Alterações
On 10 de setembro de 2024 16:44:31 BRT, Vânia Mara de Souza e Silva:
-
Uploaded a new file to resource Descritivo do indicador in 09.04 Proficiência média no SAEB em matemática no Ensino Médio
f | 1 | { | f | 1 | { |
2 | "author": "Minist\u00e9rio da Educa\u00e7\u00e3o. Instituto Nacional | 2 | "author": "Minist\u00e9rio da Educa\u00e7\u00e3o. Instituto Nacional | ||
3 | de Estudos e Pesquisas Educacionais An\u00edsio Teixeira \u2013 INEP", | 3 | de Estudos e Pesquisas Educacionais An\u00edsio Teixeira \u2013 INEP", | ||
4 | "author_email": "", | 4 | "author_email": "", | ||
5 | "creator_user_id": "5efa45e9-dec1-4272-945a-b0cefc5a89fb", | 5 | "creator_user_id": "5efa45e9-dec1-4272-945a-b0cefc5a89fb", | ||
6 | "extras": [ | 6 | "extras": [ | ||
7 | { | 7 | { | ||
8 | "key": "Data da pr\u00f3xima atualiza\u00e7\u00e3o", | 8 | "key": "Data da pr\u00f3xima atualiza\u00e7\u00e3o", | ||
9 | "value": "" | 9 | "value": "" | ||
10 | }, | 10 | }, | ||
11 | { | 11 | { | ||
12 | "key": "Data da \u00faltima atualiza\u00e7\u00e3o", | 12 | "key": "Data da \u00faltima atualiza\u00e7\u00e3o", | ||
13 | "value": "" | 13 | "value": "" | ||
14 | }, | 14 | }, | ||
15 | { | 15 | { | ||
16 | "key": "Granularidade", | 16 | "key": "Granularidade", | ||
17 | "value": "Brasil /UFs" | 17 | "value": "Brasil /UFs" | ||
18 | }, | 18 | }, | ||
19 | { | 19 | { | ||
20 | "key": "Layout", | 20 | "key": "Layout", | ||
21 | "value": "" | 21 | "value": "" | ||
22 | }, | 22 | }, | ||
23 | { | 23 | { | ||
24 | "key": "Periodicidade", | 24 | "key": "Periodicidade", | ||
25 | "value": "Bienal" | 25 | "value": "Bienal" | ||
26 | }, | 26 | }, | ||
27 | { | 27 | { | ||
28 | "key": "Polaridade", | 28 | "key": "Polaridade", | ||
29 | "value": "Positiva" | 29 | "value": "Positiva" | ||
30 | }, | 30 | }, | ||
31 | { | 31 | { | ||
32 | "key": "Pol\u00edtica P\u00fablica", | 32 | "key": "Pol\u00edtica P\u00fablica", | ||
33 | "value": "Pol\u00edtica de ensino m\u00e9dio" | 33 | "value": "Pol\u00edtica de ensino m\u00e9dio" | ||
34 | }, | 34 | }, | ||
35 | { | 35 | { | ||
36 | "key": "Tema", | 36 | "key": "Tema", | ||
37 | "value": "Educa\u00e7\u00e3o" | 37 | "value": "Educa\u00e7\u00e3o" | ||
38 | } | 38 | } | ||
39 | ], | 39 | ], | ||
40 | "groups": [], | 40 | "groups": [], | ||
41 | "id": "2f693272-241f-42a4-93f9-83af5d49359a", | 41 | "id": "2f693272-241f-42a4-93f9-83af5d49359a", | ||
42 | "isopen": true, | 42 | "isopen": true, | ||
43 | "license_id": "other-pd", | 43 | "license_id": "other-pd", | ||
44 | "license_title": "Outra (Dom\u00ednio P\u00fablico)", | 44 | "license_title": "Outra (Dom\u00ednio P\u00fablico)", | ||
45 | "maintainer": "serv-politicaspublicas", | 45 | "maintainer": "serv-politicaspublicas", | ||
46 | "maintainer_email": "serv-politicaspublicas@tce.go.gov.br", | 46 | "maintainer_email": "serv-politicaspublicas@tce.go.gov.br", | ||
47 | "metadata_created": "2024-07-11T15:41:55.188369", | 47 | "metadata_created": "2024-07-11T15:41:55.188369", | ||
n | 48 | "metadata_modified": "2024-09-10T19:44:10.150057", | n | 48 | "metadata_modified": "2024-09-10T19:44:31.460203", |
49 | "name": "proficiencia-media-no-saeb-em-matematica-no-ensino-medio", | 49 | "name": "proficiencia-media-no-saeb-em-matematica-no-ensino-medio", | ||
50 | "notes": "Estima o resultado encontrado pelo c\u00e1lculo da | 50 | "notes": "Estima o resultado encontrado pelo c\u00e1lculo da | ||
51 | m\u00e9dia das profici\u00eancias dos estudantes que participaram do | 51 | m\u00e9dia das profici\u00eancias dos estudantes que participaram do | ||
