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On 1 de fevereiro de 2024 16:56:56 BRST, ckan_admin:
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17 | representado pelo n\u00famero de crian\u00e7as que foi a \u00f3bito | 17 | representado pelo n\u00famero de crian\u00e7as que foi a \u00f3bito | ||
18 | antes de completar 1 ano de idade, para cada 1.000 crian\u00e7as | 18 | antes de completar 1 ano de idade, para cada 1.000 crian\u00e7as | ||
19 | nascidas vivas no per\u00edodo. \r\n\r\n\u00c9 um importante indicador | 19 | nascidas vivas no per\u00edodo. \r\n\r\n\u00c9 um importante indicador | ||
20 | de qualidade dos servi\u00e7os de sa\u00fade, saneamento b\u00e1sico e | 20 | de qualidade dos servi\u00e7os de sa\u00fade, saneamento b\u00e1sico e | ||
21 | educa\u00e7\u00e3o de uma cidade, regi\u00e3o ou pa\u00eds. Reflete a | 21 | educa\u00e7\u00e3o de uma cidade, regi\u00e3o ou pa\u00eds. Reflete a | ||
22 | qualidade da aten\u00e7\u00e3o \u00e0 sa\u00fade da crian\u00e7a. | 22 | qualidade da aten\u00e7\u00e3o \u00e0 sa\u00fade da crian\u00e7a. | ||
23 | \r\n\r\nEstima o risco de morte dos nascidos vivos durante o primeiro | 23 | \r\n\r\nEstima o risco de morte dos nascidos vivos durante o primeiro | ||
24 | ano de vida. O c\u00e1lculo da taxa representa o risco de morrer com | 24 | ano de vida. O c\u00e1lculo da taxa representa o risco de morrer com | ||
25 | menos de 1 ano de idade, na popula\u00e7\u00e3o de nascidos vivos, | 25 | menos de 1 ano de idade, na popula\u00e7\u00e3o de nascidos vivos, | ||
26 | considerado determinado espa\u00e7o geogr\u00e1fico e | 26 | considerado determinado espa\u00e7o geogr\u00e1fico e | ||
27 | ano.\r\n\r\nTaxas elevadas de mortalidade infantil est\u00e3o | 27 | ano.\r\n\r\nTaxas elevadas de mortalidade infantil est\u00e3o | ||
28 | associadas \u00e0s insatisfat\u00f3rias condi\u00e7\u00f5es de vida, | 28 | associadas \u00e0s insatisfat\u00f3rias condi\u00e7\u00f5es de vida, | ||
29 | \u00e0 baixa qualidade da presta\u00e7\u00e3o de servi\u00e7os de | 29 | \u00e0 baixa qualidade da presta\u00e7\u00e3o de servi\u00e7os de | ||
30 | sa\u00fade a esse grupo, desde a assist\u00eancia pr\u00e9-natal, | 30 | sa\u00fade a esse grupo, desde a assist\u00eancia pr\u00e9-natal, | ||
31 | parto at\u00e9 os cuidados de puericultura.\r\n\r\nA taxa de | 31 | parto at\u00e9 os cuidados de puericultura.\r\n\r\nA taxa de | ||
32 | mortalidade infantil em Goi\u00e1s, em 2021, foi de 14,0 para cada | 32 | mortalidade infantil em Goi\u00e1s, em 2021, foi de 14,0 para cada | ||
33 | 1.000 NV, e, para o Brasil, no mesmo ano, de 11,9 para cada 1.000 NV. | 33 | 1.000 NV, e, para o Brasil, no mesmo ano, de 11,9 para cada 1.000 NV. | ||
34 | Alguns pa\u00edses chegam a ter a mortalidade infantil menor que 3 | 34 | Alguns pa\u00edses chegam a ter a mortalidade infantil menor que 3 | ||
35 | para cada 1.000 NV, tais como Isl\u00e2ndia, Noruega e | 35 | para cada 1.000 NV, tais como Isl\u00e2ndia, Noruega e | ||
36 | Jap\u00e3o.\r\n\r\nPor um lado, no Brasil, h\u00e1 quatro estados que | 36 | Jap\u00e3o.\r\n\r\nPor um lado, no Brasil, h\u00e1 quatro estados que | ||
37 | est\u00e3o com a taxa de mortalidade infantil abaixo de 10, mas ainda | 37 | est\u00e3o com a taxa de mortalidade infantil abaixo de 10, mas ainda | ||
38 | muito longe dos pa\u00edses desenvolvidos. S\u00e3o os estados do Rio | 38 | muito longe dos pa\u00edses desenvolvidos. S\u00e3o os estados do Rio | ||
