04.01 Percentual de cobertura vacinal BCG

Estima a proporção da população-alvo que recebeu a vacina BCG, em determinado local, no período considerado.

Detalhamento

A vacina Bacilo de Calmette e Guérin – BCG é indicada para prevenir as formas graves de Tuberculose conhecidas como Miliar e Meníngea. A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas do corpo humano. Sua transmissão ocorre por via respiratória, de pessoa a pessoa pelo ar, por meio da tosse, espirro ou fala. Os principais sintomas são: febre ao final do dia, tosse, fraqueza, cansaço e perda de peso.

Ao longo dos anos, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) alcançou avanços ao consolidar a estratégia de vacinação nacional. Algumas metas traçadas foram o controle de doenças imunopreveníveis como Difteria, Coqueluche, Tétano acidental, Hepatite B, Meningites, Febre Amarela, formas graves da Tuberculose, Rubéola, Caxumba em alguns Estados, bem como, a manutenção da erradicação da Poliomielite. A partir disso a vacinação para prevenção da tuberculose passou a fazer parte do calendário de vacinação infantil, sendo obtida a partir de bactéria viva atenuada, administrada por via intradérmica (injeção sob a pele) de preferência no braço direito.

O esquema de vacinação da BCG é em dose única, sendo recomendado que aconteça nas primeiras 12 (doze) horas após o nascimento, embora seja possível ser ministrada antes da criança completar cinco anos de idade. A cobertura vacinal, por sua vez, é um indicador que estima a proporção da população-alvo vacinada. Para este cálculo, utiliza-se o total de doses aplicadas, no numerador, dividido pela estimativa da população alvo, no denominador, multiplicado por 100.

 (N.º de doses aplicadas em crianças com idade menor ou igual a 1 ano, em determinado local e período)/(N.º de nascidos vivos disponibilizados no Sinasc para o respectivo local e período)  x 100

O Ministério da Saúde considera como população-alvo das vacinas do Calendário Nacional os menores de 1 ano e 1 ano de idade. Como numeradores tem-se as últimas doses do esquema vacinal e nos denominadores os registros do Sistema de Nascidos Vivos – Sinasc com 2 meses de atraso.

As doses de vacinas registradas nos sistemas de informação que correspondem à Transcrição de Caderneta de Vacinação são contabilizadas para o cálculo de cobertura vacinal, desde que não tenha equivalência da dose na Rede Nacional de Dados em Saúde – RNDS. Portanto, a cobertura vacinal mostra as doses de transcrição de caderneta que estão sendo utilizadas para fins de cobertura vacinal. A meta de cobertura vacinal é de 90% para as vacinas BCG.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Cobertura Vacinal. Disponível em: https://infoms.saude.gov.br/extensions/SEIDIGI_DEMAS_VACINACAO_CALENDARIO_NACIONAL_COBERTURA_OCORRENCIA/SEIDIGI_DEMAS_VACINACAO_CALENDARIO_NACIONAL_COBERTURA_OCORRENCIA.html Acesso em: 06 de jun. 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Nota informativa sobre os dados de cobertura vacinal e transcrição de caderneta. Disponível em: https://infoms.saude.gov.br/content/Default/NOTA_INFORMATIVA_SOBRE_CV_CALEND%C3%81RIO_NACIONAL.pdf. Acesso em: 03 maio 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Programa Nacional de Imunizações – Vacinação. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/pni. Acesso em: 07 maio 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Tuberculose. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/t/tuberculose#:~:text=A%20tuberculose%20%C3%A9%20uma%20doen%C3%A7a,outros%20%C3%B3rg%C3%A3os%20e%2Fou%20sistemas. Acesso em: 30/04/2024. 30 abr. 2024

BRASIL. Ministério da Saúde. Vacinar contra formas graves de tuberculose (BCG) - Fiocruz/RJ. Disponível em:https://www.gov.br/pt-br/servicos/vacinar-contra-formas-graves-de-tuberculose-bcg-fiocruz-rj#:~:text=O%20que%20%C3%A9%3F,o%20nascimento%2C%20ainda%20na%20maternidade . 30 abr. 2024

BRASIL. Organização Pan-Americana da Saúde. Cartilha de vacinas: para quem quer mesmo saber das coisas. Organização Pan-Americana da Saúde. Brasília, 2015. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cart_vac.pdf. Acesso em: 07 maio 2024.

DISTRITO FEDERAL. Secretaria Estadual da Saúde. Cobertura Vacinal. Disponível em: https://www.saude.df.gov.br/cobertura-vacinal. Acesso em: 30/04/2024. 30 abr. 2024

Dados e recursos

Informações Adicionais

Campo Valor
Fonte https://infoms.saude.gov.br/extensions/SEIDIGI_DEMAS_VACINACAO_CALENDARIO_NACIONAL_MENU_PRINCIPAL/SEIDIGI_DEMAS_VACINACAO_CALENDARIO_NACIONAL_MENU_PRINCIPAL.html
Autor Ministério da Saúde, Departamento do Programa Nacional de Imunização - DPNI
Mantenedor serv-politicaspublicas
Última Atualização setembro 10, 2024, 22:46 (BRT)
Criado junho 7, 2024, 08:18 (BRT)
Data da próxima atualização
Data da última atualização
Filtro 1ª infância
Fonte 2 http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/dhdat.exe?bd_pni/cpnibr.def
Granularidade Brasil / UFs/ Municípios GO
Layout Layout 06
Nota
Periodicidade Anual
Polaridade Positiva
Política Pública Política de Imunização
Tema Saúde