52 | SAEB em matem\u00e1tica, no 3\u00ba ano de Ensino M\u00e9dio, no | 52 | SAEB em matem\u00e1tica, no 3\u00ba ano de Ensino M\u00e9dio, no | ||
53 | espa\u00e7o geogr\u00e1fico e per\u00edodo | 53 | espa\u00e7o geogr\u00e1fico e per\u00edodo | ||
54 | considerado.\r\n\r\n#Detalhamento\r\n\r\nO Sistema de | 54 | considerado.\r\n\r\n#Detalhamento\r\n\r\nO Sistema de | ||
55 | Avalia\u00e7\u00e3o da Educa\u00e7\u00e3o B\u00e1sica (Saeb) \u00e9 um | 55 | Avalia\u00e7\u00e3o da Educa\u00e7\u00e3o B\u00e1sica (Saeb) \u00e9 um | ||
56 | conjunto de instrumentos que permite a produ\u00e7\u00e3o e a | 56 | conjunto de instrumentos que permite a produ\u00e7\u00e3o e a | ||
57 | dissemina\u00e7\u00e3o de evid\u00eancias, estat\u00edsticas, | 57 | dissemina\u00e7\u00e3o de evid\u00eancias, estat\u00edsticas, | ||
58 | avalia\u00e7\u00f5es e estudos a respeito da qualidade das etapas que | 58 | avalia\u00e7\u00f5es e estudos a respeito da qualidade das etapas que | ||
59 | comp\u00f5em a educa\u00e7\u00e3o b\u00e1sica.\r\n\r\nDesse modo, | 59 | comp\u00f5em a educa\u00e7\u00e3o b\u00e1sica.\r\n\r\nDesse modo, | ||
60 | apresenta as seguintes dimens\u00f5es de qualidade para a | 60 | apresenta as seguintes dimens\u00f5es de qualidade para a | ||
61 | avalia\u00e7\u00e3o: atendimento escolar; ensino e aprendizagem; | 61 | avalia\u00e7\u00e3o: atendimento escolar; ensino e aprendizagem; | ||
62 | investimento; profissionais da educa\u00e7\u00e3o; gest\u00e3o; | 62 | investimento; profissionais da educa\u00e7\u00e3o; gest\u00e3o; | ||
63 | equidade e cidadania, direitos humanos e valores.\r\n\r\nA | 63 | equidade e cidadania, direitos humanos e valores.\r\n\r\nA | ||
64 | avalia\u00e7\u00e3o ocorre bianualmente, de forma amostral e | 64 | avalia\u00e7\u00e3o ocorre bianualmente, de forma amostral e | ||
65 | censit\u00e1ria, com alunos de turmas regulares das escolas das redes | 65 | censit\u00e1ria, com alunos de turmas regulares das escolas das redes | ||
66 | p\u00fablicas e privadas do pa\u00eds, em \u00e1reas urbanas e rurais, | 66 | p\u00fablicas e privadas do pa\u00eds, em \u00e1reas urbanas e rurais, | ||
67 | matriculados no 5\u00ba ano e 9\u00ba ano do ensino fundamental e no | 67 | matriculados no 5\u00ba ano e 9\u00ba ano do ensino fundamental e no | ||
68 | \u00faltimo ano do ensino m\u00e9dio nas modalidades de ensino | 68 | \u00faltimo ano do ensino m\u00e9dio nas modalidades de ensino | ||
69 | tradicional e t\u00e9cnico integrado.\r\n\r\nUm dos objetivos do Saeb | 69 | tradicional e t\u00e9cnico integrado.\r\n\r\nUm dos objetivos do Saeb | ||
70 | \u00e9 produzir indicadores tendo em vista a manuten\u00e7\u00e3o da | 70 | \u00e9 produzir indicadores tendo em vista a manuten\u00e7\u00e3o da | ||
71 | comparabilidade dos dados, permitindo, assim, o incremento das | 71 | comparabilidade dos dados, permitindo, assim, o incremento das | ||
72 | s\u00e9ries hist\u00f3ricas, e, assim, subsidiar a | 72 | s\u00e9ries hist\u00f3ricas, e, assim, subsidiar a | ||
73 | elabora\u00e7\u00e3o, o monitoramento e o aprimoramento de | 73 | elabora\u00e7\u00e3o, o monitoramento e o aprimoramento de | ||
74 | pol\u00edticas p\u00fablicas em educa\u00e7\u00e3o baseadas em | 74 | pol\u00edticas p\u00fablicas em educa\u00e7\u00e3o baseadas em | ||
75 | evid\u00eancias, com vistas ao desenvolvimento social e econ\u00f4mico | 75 | evid\u00eancias, com vistas ao desenvolvimento social e econ\u00f4mico | ||
