Alterações
On 8 de maio de 2025 22:20:58 BRT,
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| 61 | pr\u00e9-natal e concluiu pelo menos 6 consultas m\u00e9dicas, em | 61 | pr\u00e9-natal e concluiu pelo menos 6 consultas m\u00e9dicas, em | ||
| 62 | determinado espa\u00e7o geogr\u00e1fico, no per\u00edodo considerado. | 62 | determinado espa\u00e7o geogr\u00e1fico, no per\u00edodo considerado. | ||
| 63 | \r\n\r\nAt\u00e9 o ano 2021, o indicador considerava as gestantes que | 63 | \r\n\r\nAt\u00e9 o ano 2021, o indicador considerava as gestantes que | ||
| 64 | tinham tinham iniciado o pr\u00e9-natal at\u00e9 a 20\u00aa semana de | 64 | tinham tinham iniciado o pr\u00e9-natal at\u00e9 a 20\u00aa semana de | ||
| 65 | gesta\u00e7\u00e3o. A partir de 2022, houve altera\u00e7\u00e3o da | 65 | gesta\u00e7\u00e3o. A partir de 2022, houve altera\u00e7\u00e3o da | ||
| 66 | metodologia de c\u00e1lculo e o indicador passou a contabilizar o | 66 | metodologia de c\u00e1lculo e o indicador passou a contabilizar o | ||
| 67 | in\u00edcio do pr\u00e9-natal a partir da 12\u00aa | 67 | in\u00edcio do pr\u00e9-natal a partir da 12\u00aa | ||
| 68 | semana.\r\n\r\n#Detalhamento\r\n\r\nA realiza\u00e7\u00e3o do | 68 | semana.\r\n\r\n#Detalhamento\r\n\r\nA realiza\u00e7\u00e3o do | ||
| 69 | pr\u00e9-natal representa papel fundamental na preven\u00e7\u00e3o | 69 | pr\u00e9-natal representa papel fundamental na preven\u00e7\u00e3o | ||
| 70 | e/ou detec\u00e7\u00e3o precoce de patologias tanto maternas como | 70 | e/ou detec\u00e7\u00e3o precoce de patologias tanto maternas como | ||
| 71 | fetais, permitindo um desenvolvimento saud\u00e1vel do beb\u00ea e | 71 | fetais, permitindo um desenvolvimento saud\u00e1vel do beb\u00ea e | ||
| 72 | reduzindo os riscos da gestante. Durante a gesta\u00e7\u00e3o, as | 72 | reduzindo os riscos da gestante. Durante a gesta\u00e7\u00e3o, as | ||
| 73 | mulheres devem ser incentivadas a cumprir ao menos 6 consultas | 73 | mulheres devem ser incentivadas a cumprir ao menos 6 consultas | ||
| 74 | pr\u00e9-natal e cada consulta deve oferecer informa\u00e7\u00f5es, | 74 | pr\u00e9-natal e cada consulta deve oferecer informa\u00e7\u00f5es, | ||
| 75 | apoio e cuidado de qualidade, ampliando os resultados positivos na | 75 | apoio e cuidado de qualidade, ampliando os resultados positivos na | ||
| 76 | gravidez.\r\n\r\nO objetivo do indicador \u00e9 mensurar o acesso das | 76 | gravidez.\r\n\r\nO objetivo do indicador \u00e9 mensurar o acesso das | ||
| 77 | gestantes ao pr\u00e9-natal na Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 | 77 | gestantes ao pr\u00e9-natal na Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 | ||
| 78 | Sa\u00fade (APS) com in\u00edcio precoce e atendimentos preconizados | 78 | Sa\u00fade (APS) com in\u00edcio precoce e atendimentos preconizados | ||
| 79 | pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade, refletindo a capacidade de o | 79 | pelo Minist\u00e9rio da Sa\u00fade, refletindo a capacidade de o | ||
| 80 | servi\u00e7o de sa\u00fade captar precocemente as gestantes residentes | 80 | servi\u00e7o de sa\u00fade captar precocemente as gestantes residentes | ||
| 81 | na sua \u00e1rea de abrang\u00eancia para realiza\u00e7\u00e3o do | 81 | na sua \u00e1rea de abrang\u00eancia para realiza\u00e7\u00e3o do | ||
| 82 | acompanhamento pr\u00e9-natal, visando apoiar a diminui\u00e7\u00e3o | 82 | acompanhamento pr\u00e9-natal, visando apoiar a diminui\u00e7\u00e3o | ||