39 | Grande do Sul com 9,56 \u00f3bitos com menos de 1 ano por 1.000 NV, o | 39 | Grande do Sul com 9,56 \u00f3bitos com menos de 1 ano por 1.000 NV, o | ||
40 | Paran\u00e1 com 9,47 \u00f3bitos por 1.000 NV, Santa Catarina com 9,25 | 40 | Paran\u00e1 com 9,47 \u00f3bitos por 1.000 NV, Santa Catarina com 9,25 | ||
41 | \u00f3bitos por 1.000 NV e o Distrito Federal com 7,84 \u00f3bitos por | 41 | \u00f3bitos por 1.000 NV e o Distrito Federal com 7,84 \u00f3bitos por | ||
42 | 1.000 NV.\r\n\r\nPor outro lado, temos ainda estados que est\u00e3o | 42 | 1.000 NV.\r\n\r\nPor outro lado, temos ainda estados que est\u00e3o | ||
43 | com a taxa de mortalidade infantil muito acima de 10 \u00f3bitos por | 43 | com a taxa de mortalidade infantil muito acima de 10 \u00f3bitos por | ||
44 | 1.000 NV, como, por exemplo, Roraima com 18,76 \u00f3bitos por 1.000 | 44 | 1.000 NV, como, por exemplo, Roraima com 18,76 \u00f3bitos por 1.000 | ||
45 | NV e Amap\u00e1 com 18,25 \u00f3bitos por 1.000 NV.\r\n\r\nMais uma | 45 | NV e Amap\u00e1 com 18,25 \u00f3bitos por 1.000 NV.\r\n\r\nMais uma | ||
46 | vez, como o Brasil \u00e9 a 13a economia do mundo, seria de se esperar | 46 | vez, como o Brasil \u00e9 a 13a economia do mundo, seria de se esperar | ||
47 | que a taxa de mortalidade infantil fosse pr\u00f3xima de 5 \u00f3bitos | 47 | que a taxa de mortalidade infantil fosse pr\u00f3xima de 5 \u00f3bitos | ||
48 | por 1.000 NV. De 2010 a 2020, houve v\u00e1rios momentos em que a taxa | 48 | por 1.000 NV. De 2010 a 2020, houve v\u00e1rios momentos em que a taxa | ||
49 | de mortalidade infantil oscilou para mais, o que \u00e9 | 49 | de mortalidade infantil oscilou para mais, o que \u00e9 | ||
50 | preocupante.\r\n\r\nNo mapa os munic\u00edpios em cinza, considerados | 50 | preocupante.\r\n\r\nNo mapa os munic\u00edpios em cinza, considerados | ||
51 | silenciosos, s\u00e3o aqueles que n\u00e3o informaram \u00f3bitos na | 51 | silenciosos, s\u00e3o aqueles que n\u00e3o informaram \u00f3bitos na | ||
52 | inf\u00e2ncia ou n\u00e3o tendo tido \u00f3bitos n\u00e3o sentiram a | 52 | inf\u00e2ncia ou n\u00e3o tendo tido \u00f3bitos n\u00e3o sentiram a | ||
53 | necessidade de informar (esta informa\u00e7\u00e3o ainda n\u00e3o | 53 | necessidade de informar (esta informa\u00e7\u00e3o ainda n\u00e3o | ||
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62 | mais de 270 signat\u00e1rios, que formam uma rede de | 62 | mais de 270 signat\u00e1rios, que formam uma rede de | ||
63 | prote\u00e7\u00e3o \u00e0 crian\u00e7a no Brasil.\r\n\r\nO CNJ | 63 | prote\u00e7\u00e3o \u00e0 crian\u00e7a no Brasil.\r\n\r\nO CNJ | ||
64 | desenvolve um projeto denominado \u201cJusti\u00e7a Come\u00e7a na | 64 | desenvolve um projeto denominado \u201cJusti\u00e7a Come\u00e7a na | ||
65 | Inf\u00e2ncia\u201d, com o objetivo de fortalecer a atua\u00e7\u00e3o | 65 | Inf\u00e2ncia\u201d, com o objetivo de fortalecer a atua\u00e7\u00e3o | ||
66 | do Sistema de Justi\u00e7a na promo\u00e7\u00e3o de direitos para o | 66 | do Sistema de Justi\u00e7a na promo\u00e7\u00e3o de direitos para o | ||
67 | desenvolvimento humano integral, em articula\u00e7\u00e3o com os | 67 | desenvolvimento humano integral, em articula\u00e7\u00e3o com os | ||
68 | signat\u00e1rios do Pacto Nacional pela Primeira Inf\u00e2ncia.", | 68 | signat\u00e1rios do Pacto Nacional pela Primeira Inf\u00e2ncia.", | ||
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