76 | do pa\u00eds.\r\n\r\nA profici\u00eancia tamb\u00e9m \u00e9 chamada de | 76 | do pa\u00eds.\r\n\r\nA profici\u00eancia tamb\u00e9m \u00e9 chamada de | ||
77 | tra\u00e7o latente ou habilidade. Refere-se tanto aos conhecimentos ou | 77 | tra\u00e7o latente ou habilidade. Refere-se tanto aos conhecimentos ou | ||
78 | habilidades medidas pela avalia\u00e7\u00e3o. Uma escala de | 78 | habilidades medidas pela avalia\u00e7\u00e3o. Uma escala de | ||
79 | profici\u00eancia \u00e9 uma representa\u00e7\u00e3o que distribui os | 79 | profici\u00eancia \u00e9 uma representa\u00e7\u00e3o que distribui os | ||
80 | resultados das profici\u00eancias dos alunos numa reta, na qual a | 80 | resultados das profici\u00eancias dos alunos numa reta, na qual a | ||
81 | qualidade das aprendizagens \u00e9 crescente. Nada mais \u00e9 do que | 81 | qualidade das aprendizagens \u00e9 crescente. Nada mais \u00e9 do que | ||
82 | uma r\u00e9gua de medida cuja distribui\u00e7\u00e3o de pontos e a | 82 | uma r\u00e9gua de medida cuja distribui\u00e7\u00e3o de pontos e a | ||
83 | consequente interpreta\u00e7\u00e3o permite compreender os resultados | 83 | consequente interpreta\u00e7\u00e3o permite compreender os resultados | ||
84 | e compar\u00e1-los entre v\u00e1rias edi\u00e7\u00f5es. Dessa forma, | 84 | e compar\u00e1-los entre v\u00e1rias edi\u00e7\u00f5es. Dessa forma, | ||
85 | s\u00e3o constru\u00eddas escalas de profici\u00eancia compostas por | 85 | s\u00e3o constru\u00eddas escalas de profici\u00eancia compostas por | ||
86 | dez n\u00edveis, com intervalo de 25 pontos entre cada | 86 | dez n\u00edveis, com intervalo de 25 pontos entre cada | ||
87 | n\u00edvel:\r\n\r\n\u2022\tN\u00edvel 1: Desempenho maior ou igual a | 87 | n\u00edvel:\r\n\r\n\u2022\tN\u00edvel 1: Desempenho maior ou igual a | ||
88 | 225 e menor que 250;\r\n\r\n\u2022\tN\u00edvel 2: Desempenho maior ou | 88 | 225 e menor que 250;\r\n\r\n\u2022\tN\u00edvel 2: Desempenho maior ou | ||
89 | igual a 250 e menor que 275;\r\n\r\n\u2022\tN\u00edvel 3: Desempenho | 89 | igual a 250 e menor que 275;\r\n\r\n\u2022\tN\u00edvel 3: Desempenho | ||
90 | maior ou igual a 275 e menor que 300;\r\n\r\n\u2022\tN\u00edvel 4: | 90 | maior ou igual a 275 e menor que 300;\r\n\r\n\u2022\tN\u00edvel 4: | ||
91 | Desempenho maior ou igual a 300 e menor que | 91 | Desempenho maior ou igual a 300 e menor que | ||
92 | 325;\r\n\r\n\u2022\tN\u00edvel 5: Desempenho maior ou igual a 325 e | 92 | 325;\r\n\r\n\u2022\tN\u00edvel 5: Desempenho maior ou igual a 325 e | ||
93 | menor que 350;\r\n\r\n\u2022\tN\u00edvel 6 : Desempenho maior ou igual | 93 | menor que 350;\r\n\r\n\u2022\tN\u00edvel 6 : Desempenho maior ou igual | ||
94 | a 325 e menor que 350;\r\n\r\n\u2022\tN\u00edvel 7 : Desempenho maior | 94 | a 325 e menor que 350;\r\n\r\n\u2022\tN\u00edvel 7 : Desempenho maior | ||
95 | ou igual a 375 e menor que 400;\r\n\r\n\u2022\tN\u00edvel 8: | 95 | ou igual a 375 e menor que 400;\r\n\r\n\u2022\tN\u00edvel 8: | ||
96 | Desempenho maior ou igual a 400 e menor que | 96 | Desempenho maior ou igual a 400 e menor que | ||
97 | 425;\r\n\r\n\u2022\tN\u00edvel 9 Desempenho maior ou igual a 425 e | 97 | 425;\r\n\r\n\u2022\tN\u00edvel 9 Desempenho maior ou igual a 425 e | ||
98 | menor que 450;\r\n\r\n\u2022\tN\u00edvel 10: Desempenho maior ou igual | 98 | menor que 450;\r\n\r\n\u2022\tN\u00edvel 10: Desempenho maior ou igual | ||
99 | a 450.\r\n\r\nApesar de avan\u00e7os nas \u00faltimas d\u00e9cadas, o | 99 | a 450.\r\n\r\nApesar de avan\u00e7os nas \u00faltimas d\u00e9cadas, o | ||
