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On 10 de setembro de 2024 17:57:23 BRT, Vânia Mara de Souza e Silva:
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Política Pública
toPolítica de ensino médio
(previouslyPolítica de educação para o ensino médio
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54 | que frequenta o ensino m\u00e9dio ou possui educa\u00e7\u00e3o | 53 | que frequenta o ensino m\u00e9dio ou possui educa\u00e7\u00e3o | ||
55 | b\u00e1sica completa, no espa\u00e7o geogr\u00e1fico e per\u00edodo | 54 | b\u00e1sica completa, no espa\u00e7o geogr\u00e1fico e per\u00edodo | ||
56 | considerado.\r\n\r\n#Detalhamento\r\n\r\nO ensino m\u00e9dio \u00e9 um | 55 | considerado.\r\n\r\n#Detalhamento\r\n\r\nO ensino m\u00e9dio \u00e9 um | ||
57 | momento marcado por transforma\u00e7\u00f5es na constru\u00e7\u00e3o | 56 | momento marcado por transforma\u00e7\u00f5es na constru\u00e7\u00e3o | ||
58 | identit\u00e1ria do indiv\u00edduo, maior autonomia pessoal e novas | 57 | identit\u00e1ria do indiv\u00edduo, maior autonomia pessoal e novas | ||
59 | rela\u00e7\u00f5es com a fam\u00edlia, escola, grupos de amigos e a | 58 | rela\u00e7\u00f5es com a fam\u00edlia, escola, grupos de amigos e a | ||
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61 | per\u00edodo ganha destaque e pode fornecer meios para o | 60 | per\u00edodo ganha destaque e pode fornecer meios para o | ||
62 | exerc\u00edcio da cidadania, inser\u00e7\u00e3o no mercado de trabalho | 61 | exerc\u00edcio da cidadania, inser\u00e7\u00e3o no mercado de trabalho | ||
63 | e em estudos posteriores.\r\n\r\nEntretanto, verifica-se que muitos | 62 | e em estudos posteriores.\r\n\r\nEntretanto, verifica-se que muitos | ||
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68 | idade/s\u00e9rie em fun\u00e7\u00e3o de trajet\u00f3rias escolares que | 67 | idade/s\u00e9rie em fun\u00e7\u00e3o de trajet\u00f3rias escolares que | ||
69 | cont\u00eam rupturas no processo e/ou | 68 | cont\u00eam rupturas no processo e/ou | ||
70 | reprova\u00e7\u00f5es.\r\n\r\nAssim, esse indicador representa a | 69 | reprova\u00e7\u00f5es.\r\n\r\nAssim, esse indicador representa a | ||
71 | propor\u00e7\u00e3o de indiv\u00edduos de 15 a 17 anos de idade que | 70 | propor\u00e7\u00e3o de indiv\u00edduos de 15 a 17 anos de idade que | ||
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73 | popula\u00e7\u00e3o total dessa faixa et\u00e1ria. Dessa forma, o | 72 | popula\u00e7\u00e3o total dessa faixa et\u00e1ria. Dessa forma, o | ||
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75 | t\u00eam acesso a institui\u00e7\u00f5es escolares, ou seja, se | 74 | t\u00eam acesso a institui\u00e7\u00f5es escolares, ou seja, se | ||
76 | frequentam o ensino m\u00e9dio, que corresponde ao n\u00edvel de | 75 | frequentam o ensino m\u00e9dio, que corresponde ao n\u00edvel de | ||
