04.02 Cobertura Vacinal Hepatite B até 30 dias

Estima o percentual de crianças vacinadas contra a Hepatite B, até seus primeiros 30 dias de vida, em determinado espaço geográfico, no período considerado.

Detalhamento

Hepatite é o termo designado para se referir a inflamações que ocorrem de forma aguda ou crônica do fígado. A transmissão pode ocorrer pela via parenteral (por injeção de medicamentos), sexual e vertical, sendo que o vírus é encontrado em maior quantidade no sangue. Essa última forma (vertical) ocorre quando a doença é transmitida da mãe para o filho durante a gestação ou durante o parto.

Atualmente, o Brasil é signatário da Estratégia Global para eliminação das hepatites virais como problema de saúde pública até o ano de 2030. Assim, as hepatites virais são doenças de notificação compulsória, ou seja, cada ocorrência deve ser notificada por um profissional de saúde no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Esse registro é importante para mapear os casos de hepatites no país e ajuda a traçar diretrizes de políticas públicas no setor.

Os principais sintomas da hepatite são: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Entretanto, na maioria das vezes, a doença não apresenta sintomas ou estes demoram a aparecer. Grande parte das pessoas desconhecem ter a infecção. Isso faz com que a doença possa evoluir por décadas sem o devido diagnóstico. Em sua forma grave, pode comprometer o fígado e causar fibrose ou cirrose, que podem levar ao desenvolvimento de câncer e até necessidade de transplante do órgão.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. As infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C frequentemente se tornam crônicas. A hepatite B, na maioria dos casos, não tem cura. Desse modo, a principal medida de prevenção é a imunização, altamente eficaz e disponível para todas as pessoas no SUS.

A vacina da hepatite B compõe o Programa Nacional de Imunização (PNI) e seu calendário vacinal apresenta metas de cobertura que visam imunizar determinados grupos- alvo, como crianças de até 30 dias. A vacina é indicada conforme esquema de vacinação com a primeira dose a ser aplicada o mais precocemente possível, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade, podendo ser administrada até 30 dias após o nascimento.

Além disso, faz parte do calendário de vacinação da criança e está disponível nas salas de vacina do Sistema Único de Saúde (SUS) para todas as pessoas, independentemente de idade e/ou condições de vulnerabilidade, e para as situações previstas no Manual dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Cobertura Vacinal. Disponível em: https://infoms.saude.gov.br/extensions/SEIDIGI_DEMAS_VACINACAO_CALENDARIO_NACIONAL_COBERTURA_OCORRENCIA/SEIDIGI_DEMAS_VACINACAO_CALENDARIO_NACIONAL_COBERTURA_OCORRENCIA.htmlAcesso em: 06 de jun. 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Hepatite B. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt br/assuntos/saude-de-a-a-z/h/hepatites-virais/hepatite-b Acesso em: 10 maio 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Hepatite Virais. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/h/hepatites-virais Acesso em: 10 maio 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Hepatites virais: vacinação e tratamento. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2020/julho/hepatites-virais-vacinacao-e- tratamento Acesso em: 10 maio 2024.

BRASIL. Serviços e Informações do Brasil. Vacinar contra Hepatite B (recombinante) - Fiocruz/RJ. Disponível em: [https://www.gov.br/pt-br/servicos/vacinar-contra-hepatite-b- recombinante-fiocruz-rj] (https://www.gov.br/pt-br/servicos/vacinar-contra-hepatite-b-recombinante-fiocruz-rj) Acesso em: 10 maio 2024.

MENDES, G. V.; CANETTIERI, A. C. V.; DÓRI, A. C. O. C. Perfil epidemiológico dos casos de hepatite b na região metropolitana do vale do paraíba e litoral norte. Revista Univap, v. 28, n. 57, 2022.

Dados e recursos

Informações Adicionais

Campo Valor
Fonte http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/dhdat.exe?bd_pni/cpnibr.def
Autor http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/dhdat.exe?bd_pni/cpnibr.def
Mantenedor serv-politicaspublicas
Última Atualização setembro 10, 2024, 22:47 (BRT)
Criado junho 7, 2024, 11:47 (BRT)
Data da próxima atualização
Data da última atualização
Filtro 1ª infância
Fonte 2 https://infoms.saude.gov.br/extensions/SEIDIGI_DEMAS_VACINACAO_CALENDARIO_NACIONAL_COBERTURA_OCORRENCIA/SEIDIGI_DEMAS_VACINACAO_CALENDARIO_NACIONAL_COBERTURA_OCORRENCIA.html
Granularidade Brasil / UFs/ Municípios GO
Layout Layout 06
Periodicidade Anual
Polaridade Positiva
Política Pública Política de Imunização
Tema Saúde