100 | ensino m\u00e9dio ainda apresenta altas taxas de evas\u00e3o e | 100 | ensino m\u00e9dio ainda apresenta altas taxas de evas\u00e3o e | ||
101 | abandono escolar, sendo uma etapa da escolariza\u00e7\u00e3o | 101 | abandono escolar, sendo uma etapa da escolariza\u00e7\u00e3o | ||
102 | b\u00e1sica, que, muitas vezes, tem seu curso interrompido com | 102 | b\u00e1sica, que, muitas vezes, tem seu curso interrompido com | ||
103 | consequ\u00eancias diretas sobre a capacidade de transi\u00e7\u00e3o | 103 | consequ\u00eancias diretas sobre a capacidade de transi\u00e7\u00e3o | ||
104 | para o ensino terci\u00e1rio seja para o ensino superior, ou para o | 104 | para o ensino terci\u00e1rio seja para o ensino superior, ou para o | ||
105 | ensino t\u00e9cnico-profissional.\r\n\r\n Portanto, conhecer os | 105 | ensino t\u00e9cnico-profissional.\r\n\r\n Portanto, conhecer os | ||
106 | resultados e indicadores do Saeb \u00e9 importante para a | 106 | resultados e indicadores do Saeb \u00e9 importante para a | ||
107 | Pol\u00edtica de educa\u00e7\u00e3o para o ensino m\u00e9dio, pois | 107 | Pol\u00edtica de educa\u00e7\u00e3o para o ensino m\u00e9dio, pois | ||
108 | permite a compara\u00e7\u00e3o dos dados com anos anteriores, | 108 | permite a compara\u00e7\u00e3o dos dados com anos anteriores, | ||
109 | disponibilizando par\u00e2metros (escalas de profici\u00eancia) bem | 109 | disponibilizando par\u00e2metros (escalas de profici\u00eancia) bem | ||
110 | definidos, que permitem avaliar como est\u00e1 a habilidade dos jovens | 110 | definidos, que permitem avaliar como est\u00e1 a habilidade dos jovens | ||
111 | em matem\u00e1tica nessa etapa conclusiva da educa\u00e7\u00e3o | 111 | em matem\u00e1tica nessa etapa conclusiva da educa\u00e7\u00e3o | ||
112 | b\u00e1sica.\r\n\r\n#Refer\u00eancias\r\n\r\nBRASIL. Instituto | 112 | b\u00e1sica.\r\n\r\n#Refer\u00eancias\r\n\r\nBRASIL. Instituto | ||
113 | Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An\u00edsio Teixeira. | 113 | Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An\u00edsio Teixeira. | ||
114 | __Desempenho do ensino m\u00e9dio melhora no Saeb 2019__. | 114 | __Desempenho do ensino m\u00e9dio melhora no Saeb 2019__. | ||
115 | Dispon\u00edvel em: | 115 | Dispon\u00edvel em: | ||
116 | ssuntos/noticias/saeb/desempenho-do-ensino-medio-melhora-no-saeb-2019) | 116 | ssuntos/noticias/saeb/desempenho-do-ensino-medio-melhora-no-saeb-2019) | ||
117 | Acesso em 21 jun. 2024.\r\n\r\nBRASIL. Instituto Nacional de Estudos e | 117 | Acesso em 21 jun. 2024.\r\n\r\nBRASIL. Instituto Nacional de Estudos e | ||
118 | Pesquisas Educacionais An\u00edsio Teixeira. __NOTA INFORMATIVA DOS | 118 | Pesquisas Educacionais An\u00edsio Teixeira. __NOTA INFORMATIVA DOS | ||
119 | RESULTADOS DO SAEB 2021 - VERS\u00c3O RETIFICADA__. Dispon\u00edvel | 119 | RESULTADOS DO SAEB 2021 - VERS\u00c3O RETIFICADA__. Dispon\u00edvel | ||
120 | em: | 120 | em: | ||
121 | oad.inep.gov.br/saeb/outros_documentos/nota_explicativa_saeb_2021.pdf) | 121 | oad.inep.gov.br/saeb/outros_documentos/nota_explicativa_saeb_2021.pdf) | ||
122 | Acesso em 25 jun. 2024.\r\n\r\nBRASIL. Instituto Nacional de Estudos e | 122 | Acesso em 25 jun. 2024.\r\n\r\nBRASIL. Instituto Nacional de Estudos e | ||
123 | Pesquisas Educacionais An\u00edsio Teixeira. Diretoria de | 123 | Pesquisas Educacionais An\u00edsio Teixeira. Diretoria de | ||
124 | Avalia\u00e7\u00e3o da Educa\u00e7\u00e3o B\u00e1sica. __Escalas de | 124 | Avalia\u00e7\u00e3o da Educa\u00e7\u00e3o B\u00e1sica. __Escalas de | ||