77 | ensino considerado adequado para a respectiva idade.\r\n\r\nNessa | 76 | ensino considerado adequado para a respectiva idade.\r\n\r\nNessa | ||
78 | perspectiva, o Plano Nacional de Educa\u00e7\u00e3o (PNE), estabelece | 77 | perspectiva, o Plano Nacional de Educa\u00e7\u00e3o (PNE), estabelece | ||
79 | como indicador 3B: \u201cPercentual da popula\u00e7\u00e3o de 15 a 17 | 78 | como indicador 3B: \u201cPercentual da popula\u00e7\u00e3o de 15 a 17 | ||
80 | anos que frequenta o ensino m\u00e9dio ou j\u00e1 concluiu a escola | 79 | anos que frequenta o ensino m\u00e9dio ou j\u00e1 concluiu a escola | ||
81 | b\u00e1sica\u201d. Esse indicador se relaciona com a meta 5 | 80 | b\u00e1sica\u201d. Esse indicador se relaciona com a meta 5 | ||
82 | \u201cUniversalizar, no prazo de 5 (cinco) anos, o atendimento escolar | 81 | \u201cUniversalizar, no prazo de 5 (cinco) anos, o atendimento escolar | ||
83 | para toda a popula\u00e7\u00e3o de 15 (quinze) a 17 (dezessete) anos e | 82 | para toda a popula\u00e7\u00e3o de 15 (quinze) a 17 (dezessete) anos e | ||
84 | elevar at\u00e9 o final da vig\u00eancia deste Plano, a taxa | 83 | elevar at\u00e9 o final da vig\u00eancia deste Plano, a taxa | ||
85 | l\u00edquida de matr\u00edcula do Ensino M\u00e9dio para 85% (oitenta | 84 | l\u00edquida de matr\u00edcula do Ensino M\u00e9dio para 85% (oitenta | ||
86 | e cinco por cento)\u201d .\r\n\r\nConforme o Instituto Nacional de | 85 | e cinco por cento)\u201d .\r\n\r\nConforme o Instituto Nacional de | ||
87 | Estudos e Pesquisas Educacionais An\u00edsio Teixeira (INEP), esse | 86 | Estudos e Pesquisas Educacionais An\u00edsio Teixeira (INEP), esse | ||
88 | indicador \u00e9 calculado de acordo com a seguinte | 87 | indicador \u00e9 calculado de acordo com a seguinte | ||
89 | f\u00f3rmula:\r\n\r\n (Popula\u00e7\u00e3o de 15 a 17 anos que | 88 | f\u00f3rmula:\r\n\r\n (Popula\u00e7\u00e3o de 15 a 17 anos que | ||
90 | frequenta o ensino m\u00e9dio ou que j\u00e1 concluiu a escola | 89 | frequenta o ensino m\u00e9dio ou que j\u00e1 concluiu a escola | ||
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92 | Goi\u00e1s, o Plano Estadual de Educa\u00e7\u00e3o (2015-2025) | 91 | Goi\u00e1s, o Plano Estadual de Educa\u00e7\u00e3o (2015-2025) | ||
93 | apresenta como meta 5 \u201cUniversalizar no prazo de cinco anos, o | 92 | apresenta como meta 5 \u201cUniversalizar no prazo de cinco anos, o | ||
94 | atendimento escolar para toda a popula\u00e7\u00e3o de 15 a 17 anos e | 93 | atendimento escolar para toda a popula\u00e7\u00e3o de 15 a 17 anos e | ||
95 | elevar at\u00e9 o final da vig\u00eancia deste Plano, a taxa liquida | 94 | elevar at\u00e9 o final da vig\u00eancia deste Plano, a taxa liquida | ||
96 | de matricula do Ensino M\u00e9dio para 85%\u201d.\r\n\r\nPortanto, | 95 | de matricula do Ensino M\u00e9dio para 85%\u201d.\r\n\r\nPortanto, | ||
97 | torna-se necess\u00e1rio o debate sobre a universaliza\u00e7\u00e3o de | 96 | torna-se necess\u00e1rio o debate sobre a universaliza\u00e7\u00e3o de | ||