| 83 | da mortalidade materna e neonatal. \r\n\r\nO indicador | 83 | da mortalidade materna e neonatal. \r\n\r\nO indicador | ||
| 84 | propor\u00e7\u00e3o de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas | 84 | propor\u00e7\u00e3o de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas | ||
| 85 | pr\u00e9-natal realizadas comp\u00f5e o rol de indicadores de | 85 | pr\u00e9-natal realizadas comp\u00f5e o rol de indicadores de | ||
| 86 | pagamento por desempenho da APS, definidos pelo Programa Previne | 86 | pagamento por desempenho da APS, definidos pelo Programa Previne | ||
| 87 | Brasil (Portaria GM/MS n\u00ba 3.222, de 10 de dezembro de 2019). | 87 | Brasil (Portaria GM/MS n\u00ba 3.222, de 10 de dezembro de 2019). | ||
| 88 | Entretanto, considerando sua import\u00e2ncia para a sa\u00fade da | 88 | Entretanto, considerando sua import\u00e2ncia para a sa\u00fade da | ||
| 89 | gestante e do beb\u00ea, o indicador ser\u00e1 monitorado no | 89 | gestante e do beb\u00ea, o indicador ser\u00e1 monitorado no | ||
| 90 | \u00e2mbito da Pol\u00edtica de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade | 90 | \u00e2mbito da Pol\u00edtica de Aten\u00e7\u00e3o \u00e0 Sa\u00fade | ||
| 91 | Materno Infantil.\r\n\r\nAt\u00e9 2021, o indicador considerava as | 91 | Materno Infantil.\r\n\r\nAt\u00e9 2021, o indicador considerava as | ||
| 92 | gestantes que tinham iniciado o pr\u00e9-natal, ou seja, tinham | 92 | gestantes que tinham iniciado o pr\u00e9-natal, ou seja, tinham | ||
| 93 | realizado a primeira consulta m\u00e9dica, at\u00e9 a 20\u00aa semana | 93 | realizado a primeira consulta m\u00e9dica, at\u00e9 a 20\u00aa semana | ||
| 94 | de gest\u00e3o. A partir de 2022, o indicador contabiliza o | 94 | de gest\u00e3o. A partir de 2022, o indicador contabiliza o | ||
| 95 | in\u00edcio do pr\u00e9-natal at\u00e9 12\u00aa semana. Essa | 95 | in\u00edcio do pr\u00e9-natal at\u00e9 12\u00aa semana. Essa | ||
| 96 | altera\u00e7\u00e3o reflete a necessidade de uma assist\u00eancia | 96 | altera\u00e7\u00e3o reflete a necessidade de uma assist\u00eancia | ||
| 97 | pr\u00e9-natal mais precoce (at\u00e9 a 12\u00aa semana), com a | 97 | pr\u00e9-natal mais precoce (at\u00e9 a 12\u00aa semana), com a | ||
| 98 | identifica\u00e7\u00e3o e a interven\u00e7\u00e3o das | 98 | identifica\u00e7\u00e3o e a interven\u00e7\u00e3o das | ||
| 99 | situa\u00e7\u00f5es de risco, bem como de uma refer\u00eancia | 99 | situa\u00e7\u00f5es de risco, bem como de uma refer\u00eancia | ||
| 100 | hospitalar acess\u00edvel e acolhedora e uma assist\u00eancia ao parto | 100 | hospitalar acess\u00edvel e acolhedora e uma assist\u00eancia ao parto | ||
| 101 | de qualidade, capazes de influenciar os indicadores de sa\u00fade | 101 | de qualidade, capazes de influenciar os indicadores de sa\u00fade | ||
| 102 | relacionados \u00e0 m\u00e3e e ao beb\u00ea que t\u00eam o potencial | 102 | relacionados \u00e0 m\u00e3e e ao beb\u00ea que t\u00eam o potencial | ||
| 103 | de reduzir as principais causas de mortalidade materna e | 103 | de reduzir as principais causas de mortalidade materna e | ||
| 104 | neonatal.\r\n\r\nAl\u00e9m do par\u00e2metro da primeira consulta, o | 104 | neonatal.\r\n\r\nAl\u00e9m do par\u00e2metro da primeira consulta, o | ||
| 105 | denominador da f\u00f3rmula de c\u00e1lculo do indicador tamb\u00e9m | 105 | denominador da f\u00f3rmula de c\u00e1lculo do indicador tamb\u00e9m | ||
| 106 | sofreu altera\u00e7\u00e3o. At\u00e9 2021, conforme a Nota | 106 | sofreu altera\u00e7\u00e3o. At\u00e9 2021, conforme a Nota | ||