125 | Profici\u00eancia do SAEB__. Bras\u00edlia-DF. 2020. Dispon\u00edvel | 125 | Profici\u00eancia do SAEB__. Bras\u00edlia-DF. 2020. Dispon\u00edvel | ||
126 | em: | 126 | em: | ||
127 | t-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb/resultados) | 127 | t-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb/resultados) | ||
128 | Acesso em 09 jul. 2024.\r\n\r\nBRASIL. Instituto Nacional de Estudos e | 128 | Acesso em 09 jul. 2024.\r\n\r\nBRASIL. Instituto Nacional de Estudos e | ||
129 | Pesquisas Educacionais An\u00edsio Teixeira. Diretoria de | 129 | Pesquisas Educacionais An\u00edsio Teixeira. Diretoria de | ||
130 | Avalia\u00e7\u00e3o da Educa\u00e7\u00e3o B\u00e1sica. | 130 | Avalia\u00e7\u00e3o da Educa\u00e7\u00e3o B\u00e1sica. | ||
131 | __Relat\u00f3rio de Resultados do SAEB 2021- Volume 1. 5\u00ba e | 131 | __Relat\u00f3rio de Resultados do SAEB 2021- Volume 1. 5\u00ba e | ||
132 | 9\u00ba ano do Ensino Fundamental e s\u00e9ries finais do Ensino | 132 | 9\u00ba ano do Ensino Fundamental e s\u00e9ries finais do Ensino | ||
133 | M\u00e9dio__. Bras\u00edlia-DF, 2023. Dispon\u00edvel em: | 133 | M\u00e9dio__. Bras\u00edlia-DF, 2023. Dispon\u00edvel em: | ||
134 | aeb/2021/resultados/relatorio_de_resultados_do_saeb_2021_volume_1.pdf) | 134 | aeb/2021/resultados/relatorio_de_resultados_do_saeb_2021_volume_1.pdf) | ||
135 | Acesso em: 09 jul. 2024.\r\n\r\nBRASIL. Instituto Nacional de Estudos | 135 | Acesso em: 09 jul. 2024.\r\n\r\nBRASIL. Instituto Nacional de Estudos | ||
136 | e Pesquisas Educacionais An\u00edsio Teixeira. SAEB 2021. __Microdados | 136 | e Pesquisas Educacionais An\u00edsio Teixeira. SAEB 2021. __Microdados | ||
137 | do Saeb. Leia-me__. 1\u00aa ed. 2022. Dispon\u00edvel em: | 137 | do Saeb. Leia-me__. 1\u00aa ed. 2022. Dispon\u00edvel em: | ||
138 | t-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb/resultados) | 138 | t-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb/resultados) | ||
139 | Acesso em 08 jul. 2024.\r\n\r\nBRASIL. Presid\u00eancia da | 139 | Acesso em 08 jul. 2024.\r\n\r\nBRASIL. Presid\u00eancia da | ||
140 | Rep\u00fablica. Secret\u00e1ria-geral. Subchefia para Assuntos | 140 | Rep\u00fablica. Secret\u00e1ria-geral. Subchefia para Assuntos | ||
141 | Jur\u00eddicos. __Decreto n\u00ba 9.432, de \r\n29 de junho de | 141 | Jur\u00eddicos. __Decreto n\u00ba 9.432, de \r\n29 de junho de | ||
142 | 2018__. Regulamenta a Pol\u00edtica Nacional de Avalia\u00e7\u00e3o e | 142 | 2018__. Regulamenta a Pol\u00edtica Nacional de Avalia\u00e7\u00e3o e | ||
143 | Exames da Educa\u00e7\u00e3o B\u00e1sica.\r\n\r\nBRASIL. | 143 | Exames da Educa\u00e7\u00e3o B\u00e1sica.\r\n\r\nBRASIL. | ||
144 | Minist\u00e9rio da Educa\u00e7\u00e3o. Instituto Nacional de Estudos e | 144 | Minist\u00e9rio da Educa\u00e7\u00e3o. Instituto Nacional de Estudos e | ||
145 | Pesquisas Educacionais An\u00edsio Teixeira. __Portaria n\u00ba 366, | 145 | Pesquisas Educacionais An\u00edsio Teixeira. __Portaria n\u00ba 366, | ||
146 | de 29 de abril de 2019__. Estabelece as diretrizes de | 146 | de 29 de abril de 2019__. Estabelece as diretrizes de | ||
147 | realiza\u00e7\u00e3o do Sistema de Avalia\u00e7\u00e3o da | 147 | realiza\u00e7\u00e3o do Sistema de Avalia\u00e7\u00e3o da | ||
148 | Educa\u00e7\u00e3o B\u00e1sica (SAEB) no ano de 2019.\r\n\r\nBRASIL. | 148 | Educa\u00e7\u00e3o B\u00e1sica (SAEB) no ano de 2019.\r\n\r\nBRASIL. | ||
149 | Minist\u00e9rio da Educa\u00e7\u00e3o. Instituto Nacional de Estudos e | 149 | Minist\u00e9rio da Educa\u00e7\u00e3o. Instituto Nacional de Estudos e | ||