98 | todas as etapas da educa\u00e7\u00e3o b\u00e1sica. No \u00e2mbito do | 97 | todas as etapas da educa\u00e7\u00e3o b\u00e1sica. No \u00e2mbito do | ||
99 | Ensino M\u00e9dio, com qualidade social, \u00e9 necess\u00e1rio | 98 | Ensino M\u00e9dio, com qualidade social, \u00e9 necess\u00e1rio | ||
100 | disponibilizar acesso a todas as pessoas, principalmente aos jovens | 99 | disponibilizar acesso a todas as pessoas, principalmente aos jovens | ||
101 | pertencentes ao grupo de idade de 15 a 17 anos. Tamb\u00e9m s\u00e3o | 100 | pertencentes ao grupo de idade de 15 a 17 anos. Tamb\u00e9m s\u00e3o | ||
102 | importantes iniciativas que permitam a perman\u00eancia desses jovens | 101 | importantes iniciativas que permitam a perman\u00eancia desses jovens | ||
103 | nas escolas, combatendo a evas\u00e3o escolar e a promo\u00e7\u00e3o | 102 | nas escolas, combatendo a evas\u00e3o escolar e a promo\u00e7\u00e3o | ||
104 | de institui\u00e7\u00f5es de ensino bem equipadas e pautadas na | 103 | de institui\u00e7\u00f5es de ensino bem equipadas e pautadas na | ||
105 | forma\u00e7\u00e3o humana integral, com professores valorizados e com | 104 | forma\u00e7\u00e3o humana integral, com professores valorizados e com | ||
106 | carreira e condi\u00e7\u00f5es de | 105 | carreira e condi\u00e7\u00f5es de | ||
107 | trabalho.\r\n\r\n#Refer\u00eancias\r\n\r\nBRASIL. __Lei n\u00ba 9.394, | 106 | trabalho.\r\n\r\n#Refer\u00eancias\r\n\r\nBRASIL. __Lei n\u00ba 9.394, | ||
108 | de 20 de dezembro de 1996__. Estabelece as diretrizes e bases da | 107 | de 20 de dezembro de 1996__. Estabelece as diretrizes e bases da | ||
109 | educa\u00e7\u00e3o nacional.\r\n\r\nBRASIL. Instituto Nacional de | 108 | educa\u00e7\u00e3o nacional.\r\n\r\nBRASIL. Instituto Nacional de | ||
110 | Estudos e Pesquisas Educacionais An\u00edsio Teixeira. __Painel de | 109 | Estudos e Pesquisas Educacionais An\u00edsio Teixeira. __Painel de | ||
111 | Monitoramento do PNE \u2013 Meta 3__. Dispon\u00edvel em: | 110 | Monitoramento do PNE \u2013 Meta 3__. Dispon\u00edvel em: | ||
112 | inep.gov.br/analyticsRes/res/pne/ficha_tecnica/FICHAS_TECNICAS_03.pdf) | 111 | inep.gov.br/analyticsRes/res/pne/ficha_tecnica/FICHAS_TECNICAS_03.pdf) | ||
113 | Acesso em 05 jul. 2024.\r\n\r\nBRASIL. Instituto Nacional de Estudos e | 112 | Acesso em 05 jul. 2024.\r\n\r\nBRASIL. Instituto Nacional de Estudos e | ||
114 | Pesquisas Educacionais An\u00edsio Teixeira. Diretoria de Estudos | 113 | Pesquisas Educacionais An\u00edsio Teixeira. Diretoria de Estudos | ||
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119 | Estudos e Pesquisas Educacionais An\u00edsio Teixeira. __Diretoria de | 118 | Estudos e Pesquisas Educacionais An\u00edsio Teixeira. __Diretoria de | ||
120 | Estudos Educacionais. Plano Nacional de Educa\u00e7\u00e3o PNE | 119 | Estudos Educacionais. Plano Nacional de Educa\u00e7\u00e3o PNE | ||
