Alterações
On 1 de fevereiro de 2024 17:05:44 BRST, ckan_admin:
-
No fields were updated. See the metadata diff for more details.
f | 1 | { | f | 1 | { |
2 | "author": "", | 2 | "author": "", | ||
3 | "author_email": "", | 3 | "author_email": "", | ||
4 | "creator_user_id": "d60995d9-b445-435c-96bb-973ef4d74799", | 4 | "creator_user_id": "d60995d9-b445-435c-96bb-973ef4d74799", | ||
5 | "extras": [], | 5 | "extras": [], | ||
6 | "groups": [], | 6 | "groups": [], | ||
7 | "id": "8f9628a3-bbe9-4ec1-b21b-ba771109cc91", | 7 | "id": "8f9628a3-bbe9-4ec1-b21b-ba771109cc91", | ||
8 | "isopen": true, | 8 | "isopen": true, | ||
9 | "license_id": "other-pd", | 9 | "license_id": "other-pd", | ||
10 | "license_title": "Outra (Dom\u00ednio P\u00fablico)", | 10 | "license_title": "Outra (Dom\u00ednio P\u00fablico)", | ||
11 | "maintainer": "", | 11 | "maintainer": "", | ||
12 | "maintainer_email": "", | 12 | "maintainer_email": "", | ||
13 | "metadata_created": "2024-02-01T19:05:33.394624", | 13 | "metadata_created": "2024-02-01T19:05:33.394624", | ||
n | 14 | "metadata_modified": "2024-02-01T19:05:44.126342", | n | 14 | "metadata_modified": "2024-02-01T19:05:44.436419", |
15 | "name": "criancas-na-pre-escola", | 15 | "name": "criancas-na-pre-escola", | ||
16 | "notes": "Mede-se o percentual de crian\u00e7as de at\u00e9 4 e 5 | 16 | "notes": "Mede-se o percentual de crian\u00e7as de at\u00e9 4 e 5 | ||
17 | anos em pr\u00e9-escolas, em determinado munic\u00edpio, segundo o | 17 | anos em pr\u00e9-escolas, em determinado munic\u00edpio, segundo o | ||
18 | Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An\u00edsio | 18 | Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An\u00edsio | ||
19 | Teixeira (Inep) e o Instituto Brasileiro de Geografia e | 19 | Teixeira (Inep) e o Instituto Brasileiro de Geografia e | ||
20 | Estat\u00edstica (IBGE).\r\n\r\nA Educa\u00e7\u00e3o Infantil \u00e9 a | 20 | Estat\u00edstica (IBGE).\r\n\r\nA Educa\u00e7\u00e3o Infantil \u00e9 a | ||
21 | primeira etapa da Educa\u00e7\u00e3o B\u00e1sica. No Brasil, ela | 21 | primeira etapa da Educa\u00e7\u00e3o B\u00e1sica. No Brasil, ela | ||
22 | atende crian\u00e7as de 0 a 5anos de idade, sendo obrigat\u00f3ria a | 22 | atende crian\u00e7as de 0 a 5anos de idade, sendo obrigat\u00f3ria a | ||
23 | partir dos 4 anos. At\u00e9 os 3 anos, a crian\u00e7a deve ser | 23 | partir dos 4 anos. At\u00e9 os 3 anos, a crian\u00e7a deve ser | ||
24 | matriculada em uma creche; entre 4 e 5anos de idade, na | 24 | matriculada em uma creche; entre 4 e 5anos de idade, na | ||
25 | pr\u00e9-escola. A legisla\u00e7\u00e3o determina que crian\u00e7as | 25 | pr\u00e9-escola. A legisla\u00e7\u00e3o determina que crian\u00e7as | ||
26 | com 4 anos completos at\u00e9 31 de mar\u00e7o sejam matriculadas na | 26 | com 4 anos completos at\u00e9 31 de mar\u00e7o sejam matriculadas na | ||
27 | pr\u00e9-escola.\r\n\r\nO Plano Nacional de Educa\u00e7\u00e3o (PNE) | 27 | pr\u00e9-escola.\r\n\r\nO Plano Nacional de Educa\u00e7\u00e3o (PNE) | ||
