04.04 Cobertura vacinal Meningocócica C

Estima o percentual de pessoas vacinadas contra Meningite C, em determinado espaço geográfico, no período considerado.

Detalhamento

A meningite é uma doença grave que consiste na inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias, vírus, parasitas ou por fungos. A meningite causada por infecção bacteriana tende a ser a mais séria - levando a cerca de 250 mil mortes por ano - e pode causar epidemias de rápida propagação. A doença mata uma em cada 10 pessoas infectadas - principalmente crianças e jovens - e deixa uma em cinco com incapacidades de longa duração, como convulsões, perda de audição e visão, danos neurológicos e deficiência cognitiva.

A meningite pode ser transmitida por meio de vias respiratórias, gotículas e secreções do nariz e garganta ou por meio de alimentos, quando bacteriana; contaminação fecal-oral, aperto de mãos, toque em objetos ou superfícies contaminadas e subsequente toque nos olhos, mãos ou boca antes de lavar as mãos, fralda infectada, ingestão de água ou alimentos crus que contenham o vírus ou por meio de picada de insetos, quando viral; inalação de esporos (pequenos pedaços de fungos) que entram nos pulmões presentes em solos ou ambientes contaminados, ou ambiente hospitalar, quando fúngica; e, ingestão de produtos ou alimentos contaminados por parasitas, quando causada por estes micro-organismos.

Os principais sintomas incluem febre, dor de cabeça, rigidez de nuca, náusea, vômito, fotofobia (aumento da sensibilidade à luz), status mental alterado (confusão), e, em alguns casos, convulsões, delírio, tremores e coma.

A vacina Meningocócica C (Conjugada) previne a doença causada pela bactéria Neisseria meningitidis do sorogrupo C. De acordo com o calendário vacinal, crianças devem tomar a primeira dose da vacina com 3 meses de vida, a segunda dose com 5 meses de vida e o reforço quando completar 12 meses.

A vacina ACWY, previne também contra a meningite causada pelos sorotipos A, W e Y, além do sorotipo C, porém, é disponibilizada na mesma faixa etária da população acima somente na rede privada.

A cobertura vacinal, por sua vez, é um indicador que estima a proporção da população-alvo vacinada. Para este cálculo, utiliza-se o total de doses aplicadas, no numerador, dividido pela estimativa da população alvo, no denominador, multiplicado por 100.

Assim sendo, o Ministério da Saúde considera como população-alvo das vacinas do Calendário Nacional os menores de 1 ano, e 1 ano de idade, cujos dados são obtidos do Sistema de Nascidos Vivos – Sinasc com 2 meses de atraso.

Para a cobertura vacinal da Meningo C considera-se a segunda dose do esquema vacinal em crianças menores de um ano, compreendendo a Meningocócica C e a ACWY, conforme fórmula a seguir:

CV = N.º de doses aplicadas (D2) meningo C + meningo ACWY (D2) em menores de 1 ano, em determinado local e período/N.º de nascidos vivos disponibilizados no Sinasc para o respectivo local e período * 100

E para a cobertura vacinal da Meningo C (1º REF), considera-se o reforço de ambas as vacinas, em crianças de 1 ano, conforme fórmula abaixo:

CV = N.º de doses aplicadas (R1,R) meningo C + meningo ACWY (R1,R) em crianças de 1 ano, em determinado local e período/N.º de nascidos vivos disponibilizados no Sinasc para o respectivo local e período * 100

A meta de cobertura vacinal é de 95% tanto para a vacina Meningo C quanto para a vacina de reforço.

O Ministério da Saúde adverte que a meningite é considerada uma doença endêmica. Casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão. O sexo masculino também é o mais acometido pela doença.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Meningite. Disponível em:https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/m/meningite. Acesso em: 23/05/2024.

Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS. OMS e parceiros pedem ação urgente contra a meningite. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/28-9-2021-oms-e-parceiros-pedem-acao-urgente-contra-meningite. Acesso em: 23/05/2024.

MINAS GERAIS. Fundação Ezequiel Dias – FUNED. Vacina adsorvida meningocócica C (conjugada). Disponível em: http://www.funed.mg.gov.br/vacina-adsorvida-meningococica-c-conjugada/. Acesso em: 23/05/2024.

DISTRITO FEDERAL. Secretaria Estadual da Saúde. Cobertura Vacinal. Disponível em: https://www.saude.df.gov.br/cobertura-vacinal. Acesso em: 30/04/2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Nota informativa sobre os dados de cobertura vacinal e transcrição de caderneta. Disponível em: https://infoms.saude.gov.br/content/Default/NOTA_INFORMATIVA_SOBRE_CV_CALEND%C3%81RIO_NACIONAL.pdf. Acesso em: 03/05/2024.

Dados e recursos

Informações Adicionais

Campo Valor
Fonte http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/dhdat.exe?bd_pni/cpnibr.def
Autor Ministério da Saúde – Cobertura Vacinal – Ocorrência e Tabnet
Mantenedor serv-politicaspublicas
Última Atualização setembro 10, 2024, 22:48 (BRT)
Criado junho 18, 2024, 09:15 (BRT)
Data da próxima atualização
Data da última atualização
Filtro 1ª infância
Fonte 2 https://infoms.saude.gov.br/extensions/SEIDIGI_DEMAS_VACINACAO_CALENDARIO_NACIONAL_COBERTURA_RESIDENCIA/SEIDIGI_DEMAS_VACINACAO_CALENDARIO_NACIONAL_COBERTURA_RESIDENCIA.html
Granularidade Brasil / UFs/ Municípios GO
Layout Layout 07
Nota
Periodicidade Anual
Polaridade Positiva
Política Pública Política de Imunização
Tema Saúde