121 | 2014-2024.__ Linha de Base. Bras\u00edlia-DF, 2015. Dispon\u00edvel | 120 | 2014-2024.__ Linha de Base. Bras\u00edlia-DF, 2015. Dispon\u00edvel | ||
122 | em: | 121 | em: | ||
123 | e_educacao/plano_nacional_de_educacao_pne_2014_2024_linha_de_base.pdf) | 122 | e_educacao/plano_nacional_de_educacao_pne_2014_2024_linha_de_base.pdf) | ||
124 | Acesso em: 18 jun. 2024.\r\n\r\nCOSTA, G. L. M. O ensino m\u00e9dio no | 123 | Acesso em: 18 jun. 2024.\r\n\r\nCOSTA, G. L. M. O ensino m\u00e9dio no | ||
125 | Brasil: universaliza\u00e7\u00e3o do acesso e condi\u00e7\u00f5es de | 124 | Brasil: universaliza\u00e7\u00e3o do acesso e condi\u00e7\u00f5es de | ||
126 | trabalho. __Eccos Revista Cient\u00edfica__, n. 45, p. 237-253, | 125 | trabalho. __Eccos Revista Cient\u00edfica__, n. 45, p. 237-253, | ||
127 | 2018.\r\n\r\nGOI\u00c1S. Lei n\u00ba 18.969, de 22 de julho de 2015. | 126 | 2018.\r\n\r\nGOI\u00c1S. Lei n\u00ba 18.969, de 22 de julho de 2015. | ||
128 | __Plano Estadual de Educa\u00e7\u00e3o de Goi\u00e1s (2015-2025)__. | 127 | __Plano Estadual de Educa\u00e7\u00e3o de Goi\u00e1s (2015-2025)__. | ||
129 | Dispon\u00edvel em | 128 | Dispon\u00edvel em | ||
130 | uploads/sites/40/files/PLANO-ESTADUAL-DE-EDUCACAO-PEE-2015-2025-1.pdf) | 129 | uploads/sites/40/files/PLANO-ESTADUAL-DE-EDUCACAO-PEE-2015-2025-1.pdf) | ||
131 | Acesso em: 26 jun. 2024.\r\n\r\nGOI\u00c1S. Secretaria de Estado da | 130 | Acesso em: 26 jun. 2024.\r\n\r\nGOI\u00c1S. Secretaria de Estado da | ||
132 | Educa\u00e7\u00e3o. __Programa Bolsa Estudo__. Dispon\u00edvel em: | 131 | Educa\u00e7\u00e3o. __Programa Bolsa Estudo__. Dispon\u00edvel em: | ||
133 | tps://goias.gov.br/educacao/programa-bolsa-estudo-sobre-o-programa-2/) | 132 | tps://goias.gov.br/educacao/programa-bolsa-estudo-sobre-o-programa-2/) | ||
134 | Acesso em: 05 jul. 2024.\r\n\r\nLEBOURG, E. H.; COUTRIM, R. M. E.; | 133 | Acesso em: 05 jul. 2024.\r\n\r\nLEBOURG, E. H.; COUTRIM, R. M. E.; | ||
135 | SILVA, L. C. Juventude e transi\u00e7\u00e3o para o ensino m\u00e9dio: | 134 | SILVA, L. C. Juventude e transi\u00e7\u00e3o para o ensino m\u00e9dio: | ||
136 | desafios e projetos de futuro. __Revista Brasileira de Estudos | 135 | desafios e projetos de futuro. __Revista Brasileira de Estudos | ||
137 | Pedag\u00f3gicos__, v. 102, n. 260, p. 82-98, 2021.\r\n\r\nVIDAL, E. | 136 | Pedag\u00f3gicos__, v. 102, n. 260, p. 82-98, 2021.\r\n\r\nVIDAL, E. | ||
138 | M.; COSTA, A. G.; OLIVEIRA, A . G. L. S.; ESTRELA, E. N. Mobilizando | 137 | M.; COSTA, A. G.; OLIVEIRA, A . G. L. S.; ESTRELA, E. N. Mobilizando | ||
139 | jovens para o ensino superior: O caso do Cear\u00e1, Brasil. __Revista | 138 | jovens para o ensino superior: O caso do Cear\u00e1, Brasil. __Revista | ||
140 | Iberoamericana de Evaluaci\u00f3n Educativa__, v. 15, n. 1, p. | 139 | Iberoamericana de Evaluaci\u00f3n Educativa__, v. 15, n. 1, p. | ||
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