28 | 2014- 2024, Lei n\u00b0 13.005/2014, tem 20 metas. A meta 1 diz | 28 | 2014- 2024, Lei n\u00b0 13.005/2014, tem 20 metas. A meta 1 diz | ||
29 | respeito a universalizar, at\u00e9 2016, a educa\u00e7\u00e3o infantil | 29 | respeito a universalizar, at\u00e9 2016, a educa\u00e7\u00e3o infantil | ||
30 | na pr\u00e9-escola para crian\u00e7as de 4 a 5 anos de idade e ampliar | 30 | na pr\u00e9-escola para crian\u00e7as de 4 a 5 anos de idade e ampliar | ||
31 | a oferta de educa\u00e7\u00e3o infantil em creches de forma a atender, | 31 | a oferta de educa\u00e7\u00e3o infantil em creches de forma a atender, | ||
32 | no m\u00ednimo, a 50% das crian\u00e7as de at\u00e9 3 anos, at\u00e9 o | 32 | no m\u00ednimo, a 50% das crian\u00e7as de at\u00e9 3 anos, at\u00e9 o | ||
33 | final da vig\u00eancia deste PNE, isto \u00e9, 2024. No ano em que se | 33 | final da vig\u00eancia deste PNE, isto \u00e9, 2024. No ano em que se | ||
34 | deveria ter a universaliza\u00e7\u00e3o (100%) da pr\u00e9-escola, o | 34 | deveria ter a universaliza\u00e7\u00e3o (100%) da pr\u00e9-escola, o | ||
35 | Brasil chegou a 83,5% e n\u00e3o conseguiu, ainda, at\u00e9 este ano | 35 | Brasil chegou a 83,5% e n\u00e3o conseguiu, ainda, at\u00e9 este ano | ||
36 | de 2023 atingir a meta.\r\n\r\nEm 2019 o Brasil atingiu 84,8% das | 36 | de 2023 atingir a meta.\r\n\r\nEm 2019 o Brasil atingiu 84,8% das | ||
37 | crian\u00e7as de 4 a 5 anos em pr\u00e9-escola. Com a Covid-19, houve | 37 | crian\u00e7as de 4 a 5 anos em pr\u00e9-escola. Com a Covid-19, houve | ||
38 | uma piora acentuada das matr\u00edculas na pr\u00e9-escola, passando | 38 | uma piora acentuada das matr\u00edculas na pr\u00e9-escola, passando | ||
39 | para 83,5% em 2020 e chegando a 78,5% em 2021. Portanto, ainda o | 39 | para 83,5% em 2020 e chegando a 78,5% em 2021. Portanto, ainda o | ||
40 | pa\u00eds est\u00e1 longe de chegar \u00e0 meta de 100%, que deveria | 40 | pa\u00eds est\u00e1 longe de chegar \u00e0 meta de 100%, que deveria | ||
41 | ter sido atingida em 2016.\r\n\r\nNesse indicador, em 2022, a | 41 | ter sido atingida em 2016.\r\n\r\nNesse indicador, em 2022, a | ||
42 | \u00fanica unidade da federa\u00e7\u00e3o que atingiu a meta foi Santa | 42 | \u00fanica unidade da federa\u00e7\u00e3o que atingiu a meta foi Santa | ||
43 | Catarina, com 100,7%. Em segundo lugar vem Espirito Santo, com 91,7% e | 43 | Catarina, com 100,7%. Em segundo lugar vem Espirito Santo, com 91,7% e | ||
44 | depois, em terceiro, S\u00e3o Paulo com 91,6%. Goi\u00e1s estava com | 44 | depois, em terceiro, S\u00e3o Paulo com 91,6%. Goi\u00e1s estava com | ||
45 | 79,2,%, uma posi\u00e7\u00e3o que n\u00e3o \u00e9 boa, isto \u00e9, em | 45 | 79,2,%, uma posi\u00e7\u00e3o que n\u00e3o \u00e9 boa, isto \u00e9, em | ||
46 | 14\u00ba. Em situa\u00e7\u00e3o muito ruim estavam Acre, com 70,2% das | 46 | 14\u00ba. Em situa\u00e7\u00e3o muito ruim estavam Acre, com 70,2% das | ||
