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On 26 de março de 2024 14:05:17 BRT, ckan_admin:
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17 | que possuem renda mensal por pessoa (renda per capita) de at\u00e9 | 17 | que possuem renda mensal por pessoa (renda per capita) de at\u00e9 | ||
18 | meio sal\u00e1rio-m\u00ednimo (R$ 606,00) ou renda familiar total de | 18 | meio sal\u00e1rio-m\u00ednimo (R$ 606,00) ou renda familiar total de | ||
19 | at\u00e9 tr\u00eas sal\u00e1rios-m\u00ednimos (R$ 3.636,00). Valor de | 19 | at\u00e9 tr\u00eas sal\u00e1rios-m\u00ednimos (R$ 3.636,00). Valor de | ||
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21 | Associa\u00e7\u00e3o Brasileira de Sa\u00fade Coletiva \u2013 Abrasco. | 21 | Associa\u00e7\u00e3o Brasileira de Sa\u00fade Coletiva \u2013 Abrasco. | ||
22 | Crian\u00e7as das fam\u00edlias de baixa renda sofrem impacto | 22 | Crian\u00e7as das fam\u00edlias de baixa renda sofrem impacto | ||
23 | duradouro da pobreza e t\u00eam maior risco de mortalidade infantil, | 23 | duradouro da pobreza e t\u00eam maior risco de mortalidade infantil, | ||
24 | desnutri\u00e7\u00e3o cr\u00f4nica, atraso de desenvolvimento, baixa | 24 | desnutri\u00e7\u00e3o cr\u00f4nica, atraso de desenvolvimento, baixa | ||
25 | escolaridade e gravidez na adolesc\u00eancia, em compara\u00e7\u00e3o | 25 | escolaridade e gravidez na adolesc\u00eancia, em compara\u00e7\u00e3o | ||
26 | com crian\u00e7as de fam\u00edlias mais ricas em pa\u00edses de baixa | 26 | com crian\u00e7as de fam\u00edlias mais ricas em pa\u00edses de baixa | ||
27 | e m\u00e9dia renda. \u00c9 o que mostra estudo da Universidade Federal | 27 | e m\u00e9dia renda. \u00c9 o que mostra estudo da Universidade Federal | ||
28 | de Pelotas publicado na s\u00e9rie Optimising Child and Adolescent | 28 | de Pelotas publicado na s\u00e9rie Optimising Child and Adolescent | ||
29 | Health, da revista The Lancet.\r\n\r\nOs pesquisadores analisaram | 29 | Health, da revista The Lancet.\r\n\r\nOs pesquisadores analisaram | ||
30 | dados de inqu\u00e9ritos nacionais de 95 pa\u00edses de baixa e | 30 | dados de inqu\u00e9ritos nacionais de 95 pa\u00edses de baixa e | ||
31 | m\u00e9dia renda, por meio de 10 categorias de renda (ou decis), cada | 31 | m\u00e9dia renda, por meio de 10 categorias de renda (ou decis), cada | ||
32 | qual incluindo 10% das crian\u00e7as do Pa\u00eds. Os resultados | 32 | qual incluindo 10% das crian\u00e7as do Pa\u00eds. Os resultados | ||
33 | mostram que as crian\u00e7as do decil mais pobre t\u00eam risco de | 33 | mostram que as crian\u00e7as do decil mais pobre t\u00eam risco de | ||
34 | duas a tr\u00eas vezes maior de morrer at\u00e9 os 5 anos de idade, | 34 | duas a tr\u00eas vezes maior de morrer at\u00e9 os 5 anos de idade, | ||
35 | ter baixa estatura e atraso de desenvolvimento cognitivo para a idade, | 35 | ter baixa estatura e atraso de desenvolvimento cognitivo para a idade, | ||
36 | n\u00e3o completar o ensino fundamental, e, entre as meninas, ter | 36 | n\u00e3o completar o ensino fundamental, e, entre as meninas, ter | ||