| 107 | T\u00e9cnica n\u00ba 5/2020-DESF/SAPS/MS, utilizava-se a seguinte | 107 | T\u00e9cnica n\u00ba 5/2020-DESF/SAPS/MS, utilizava-se a seguinte | ||
| 108 | f\u00f3rmula para o c\u00e1lculo do indicador: \r\n\r\n (N\u00ba de | 108 | f\u00f3rmula para o c\u00e1lculo do indicador: \r\n\r\n (N\u00ba de | ||
| 109 | gestantes com pelo menos 6(seis)consultas pr\u00e9-natal, sendo a | 109 | gestantes com pelo menos 6(seis)consultas pr\u00e9-natal, sendo a | ||
| 110 | 1\u00aa at\u00e9 a 20\u00aa semana de gesta\u00e7\u00e3o)/((N\u00ba de | 110 | 1\u00aa at\u00e9 a 20\u00aa semana de gesta\u00e7\u00e3o)/((N\u00ba de | ||
| 111 | gestantes identificadas)ou((Par\u00e2metro de | 111 | gestantes identificadas)ou((Par\u00e2metro de | ||
| 112 | Cadastro)/(Popula\u00e7\u00e3o do IBGE) X SINASC)) x100\r\n\r\nAssim, | 112 | Cadastro)/(Popula\u00e7\u00e3o do IBGE) X SINASC)) x100\r\n\r\nAssim, | ||
| 113 | o indicador mensurava propor\u00e7\u00e3o de mulheres com | 113 | o indicador mensurava propor\u00e7\u00e3o de mulheres com | ||
| 114 | gesta\u00e7\u00f5es finalizadas no per\u00edodo, identificadas e | 114 | gesta\u00e7\u00f5es finalizadas no per\u00edodo, identificadas e | ||
| 115 | vinculadas corretamente na equipe (APS) com pelo menos 6 atendimentos | 115 | vinculadas corretamente na equipe (APS) com pelo menos 6 atendimentos | ||
| 116 | pr\u00e9-natais, sendo a primeira consulta realizada at\u00e9 a | 116 | pr\u00e9-natais, sendo a primeira consulta realizada at\u00e9 a | ||
| 117 | 20\u00aa semana de gesta\u00e7\u00e3o, em rela\u00e7\u00e3o do total | 117 | 20\u00aa semana de gesta\u00e7\u00e3o, em rela\u00e7\u00e3o do total | ||
| 118 | de gestantes estimadas do munic\u00edpio. Para defini\u00e7\u00e3o do | 118 | de gestantes estimadas do munic\u00edpio. Para defini\u00e7\u00e3o do | ||
| 119 | total de gestantes do munic\u00edpio (denominador), considerava-se a | 119 | total de gestantes do munic\u00edpio (denominador), considerava-se a | ||
| 120 | mensura\u00e7\u00e3o que obtivesse maior resultado, sendo:\r\n\r\na) | 120 | mensura\u00e7\u00e3o que obtivesse maior resultado, sendo:\r\n\r\na) | ||
| 121 | denominador informado (gestantes identificadas): a quantidade de | 121 | denominador informado (gestantes identificadas): a quantidade de | ||
| 122 | gestantes cadastradas, identificadas e vinculadas corretamente nas | 122 | gestantes cadastradas, identificadas e vinculadas corretamente nas | ||
| 123 | equipes (APS) com gesta\u00e7\u00f5es finalizadas no | 123 | equipes (APS) com gesta\u00e7\u00f5es finalizadas no | ||
| 124 | per\u00edodo;\r\n\r\nb) denominador estimado: o menor resultado de | 124 | per\u00edodo;\r\n\r\nb) denominador estimado: o menor resultado de | ||
| 125 | quadrimestre da quantidade de nascidos vivos do munic\u00edpio no | 125 | quadrimestre da quantidade de nascidos vivos do munic\u00edpio no | ||
| 126 | per\u00edodo de 2014 a 2017, com a corre\u00e7\u00e3o da | 126 | per\u00edodo de 2014 a 2017, com a corre\u00e7\u00e3o da | ||
| 127 | propor\u00e7\u00e3o do par\u00e2metro de cadastro em rela\u00e7\u00e3o | 127 | propor\u00e7\u00e3o do par\u00e2metro de cadastro em rela\u00e7\u00e3o | ||
| 128 | \u00e0 popula\u00e7\u00e3o IBGE do munic\u00edpio.\r\n\r\nEm 2022, com | 128 | \u00e0 popula\u00e7\u00e3o IBGE do munic\u00edpio.\r\n\r\nEm 2022, com | ||
| 129 | a edi\u00e7\u00e3o da Nota T\u00e9cnica n\u00ba 13/2022-SAPS/MS, a | 129 | a edi\u00e7\u00e3o da Nota T\u00e9cnica n\u00ba 13/2022-SAPS/MS, a | ||