150 | Pesquisas Educacionais An\u00edsio Teixeira. __Portaria n\u00ba 10, de | 150 | Pesquisas Educacionais An\u00edsio Teixeira. __Portaria n\u00ba 10, de | ||
151 | 8 de janeiro de 2021__. Estabelece par\u00e2metros e fixa diretrizes | 151 | 8 de janeiro de 2021__. Estabelece par\u00e2metros e fixa diretrizes | ||
152 | gerais para implementa\u00e7\u00e3o do Sistema de Avalia\u00e7\u00e3o | 152 | gerais para implementa\u00e7\u00e3o do Sistema de Avalia\u00e7\u00e3o | ||
153 | da Educa\u00e7\u00e3o B\u00e1sica - Saeb, no \u00e2mbito da | 153 | da Educa\u00e7\u00e3o B\u00e1sica - Saeb, no \u00e2mbito da | ||
154 | Pol\u00edtica Nacional de Avalia\u00e7\u00e3o da Educa\u00e7\u00e3o | 154 | Pol\u00edtica Nacional de Avalia\u00e7\u00e3o da Educa\u00e7\u00e3o | ||
155 | B\u00e1sica.\r\n\r\nSantos, H. R. R. __Expectativa de longevidade | 155 | B\u00e1sica.\r\n\r\nSantos, H. R. R. __Expectativa de longevidade | ||
156 | escolar entre concluintes do ensino m\u00e9dio p\u00fablico | 156 | escolar entre concluintes do ensino m\u00e9dio p\u00fablico | ||
157 | brasileiro: an\u00e1lise multirrelacional a partir dos microdados do | 157 | brasileiro: an\u00e1lise multirrelacional a partir dos microdados do | ||
158 | SAEB 2019__. Trabalho de Conclus\u00e3o do Curso (Gradua\u00e7\u00e3o | 158 | SAEB 2019__. Trabalho de Conclus\u00e3o do Curso (Gradua\u00e7\u00e3o | ||
159 | em Ci\u00eancias Socias). Instituto de Filosofia e Ci\u00eancias | 159 | em Ci\u00eancias Socias). Instituto de Filosofia e Ci\u00eancias | ||
160 | Socias - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, | 160 | Socias - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, | ||
161 | 2023.", | 161 | 2023.", | ||
162 | "num_resources": 2, | 162 | "num_resources": 2, | ||
163 | "num_tags": 7, | 163 | "num_tags": 7, | ||
164 | "organization": { | 164 | "organization": { | ||
165 | "approval_status": "approved", | 165 | "approval_status": "approved", | ||
166 | "created": "2024-02-07T14:34:30.087477", | 166 | "created": "2024-02-07T14:34:30.087477", | ||
167 | "description": "", | 167 | "description": "", | ||
168 | "id": "74cd3ea5-8ce9-4ea0-839d-e32641214fac", | 168 | "id": "74cd3ea5-8ce9-4ea0-839d-e32641214fac", | ||
169 | "image_url": | 169 | "image_url": | ||
170 | "2024-09-05-135712.481328WhatsApp-Image-2024-09-05-at-10.55.50.jpeg", | 170 | "2024-09-05-135712.481328WhatsApp-Image-2024-09-05-at-10.55.50.jpeg", | ||
171 | "is_organization": true, | 171 | "is_organization": true, | ||
172 | "name": "observatorio-das-politicas-publicas", | 172 | "name": "observatorio-das-politicas-publicas", | ||
173 | "state": "active", | 173 | "state": "active", | ||
174 | "title": "Observat\u00f3rio de Pol\u00edticas P\u00fablicas", | 174 | "title": "Observat\u00f3rio de Pol\u00edticas P\u00fablicas", | ||
175 | "type": "organization" | 175 | "type": "organization" | ||
176 | }, | 176 | }, | ||
177 | "owner_org": "74cd3ea5-8ce9-4ea0-839d-e32641214fac", | 177 | "owner_org": "74cd3ea5-8ce9-4ea0-839d-e32641214fac", | ||
178 | "private": false, | 178 | "private": false, | ||
179 | "relationships_as_object": [], | 179 | "relationships_as_object": [], | ||
180 | "relationships_as_subject": [], | 180 | "relationships_as_subject": [], | ||
181 | "resources": [ | 181 | "resources": [ | ||
182 | { | 182 | { | ||
183 | "cache_last_updated": null, | 183 | "cache_last_updated": null, | ||
184 | "cache_url": null, | 184 | "cache_url": null, | ||