47 | crian\u00e7as de 4 a 5 anos na pr\u00e9-escola, Par\u00e1 com 69,5% e | 47 | crian\u00e7as de 4 a 5 anos na pr\u00e9-escola, Par\u00e1 com 69,5% e | ||
48 | em \u00faltimo lugar o Amap\u00e1 com 64,2%.\r\n\r\nO Brasil precisa | 48 | em \u00faltimo lugar o Amap\u00e1 com 64,2%.\r\n\r\nO Brasil precisa | ||
49 | melhorar muito para se considerar que est\u00e1 levando a s\u00e9rio | 49 | melhorar muito para se considerar que est\u00e1 levando a s\u00e9rio | ||
50 | colocar crian\u00e7as na educa\u00e7\u00e3o infantil, o que pode ser | 50 | colocar crian\u00e7as na educa\u00e7\u00e3o infantil, o que pode ser | ||
51 | fatal para milh\u00f5es de crian\u00e7as em rela\u00e7\u00e3o a | 51 | fatal para milh\u00f5es de crian\u00e7as em rela\u00e7\u00e3o a | ||
52 | desenvolver todo o seu potencial para se transformar em um ser humano | 52 | desenvolver todo o seu potencial para se transformar em um ser humano | ||
53 | pleno, sem falar que estamos negando seus direitos, agora, como | 53 | pleno, sem falar que estamos negando seus direitos, agora, como | ||
54 | crian\u00e7a.\r\n\r\nSegundo o Dr. Vital Didonet, em seu livro, | 54 | crian\u00e7a.\r\n\r\nSegundo o Dr. Vital Didonet, em seu livro, | ||
55 | Educa\u00e7\u00e3o Infantil, o objetivo da educa\u00e7\u00e3o | 55 | Educa\u00e7\u00e3o Infantil, o objetivo da educa\u00e7\u00e3o | ||
56 | pr\u00e9-escolar \u00e9 o desenvolvimento global e harm\u00f4nico da | 56 | pr\u00e9-escolar \u00e9 o desenvolvimento global e harm\u00f4nico da | ||
57 | crian\u00e7a. Global, porque envolve os aspectos humanos como corpo, | 57 | crian\u00e7a. Global, porque envolve os aspectos humanos como corpo, | ||
58 | mente afetividade e consci\u00eancia. Harm\u00f4nico, porque esses | 58 | mente afetividade e consci\u00eancia. Harm\u00f4nico, porque esses | ||
59 | aspectos devem estar em equil\u00edbrio.\r\n\r\nO site www.stf.jus.br | 59 | aspectos devem estar em equil\u00edbrio.\r\n\r\nO site www.stf.jus.br | ||
60 | em 22 de setembro de 2022, informa que o Supremo Tribunal Federal | 60 | em 22 de setembro de 2022, informa que o Supremo Tribunal Federal | ||
61 | (STF) decidiu, nesse dia, que o dever constitucional do Estado de | 61 | (STF) decidiu, nesse dia, que o dever constitucional do Estado de | ||
62 | assegurar o atendimento em creche e pr\u00e9-escola \u00e0s | 62 | assegurar o atendimento em creche e pr\u00e9-escola \u00e0s | ||
63 | crian\u00e7as de at\u00e9 5 anos de idade \u00e9 de | 63 | crian\u00e7as de at\u00e9 5 anos de idade \u00e9 de | ||
64 | aplica\u00e7\u00e3o direta e imediata, sem a necessidade de | 64 | aplica\u00e7\u00e3o direta e imediata, sem a necessidade de | ||
65 | regulamenta\u00e7\u00e3o pelo Congresso Nacional. Por unanimidade, o | 65 | regulamenta\u00e7\u00e3o pelo Congresso Nacional. Por unanimidade, o | ||
66 | colegiado tamb\u00e9m estabeleceu que a oferta de vagas para a | 66 | colegiado tamb\u00e9m estabeleceu que a oferta de vagas para a | ||