37 | filhos antes dos 20 anos de idade, quando comparadas a seus pares do | 37 | filhos antes dos 20 anos de idade, quando comparadas a seus pares do | ||
38 | decil mais rico. As an\u00e1lises apontam, ainda, que, quanto maiores | 38 | decil mais rico. As an\u00e1lises apontam, ainda, que, quanto maiores | ||
39 | as desigualdades socioecon\u00f4micas de um pa\u00eds, piores os | 39 | as desigualdades socioecon\u00f4micas de um pa\u00eds, piores os | ||
40 | resultados de sa\u00fade, nutri\u00e7\u00e3o e desenvolvimento | 40 | resultados de sa\u00fade, nutri\u00e7\u00e3o e desenvolvimento | ||
41 | cognitivo das crian\u00e7as pertencentes \u00e0s camadas mais | 41 | cognitivo das crian\u00e7as pertencentes \u00e0s camadas mais | ||
42 | vulner\u00e1veis das popula\u00e7\u00f5es.\r\n\r\n\u201cNossos dados | 42 | vulner\u00e1veis das popula\u00e7\u00f5es.\r\n\r\n\u201cNossos dados | ||
43 | fornecem evid\u00eancias extremamente consistentes sobre os efeitos em | 43 | fornecem evid\u00eancias extremamente consistentes sobre os efeitos em | ||
44 | curto e longo prazo da pobreza na inf\u00e2ncia. As crian\u00e7as das | 44 | curto e longo prazo da pobreza na inf\u00e2ncia. As crian\u00e7as das | ||
45 | fam\u00edlias mais pobres morrem mais, s\u00e3o mais subnutridas e | 45 | fam\u00edlias mais pobres morrem mais, s\u00e3o mais subnutridas e | ||
46 | ficam para tr\u00e1s no desenvolvimento infantil. Estes efeitos | 46 | ficam para tr\u00e1s no desenvolvimento infantil. Estes efeitos | ||
47 | persistem at\u00e9 a idade adulta. Isso \u00e9 muito grave, pois | 47 | persistem at\u00e9 a idade adulta. Isso \u00e9 muito grave, pois | ||
48 | compromete tanto a sobreviv\u00eancia quanto a qualidade de vida e a | 48 | compromete tanto a sobreviv\u00eancia quanto a qualidade de vida e a | ||
49 | capacidade produtiva de futuras gera\u00e7\u00f5es de crian\u00e7as, | 49 | capacidade produtiva de futuras gera\u00e7\u00f5es de crian\u00e7as, | ||
50 | adolescentes e adultos\u201d, comenta o epidemiologista e l\u00edder | 50 | adolescentes e adultos\u201d, comenta o epidemiologista e l\u00edder | ||
51 | do estudo, Cesar Victora, da Universidade Federal de | 51 | do estudo, Cesar Victora, da Universidade Federal de | ||
52 | Pelotas.\r\n\r\nPara observar os efeitos espec\u00edficos da pobreza | 52 | Pelotas.\r\n\r\nPara observar os efeitos espec\u00edficos da pobreza | ||
53 | na primeira inf\u00e2ncia sobre indicadores de sa\u00fade e capital | 53 | na primeira inf\u00e2ncia sobre indicadores de sa\u00fade e capital | ||
54 | humano na vida adulta, os autores tamb\u00e9m analisaram dados das | 54 | humano na vida adulta, os autores tamb\u00e9m analisaram dados das | ||
55 | seis maiores coortes de nascimentos de pa\u00edses em desenvolvimento, | 55 | seis maiores coortes de nascimentos de pa\u00edses em desenvolvimento, | ||
56 | situadas no Brasil, Guatemala, Filipinas, \u00c1frica do Sul e | 56 | situadas no Brasil, Guatemala, Filipinas, \u00c1frica do Sul e | ||
57 | \u00cdndia. As diferen\u00e7as mais marcantes foram encontradas nos | 57 | \u00cdndia. As diferen\u00e7as mais marcantes foram encontradas nos | ||