185 | "created": "2024-07-11T15:42:43.000229", | 185 | "created": "2024-07-11T15:42:43.000229", | ||
186 | "datastore_active": false, | 186 | "datastore_active": false, | ||
187 | "description": "", | 187 | "description": "", | ||
188 | "format": "PDF", | 188 | "format": "PDF", | ||
189 | "hash": "", | 189 | "hash": "", | ||
190 | "id": "1aecb0d5-16bc-477f-9027-4653495b6fa9", | 190 | "id": "1aecb0d5-16bc-477f-9027-4653495b6fa9", | ||
n | 191 | "last_modified": "2024-07-12T15:17:03.824278", | n | 191 | "last_modified": "2024-09-10T19:44:31.443524", |
192 | "metadata_modified": "2024-07-12T15:17:03.845425", | 192 | "metadata_modified": "2024-09-10T19:44:31.468945", | ||
193 | "mimetype": "application/pdf", | 193 | "mimetype": "application/pdf", | ||
194 | "mimetype_inner": null, | 194 | "mimetype_inner": null, | ||
195 | "name": "Descritivo do indicador", | 195 | "name": "Descritivo do indicador", | ||
196 | "package_id": "2f693272-241f-42a4-93f9-83af5d49359a", | 196 | "package_id": "2f693272-241f-42a4-93f9-83af5d49359a", | ||
197 | "position": 0, | 197 | "position": 0, | ||
198 | "resource_type": null, | 198 | "resource_type": null, | ||
n | 199 | "size": 1138485, | n | 199 | "size": 1138136, |
200 | "state": "active", | 200 | "state": "active", | ||
201 | "url": | 201 | "url": | ||
n | 202 | source/1aecb0d5-16bc-477f-9027-4653495b6fa9/download/descritivo-.pdf", | n | 202 | 6bc-477f-9027-4653495b6fa9/download/descritivo-do-indicador.docx.pdf", |
203 | "url_type": "upload" | 203 | "url_type": "upload" | ||
204 | }, | 204 | }, | ||
205 | { | 205 | { | ||
206 | "cache_last_updated": null, | 206 | "cache_last_updated": null, | ||
207 | "cache_url": null, | 207 | "cache_url": null, | ||
208 | "created": "2024-08-19T03:56:30.734291", | 208 | "created": "2024-08-19T03:56:30.734291", | ||
209 | "datastore_active": false, | 209 | "datastore_active": false, | ||
210 | "description": "", | 210 | "description": "", | ||
211 | "format": "CSV", | 211 | "format": "CSV", | ||
212 | "hash": "", | 212 | "hash": "", | ||
213 | "id": "1e57027d-e570-409a-b9a0-d16a2d737082", | 213 | "id": "1e57027d-e570-409a-b9a0-d16a2d737082", | ||
214 | "last_modified": "2024-08-19T03:56:30.693041", | 214 | "last_modified": "2024-08-19T03:56:30.693041", | ||
t | 215 | "metadata_modified": "2024-08-19T03:56:30.713379", | t | 215 | "metadata_modified": "2024-09-10T19:44:31.469173", |
216 | "mimetype": "text/csv", | 216 | "mimetype": "text/csv", | ||
217 | "mimetype_inner": null, | 217 | "mimetype_inner": null, | ||
218 | "name": "Dados", | 218 | "name": "Dados", | ||
219 | "package_id": "2f693272-241f-42a4-93f9-83af5d49359a", | 219 | "package_id": "2f693272-241f-42a4-93f9-83af5d49359a", | ||
220 | "position": 1, | 220 | "position": 1, | ||
221 | "resource_type": null, | 221 | "resource_type": null, | ||
222 | "size": 48988, | 222 | "size": 48988, | ||
223 | "state": "active", | 223 | "state": "active", | ||
224 | "url": | 224 | "url": | ||
225 | 9359a/resource/1e57027d-e570-409a-b9a0-d16a2d737082/download/9.4.csv", | 225 | 9359a/resource/1e57027d-e570-409a-b9a0-d16a2d737082/download/9.4.csv", | ||
226 | "url_type": "upload" | 226 | "url_type": "upload" | ||
227 | } | 227 | } | ||
228 | ], | 228 | ], | ||
229 | "state": "active", | 229 | "state": "active", | ||
230 | "tags": [ | 230 | "tags": [ | ||
231 | { | 231 | { | ||
232 | "display_name": "educa\u00e7\u00e3o", | 232 | "display_name": "educa\u00e7\u00e3o", | ||
233 | "id": "c1588d51-5991-4482-95a5-dcb4a6b3b753", | 233 | "id": "c1588d51-5991-4482-95a5-dcb4a6b3b753", | ||