67 | educa\u00e7\u00e3o b\u00e1sica pode ser reivindicada na Justi\u00e7a | 67 | educa\u00e7\u00e3o b\u00e1sica pode ser reivindicada na Justi\u00e7a | ||
68 | por meio de a\u00e7\u00f5es individuais.", | 68 | por meio de a\u00e7\u00f5es individuais.", | ||
69 | "num_resources": 1, | 69 | "num_resources": 1, | ||
70 | "num_tags": 1, | 70 | "num_tags": 1, | ||
71 | "organization": { | 71 | "organization": { | ||
72 | "approval_status": "approved", | 72 | "approval_status": "approved", | ||
73 | "created": "2024-02-01T02:06:20.263992", | 73 | "created": "2024-02-01T02:06:20.263992", | ||
74 | "description": "Iniciativa do Conselho Nacional de Justi\u00e7a | 74 | "description": "Iniciativa do Conselho Nacional de Justi\u00e7a | ||
75 | (CNJ) desde 2019, o Pacto Nacional pela Primeira Inf\u00e2ncia integra | 75 | (CNJ) desde 2019, o Pacto Nacional pela Primeira Inf\u00e2ncia integra | ||
76 | mais de 270 signat\u00e1rios, que formam uma rede de | 76 | mais de 270 signat\u00e1rios, que formam uma rede de | ||
77 | prote\u00e7\u00e3o \u00e0 crian\u00e7a no Brasil.\r\n\r\nO CNJ | 77 | prote\u00e7\u00e3o \u00e0 crian\u00e7a no Brasil.\r\n\r\nO CNJ | ||
78 | desenvolve um projeto denominado \u201cJusti\u00e7a Come\u00e7a na | 78 | desenvolve um projeto denominado \u201cJusti\u00e7a Come\u00e7a na | ||
79 | Inf\u00e2ncia\u201d, com o objetivo de fortalecer a atua\u00e7\u00e3o | 79 | Inf\u00e2ncia\u201d, com o objetivo de fortalecer a atua\u00e7\u00e3o | ||
80 | do Sistema de Justi\u00e7a na promo\u00e7\u00e3o de direitos para o | 80 | do Sistema de Justi\u00e7a na promo\u00e7\u00e3o de direitos para o | ||
81 | desenvolvimento humano integral, em articula\u00e7\u00e3o com os | 81 | desenvolvimento humano integral, em articula\u00e7\u00e3o com os | ||
82 | signat\u00e1rios do Pacto Nacional pela Primeira Inf\u00e2ncia.", | 82 | signat\u00e1rios do Pacto Nacional pela Primeira Inf\u00e2ncia.", | ||
83 | "id": "8cff1c37-d1d3-4a9b-abf8-86466b85191d", | 83 | "id": "8cff1c37-d1d3-4a9b-abf8-86466b85191d", | ||
84 | "image_url": | 84 | "image_url": | ||
85 | ma-material-tcego/subportais/pacto-da-primeira-infancia/img/logo.svg", | 85 | ma-material-tcego/subportais/pacto-da-primeira-infancia/img/logo.svg", | ||
86 | "is_organization": true, | 86 | "is_organization": true, | ||
87 | "name": "pacto-nacional-pela-primeira-infancia", | 87 | "name": "pacto-nacional-pela-primeira-infancia", | ||
88 | "state": "active", | 88 | "state": "active", | ||
89 | "title": "Pacto Nacional Pela Primeira Inf\u00e2ncia", | 89 | "title": "Pacto Nacional Pela Primeira Inf\u00e2ncia", | ||
90 | "type": "organization" | 90 | "type": "organization" | ||
91 | }, | 91 | }, | ||
92 | "owner_org": "8cff1c37-d1d3-4a9b-abf8-86466b85191d", | 92 | "owner_org": "8cff1c37-d1d3-4a9b-abf8-86466b85191d", | ||
93 | "private": false, | 93 | "private": false, | ||
94 | "relationships_as_object": [], | 94 | "relationships_as_object": [], | ||
95 | "relationships_as_subject": [], | 95 | "relationships_as_subject": [], | ||
96 | "resources": [ | 96 | "resources": [ | ||