58 | quocientes de intelig\u00eancia (QI) dentro de duas das coortes de | 58 | quocientes de intelig\u00eancia (QI) dentro de duas das coortes de | ||
59 | nascimentos da cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, onde adultos | 59 | nascimentos da cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, onde adultos | ||
60 | expostos \u00e0 pobreza extrema quando crian\u00e7as apresentaram | 60 | expostos \u00e0 pobreza extrema quando crian\u00e7as apresentaram | ||
61 | cerca de 20 pontos a menos no escore de QI do que as crian\u00e7as do | 61 | cerca de 20 pontos a menos no escore de QI do que as crian\u00e7as do | ||
62 | quintil mais rico.\r\n\r\nEssas disparidades tamb\u00e9m foram | 62 | quintil mais rico.\r\n\r\nEssas disparidades tamb\u00e9m foram | ||
63 | observadas em crian\u00e7as menores de 5 anos de idade, indicando que | 63 | observadas em crian\u00e7as menores de 5 anos de idade, indicando que | ||
64 | fatores decorrentes da exposi\u00e7\u00e3o \u00e0 pobreza desde a | 64 | fatores decorrentes da exposi\u00e7\u00e3o \u00e0 pobreza desde a | ||
65 | primeira inf\u00e2ncia, tais como desnutri\u00e7\u00e3o e doen\u00e7as | 65 | primeira inf\u00e2ncia, tais como desnutri\u00e7\u00e3o e doen\u00e7as | ||
66 | infantis, t\u00eam impacto determinante sobre desigualdades de | 66 | infantis, t\u00eam impacto determinante sobre desigualdades de | ||
67 | sa\u00fade e desenvolvimento intelectual, que iniciam desde a | 67 | sa\u00fade e desenvolvimento intelectual, que iniciam desde a | ||
68 | gesta\u00e7\u00e3o e persistem at\u00e9 a vida adulta. Os primeiros | 68 | gesta\u00e7\u00e3o e persistem at\u00e9 a vida adulta. Os primeiros | ||
69 | mil dias de vida, que incluem a gesta\u00e7\u00e3o e os dois primeiros | 69 | mil dias de vida, que incluem a gesta\u00e7\u00e3o e os dois primeiros | ||
70 | anos, s\u00e3o fundamentais para determinar a sa\u00fade e o capital | 70 | anos, s\u00e3o fundamentais para determinar a sa\u00fade e o capital | ||
71 | humano durante toda a vida.\r\n\r\nOs autores do artigo do estudo | 71 | humano durante toda a vida.\r\n\r\nOs autores do artigo do estudo | ||
72 | esperam que gestores de pol\u00edticas p\u00fablicas reconhe\u00e7am a | 72 | esperam que gestores de pol\u00edticas p\u00fablicas reconhe\u00e7am a | ||
73 | import\u00e2ncia dos riscos associados \u00e0 pobreza e trabalhem para | 73 | import\u00e2ncia dos riscos associados \u00e0 pobreza e trabalhem para | ||
74 | o estabelecimento de programas multissetoriais que garantam apoio | 74 | o estabelecimento de programas multissetoriais que garantam apoio | ||
75 | social, nutricional e assistencial a crian\u00e7as, adolescentes e | 75 | social, nutricional e assistencial a crian\u00e7as, adolescentes e | ||
76 | jovens, desde o in\u00edcio da gesta\u00e7\u00e3o.\r\n\r\n\u201cA | 76 | jovens, desde o in\u00edcio da gesta\u00e7\u00e3o.\r\n\r\n\u201cA | ||
77 | pandemia de covid-19 exacerbou os fatores que levam \u00e0 pobreza na | 77 | pandemia de covid-19 exacerbou os fatores que levam \u00e0 pobreza na | ||
78 | inf\u00e2ncia\u201d, diz Victora. \u201cEntretanto, ao desenvolver | 78 | inf\u00e2ncia\u201d, diz Victora. \u201cEntretanto, ao desenvolver | ||