234 | "name": "educa\u00e7\u00e3o", | 234 | "name": "educa\u00e7\u00e3o", | ||
235 | "state": "active", | 235 | "state": "active", | ||
236 | "vocabulary_id": null | 236 | "vocabulary_id": null | ||
237 | }, | 237 | }, | ||
238 | { | 238 | { | ||
239 | "display_name": "educa\u00e7\u00e3o b\u00e1sica", | 239 | "display_name": "educa\u00e7\u00e3o b\u00e1sica", | ||
240 | "id": "5cb8576b-63fa-4497-96d5-963d351cb989", | 240 | "id": "5cb8576b-63fa-4497-96d5-963d351cb989", | ||
241 | "name": "educa\u00e7\u00e3o b\u00e1sica", | 241 | "name": "educa\u00e7\u00e3o b\u00e1sica", | ||
242 | "state": "active", | 242 | "state": "active", | ||
243 | "vocabulary_id": null | 243 | "vocabulary_id": null | ||
244 | }, | 244 | }, | ||
245 | { | 245 | { | ||
246 | "display_name": "ensino m\u00e9dio", | 246 | "display_name": "ensino m\u00e9dio", | ||
247 | "id": "3b5f05d4-7f08-4719-a296-58fd2c763be7", | 247 | "id": "3b5f05d4-7f08-4719-a296-58fd2c763be7", | ||
248 | "name": "ensino m\u00e9dio", | 248 | "name": "ensino m\u00e9dio", | ||
249 | "state": "active", | 249 | "state": "active", | ||
250 | "vocabulary_id": null | 250 | "vocabulary_id": null | ||
251 | }, | 251 | }, | ||
252 | { | 252 | { | ||
253 | "display_name": "matem\u00e1tica", | 253 | "display_name": "matem\u00e1tica", | ||
254 | "id": "b93c5124-ac0e-4962-a0e8-d0fd972f3cf7", | 254 | "id": "b93c5124-ac0e-4962-a0e8-d0fd972f3cf7", | ||
255 | "name": "matem\u00e1tica", | 255 | "name": "matem\u00e1tica", | ||
256 | "state": "active", | 256 | "state": "active", | ||
257 | "vocabulary_id": null | 257 | "vocabulary_id": null | ||
258 | }, | 258 | }, | ||
259 | { | 259 | { | ||
260 | "display_name": "pol\u00edtica p\u00fablica", | 260 | "display_name": "pol\u00edtica p\u00fablica", | ||
261 | "id": "d97e7980-0a4e-4d59-af2a-d7d919b382ed", | 261 | "id": "d97e7980-0a4e-4d59-af2a-d7d919b382ed", | ||
262 | "name": "pol\u00edtica p\u00fablica", | 262 | "name": "pol\u00edtica p\u00fablica", | ||
263 | "state": "active", | 263 | "state": "active", | ||
264 | "vocabulary_id": null | 264 | "vocabulary_id": null | ||
265 | }, | 265 | }, | ||
266 | { | 266 | { | ||
267 | "display_name": "profici\u00eancia", | 267 | "display_name": "profici\u00eancia", | ||
268 | "id": "96923e17-80c5-4a35-bdd6-41dc6d5568b9", | 268 | "id": "96923e17-80c5-4a35-bdd6-41dc6d5568b9", | ||
269 | "name": "profici\u00eancia", | 269 | "name": "profici\u00eancia", | ||
270 | "state": "active", | 270 | "state": "active", | ||
271 | "vocabulary_id": null | 271 | "vocabulary_id": null | ||
272 | }, | 272 | }, | ||
273 | { | 273 | { | ||
274 | "display_name": "saeb", | 274 | "display_name": "saeb", | ||
275 | "id": "55e9f96c-0572-429e-9078-a8f0913987d9", | 275 | "id": "55e9f96c-0572-429e-9078-a8f0913987d9", | ||
276 | "name": "saeb", | 276 | "name": "saeb", | ||
277 | "state": "active", | 277 | "state": "active", | ||
278 | "vocabulary_id": null | 278 | "vocabulary_id": null | ||
279 | } | 279 | } | ||
280 | ], | 280 | ], | ||
281 | "title": "09.04 Profici\u00eancia m\u00e9dia no SAEB em | 281 | "title": "09.04 Profici\u00eancia m\u00e9dia no SAEB em | ||
282 | matem\u00e1tica no Ensino M\u00e9dio", | 282 | matem\u00e1tica no Ensino M\u00e9dio", | ||
283 | "type": "dataset", | 283 | "type": "dataset", | ||
284 | "url": | 284 | "url": | ||
285 | -br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb/resultados", | 285 | -br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb/resultados", | ||
286 | "version": "" | 286 | "version": "" | ||
287 | } | 287 | } |