97 | { | 97 | { | ||
98 | "cache_last_updated": null, | 98 | "cache_last_updated": null, | ||
99 | "cache_url": null, | 99 | "cache_url": null, | ||
100 | "created": "2024-02-01T19:05:44.144049", | 100 | "created": "2024-02-01T19:05:44.144049", | ||
101 | "datastore_active": false, | 101 | "datastore_active": false, | ||
102 | "description": "", | 102 | "description": "", | ||
103 | "format": "CSV", | 103 | "format": "CSV", | ||
104 | "hash": "", | 104 | "hash": "", | ||
105 | "id": "3c3bd730-bbce-4c52-ba69-ad9000c494fb", | 105 | "id": "3c3bd730-bbce-4c52-ba69-ad9000c494fb", | ||
106 | "last_modified": "2024-02-01T19:05:44.118530", | 106 | "last_modified": "2024-02-01T19:05:44.118530", | ||
n | 107 | "metadata_modified": "2024-02-01T19:05:44.135108", | n | 107 | "metadata_modified": "2024-02-01T19:05:44.445374", |
108 | "mimetype": "text/csv", | 108 | "mimetype": "text/csv", | ||
109 | "mimetype_inner": null, | 109 | "mimetype_inner": null, | ||
110 | "name": "Crian\u00e7as na Pr\u00e9-Escola", | 110 | "name": "Crian\u00e7as na Pr\u00e9-Escola", | ||
111 | "package_id": "8f9628a3-bbe9-4ec1-b21b-ba771109cc91", | 111 | "package_id": "8f9628a3-bbe9-4ec1-b21b-ba771109cc91", | ||
112 | "position": 0, | 112 | "position": 0, | ||
113 | "resource_type": null, | 113 | "resource_type": null, | ||
114 | "size": 738489, | 114 | "size": 738489, | ||
115 | "state": "active", | 115 | "state": "active", | ||
116 | "url": | 116 | "url": | ||
117 | d730-bbce-4c52-ba69-ad9000c494fb/download/criancas-na-pre-escola.csv", | 117 | d730-bbce-4c52-ba69-ad9000c494fb/download/criancas-na-pre-escola.csv", | ||
118 | "url_type": "upload" | 118 | "url_type": "upload" | ||
119 | } | 119 | } | ||
120 | ], | 120 | ], | ||
t | 121 | "state": "draft", | t | 121 | "state": "active", |
122 | "tags": [ | 122 | "tags": [ | ||
123 | { | 123 | { | ||
124 | "display_name": "primeira inf\u00e2ncia", | 124 | "display_name": "primeira inf\u00e2ncia", | ||
125 | "id": "b4405a3c-7619-4b7e-ab42-eb91bd98799b", | 125 | "id": "b4405a3c-7619-4b7e-ab42-eb91bd98799b", | ||
126 | "name": "primeira inf\u00e2ncia", | 126 | "name": "primeira inf\u00e2ncia", | ||
127 | "state": "active", | 127 | "state": "active", | ||
128 | "vocabulary_id": null | 128 | "vocabulary_id": null | ||
129 | } | 129 | } | ||
130 | ], | 130 | ], | ||
131 | "title": "Crian\u00e7as na Pr\u00e9-Escola", | 131 | "title": "Crian\u00e7as na Pr\u00e9-Escola", | ||
132 | "type": "dataset", | 132 | "type": "dataset", | ||
133 | "url": "Minist\u00e9rio da Educa\u00e7\u00e3o (MEC)/Instituto | 133 | "url": "Minist\u00e9rio da Educa\u00e7\u00e3o (MEC)/Instituto | ||
134 | Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An\u00edsio Teixeira | 134 | Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An\u00edsio Teixeira | ||
135 | (Inep)/Diretoria de Estat\u00edsticas Educacionais (Deed)", | 135 | (Inep)/Diretoria de Estat\u00edsticas Educacionais (Deed)", | ||
136 | "version": "1.0" | 136 | "version": "1.0" | ||
137 | } | 137 | } |