79 | programas de recupera\u00e7\u00e3o, os formuladores de pol\u00edticas | 79 | programas de recupera\u00e7\u00e3o, os formuladores de pol\u00edticas | ||
80 | p\u00fablicas t\u00eam uma oportunidade sem precedentes de fortalecer | 80 | p\u00fablicas t\u00eam uma oportunidade sem precedentes de fortalecer | ||
81 | pol\u00edticas contra a pobreza e criar novos programas | 81 | pol\u00edticas contra a pobreza e criar novos programas | ||
82 | multissetoriais para reverter os impactos da pandemia sobre nossas | 82 | multissetoriais para reverter os impactos da pandemia sobre nossas | ||
83 | crian\u00e7as\u201d, conclui o autor.\r\n\r\nEm informa\u00e7\u00f5es | 83 | crian\u00e7as\u201d, conclui o autor.\r\n\r\nEm informa\u00e7\u00f5es | ||
84 | de 2010, ano do \u00faltimo Censo Demogr\u00e1fico, o Brasil tinha | 84 | de 2010, ano do \u00faltimo Censo Demogr\u00e1fico, o Brasil tinha | ||
85 | 51,3% de crian\u00e7as vivendo em domic\u00edlios de baixa renda. | 85 | 51,3% de crian\u00e7as vivendo em domic\u00edlios de baixa renda. | ||
86 | Nesse ano, o Estado de Santa Catarina tinha o menor percentual de | 86 | Nesse ano, o Estado de Santa Catarina tinha o menor percentual de | ||
87 | crian\u00e7as vivendo em domic\u00edlios de baixa renda com 23,8%, em | 87 | crian\u00e7as vivendo em domic\u00edlios de baixa renda com 23,8%, em | ||
88 | segundo lugar, entre os melhores estados, vinha o Distrito Federal com | 88 | segundo lugar, entre os melhores estados, vinha o Distrito Federal com | ||
89 | 29,4% e, em seguida, S\u00e3o Paulo com 31,8%. Entre os que tinham | 89 | 29,4% e, em seguida, S\u00e3o Paulo com 31,8%. Entre os que tinham | ||
90 | maior percentual de crian\u00e7as vivendo em domic\u00edlios de baixa | 90 | maior percentual de crian\u00e7as vivendo em domic\u00edlios de baixa | ||
91 | renda, aparecia em pior situa\u00e7\u00e3o o Maranh\u00e3o com 78,2% e | 91 | renda, aparecia em pior situa\u00e7\u00e3o o Maranh\u00e3o com 78,2% e | ||
92 | em seguida Alagoas com 76,5%. Mas isso h\u00e1 12 anos. ", | 92 | em seguida Alagoas com 76,5%. Mas isso h\u00e1 12 anos. ", | ||
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100 | mais de 270 signat\u00e1rios, que formam uma rede de | 100 | mais de 270 signat\u00e1rios, que formam uma rede de | ||
101 | prote\u00e7\u00e3o \u00e0 crian\u00e7a no Brasil.\r\n\r\nO CNJ | 101 | prote\u00e7\u00e3o \u00e0 crian\u00e7a no Brasil.\r\n\r\nO CNJ | ||
102 | desenvolve um projeto denominado \u201cJusti\u00e7a Come\u00e7a na | 102 | desenvolve um projeto denominado \u201cJusti\u00e7a Come\u00e7a na | ||
103 | Inf\u00e2ncia\u201d, com o objetivo de fortalecer a atua\u00e7\u00e3o | 103 | Inf\u00e2ncia\u201d, com o objetivo de fortalecer a atua\u00e7\u00e3o | ||
104 | do Sistema de Justi\u00e7a na promo\u00e7\u00e3o de direitos para o | 104 | do Sistema de Justi\u00e7a na promo\u00e7\u00e3o de direitos para o | ||
105 | desenvolvimento humano integral, em articula\u00e7\u00e3o com os | 105 | desenvolvimento humano integral, em articula\u00e7\u00e3o com os | ||
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