pois este garante um destino adequado ao | 71 | constante em saneamento, pois este garante um destino adequado ao | ||
72 | esgoto e que \u00e1gua de qualidade chegue \u00e0 | 72 | esgoto e que \u00e1gua de qualidade chegue \u00e0 | ||
73 | popula\u00e7\u00e3o.", | 73 | popula\u00e7\u00e3o.", | ||
n | 74 | "num_resources": 0, | n | 74 | "num_resources": 1, |
75 | "num_tags": 1, | 75 | "num_tags": 1, | ||
76 | "organization": { | 76 | "organization": { | ||
77 | "approval_status": "approved", | 77 | "approval_status": "approved", | ||
78 | "created": "2024-02-01T02:06:20.263992", | 78 | "created": "2024-02-01T02:06:20.263992", | ||
79 | "description": "Iniciativa do Conselho Nacional de Justi\u00e7a | 79 | "description": "Iniciativa do Conselho Nacional de Justi\u00e7a | ||
80 | (CNJ) desde 2019, o Pacto Nacional pela Primeira Inf\u00e2ncia integra | 80 | (CNJ) desde 2019, o Pacto Nacional pela Primeira Inf\u00e2ncia integra | ||
81 | mais de 270 signat\u00e1rios, que formam uma rede de | 81 | mais de 270 signat\u00e1rios, que formam uma rede de | ||
82 | prote\u00e7\u00e3o \u00e0 crian\u00e7a no Brasil.\r\n\r\nO CNJ | 82 | prote\u00e7\u00e3o \u00e0 crian\u00e7a no Brasil.\r\n\r\nO CNJ | ||
83 | desenvolve um projeto denominado \u201cJusti\u00e7a Come\u00e7a na | 83 | desenvolve um projeto denominado \u201cJusti\u00e7a Come\u00e7a na | ||
84 | Inf\u00e2ncia\u201d, com o objetivo de fortalecer a atua\u00e7\u00e3o | 84 | Inf\u00e2ncia\u201d, com o objetivo de fortalecer a atua\u00e7\u00e3o | ||
85 | do Sistema de Justi\u00e7a na promo\u00e7\u00e3o de direitos para o | 85 | do Sistema de Justi\u00e7a na promo\u00e7\u00e3o de direitos para o | ||
86 | desenvolvimento humano integral, em articula\u00e7\u00e3o com os | 86 | desenvolvimento humano integral, em articula\u00e7\u00e3o com os | ||
87 | signat\u00e1rios do Pacto Nacional pela Primeira Inf\u00e2ncia.", | 87 | signat\u00e1rios do Pacto Nacional pela Primeira Inf\u00e2ncia.", | ||
88 | "id": "8cff1c37-d1d3-4a9b-abf8-86466b85191d", | 88 | "id": "8cff1c37-d1d3-4a9b-abf8-86466b85191d", | ||
89 | "image_url": | 89 | "image_url": | ||
90 | ma-material-tcego/subportais/pacto-da-primeira-infancia/img/logo.svg", | 90 | ma-material-tcego/subportais/pacto-da-primeira-infancia/img/logo.svg", | ||
91 | "is_organization": true, | 91 | "is_organization": true, | ||
92 | "name": "pacto-nacional-pela-primeira-infancia", | 92 | "name": "pacto-nacional-pela-primeira-infancia", | ||
93 | "state": "active", | 93 | "state": "active", | ||
94 | "title": "Pacto Nacional Pela Primeira Inf\u00e2ncia", | 94 | "title": "Pacto Nacional Pela Primeira Inf\u00e2ncia", | ||
95 | "type": "organization" | 95 | "type": "organization" | ||
96 | }, | 96 | }, | ||
97 | "owner_org": "8cff1c37-d1d3-4a9b-abf8-86466b85191d", | 97 | "owner_org": "8cff1c37-d1d3-4a9b-abf8-86466b85191d", | ||
98 | "private": false, | 98 | "private": false, | ||
99 | "relationships_as_object": [], | 99 | "relationships_as_object": [], | ||
100 | "relationships_as_subject": [], | 100 | "relationships_as_subject": [], | ||
t | 101 | "resources": [], | t | 101 | "resources": [ |
102 | { | ||||
103 | "cache_last_updated": null, | ||||
104 | "cache_url": null, | ||||
105 | "created": "2024-02-01T19:10:54.515238", | ||||
106 | "datastore_active": false, | ||||
107 | "description": "", | ||||
108 | "format": "CSV", | ||||
109 | "hash": "", | ||||
110 | "id": "0ccf6aa2-a394-4b5b-b3d8-019b2198eb6e", | ||||
111 | "last_modified": "2024-02-01T19:10:54.489769", | ||||
112 | "metadata_modified": "2024-02-01T19:10:54.507436", | ||||
113 | "mimetype": "text/csv", | ||||
114 | "mimetype_inner": null, | ||||
115 | "name": "Acesso \u00c1gua Pot\u00e1vel", | ||||
116 | "package_id": "766ac160-cdc6-4f3b-9085-4c5c549bfb65", | ||||
117 | "position": 0, | ||||
118 | "resource_type": null, | ||||
119 | "size": 758578, | ||||
120 | "state": "active", | ||||
121 | "url": | ||||
122 | ccf6aa2-a394-4b5b-b3d8-019b2198eb6e/download/acesso-agua-potavel.csv", | ||||
123 | "url_type": "upload" | ||||
124 | } | ||||
125 | ], | ||||
102 | "state": "draft", | 126 | "state": "draft", | ||
103 | "tags": [ | 127 | "tags": [ | ||
104 | { | 128 | { | ||
105 | "display_name": "primeira inf\u00e2ncia", | 129 | "display_name": "primeira inf\u00e2ncia", | ||
106 | "id": "b4405a3c-7619-4b7e-ab42-eb91bd98799b", | 130 | "id": "b4405a3c-7619-4b7e-ab42-eb91bd98799b", | ||
107 | "name": "primeira inf\u00e2ncia", | 131 | "name": "primeira inf\u00e2ncia", | ||
108 | "state": "active", | 132 | "state": "active", | ||
109 | "vocabulary_id": null | 133 | "vocabulary_id": null | ||
110 | } | 134 | } | ||
111 | ], | 135 | ], | ||
112 | "title": "Acesso \u00c1gua Pot\u00e1vel", | 136 | "title": "Acesso \u00c1gua Pot\u00e1vel", | ||
113 | "type": "dataset", | 137 | "type": "dataset", | ||
114 | "url": "SNIS", | 138 | "url": "SNIS", | ||
115 | "version": "1.0" | 139 | "version": "1.0" | ||
116 | } | 140 | } |