| 130 | metodologia de c\u00e1lculo passou a ser realizada a partir da | 130 | metodologia de c\u00e1lculo passou a ser realizada a partir da | ||
| 131 | seguinte f\u00f3rmula: \r\n\r\n (N\u00ba de gestantes com pelo | 131 | seguinte f\u00f3rmula: \r\n\r\n (N\u00ba de gestantes com pelo | ||
| 132 | menos 6(seis)consultas pr\u00e9-natal, sendo a 1\u00aa at\u00e9 a | 132 | menos 6(seis)consultas pr\u00e9-natal, sendo a 1\u00aa at\u00e9 a | ||
| 133 | 12\u00aa semana de gesta\u00e7\u00e3o)/((N\u00ba de gestantes com | 133 | 12\u00aa semana de gesta\u00e7\u00e3o)/((N\u00ba de gestantes com | ||
| 134 | pr\u00e9-natal na APS)ou((Cadastro municipal | 134 | pr\u00e9-natal na APS)ou((Cadastro municipal | ||
| 135 | SISAB)/(Popula\u00e7\u00e3o do IBGE) X n\u00ba nascidos vivos | 135 | SISAB)/(Popula\u00e7\u00e3o do IBGE) X n\u00ba nascidos vivos | ||
| 136 | SINASC)) x100\r\n\r\nNa qual o numerador identifica o n\u00famero de | 136 | SINASC)) x100\r\n\r\nNa qual o numerador identifica o n\u00famero de | ||
| 137 | gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pr\u00e9-natal, sendo a | 137 | gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pr\u00e9-natal, sendo a | ||
| 138 | primeira at\u00e9 a 12\u00aa semana de gesta\u00e7\u00e3o, e o | 138 | primeira at\u00e9 a 12\u00aa semana de gesta\u00e7\u00e3o, e o | ||
| 139 | denominador identificado indica o n\u00famero de gestantes que | 139 | denominador identificado indica o n\u00famero de gestantes que | ||
| 140 | realizaram pr\u00e9-natal na APS com a gesta\u00e7\u00e3o finalizada | 140 | realizaram pr\u00e9-natal na APS com a gesta\u00e7\u00e3o finalizada | ||
| 141 | no quadrimestre de avalia\u00e7\u00e3o do indicador .O denominador | 141 | no quadrimestre de avalia\u00e7\u00e3o do indicador .O denominador | ||
| 142 | estimado, que s\u00f3 deve ser utilizado quando o resultado do | 142 | estimado, que s\u00f3 deve ser utilizado quando o resultado do | ||
| 143 | denominador identificado for abaixo de 85% do denominador estimado, | 143 | denominador identificado for abaixo de 85% do denominador estimado, | ||
| 144 | \u00e9 utilizado para mensurar a quantidade de gestantes sob a | 144 | \u00e9 utilizado para mensurar a quantidade de gestantes sob a | ||
| 145 | responsabilidade de cada munic\u00edpio. A referida estimativa \u00e9 | 145 | responsabilidade de cada munic\u00edpio. A referida estimativa \u00e9 | ||
| 146 | calculada a partir do menor n\u00famero de nascidos vivos entre os | 146 | calculada a partir do menor n\u00famero de nascidos vivos entre os | ||
| 147 | tr\u00eas quadrimestres dos anos de 2017 a 2019 corrigidos pelo | 147 | tr\u00eas quadrimestres dos anos de 2017 a 2019 corrigidos pelo | ||
| 148 | cadastro municipal no SISAB no quadrimestre de avalia\u00e7\u00e3o, | 148 | cadastro municipal no SISAB no quadrimestre de avalia\u00e7\u00e3o, | ||
| 149 | conforme descrito na f\u00f3rmula de c\u00e1lculo.\r\n\r\nNesse | 149 | conforme descrito na f\u00f3rmula de c\u00e1lculo.\r\n\r\nNesse | ||
| 150 | sentido, al\u00e9m de alterar o par\u00e2metro da primeira consulta | 150 | sentido, al\u00e9m de alterar o par\u00e2metro da primeira consulta | ||
| 151 | (da 20\u00aa semana para a 12\u00aa semana), o c\u00e1lculo do | 151 | (da 20\u00aa semana para a 12\u00aa semana), o c\u00e1lculo do | ||
| 152 | indicador passa a considerar as gestantes que realizaram | 152 | indicador passa a considerar as gestantes que realizaram | ||
| 153 | pr\u00e9-natal na APS (gestantes assistidas), em vez de considerar a | 153 | pr\u00e9-natal na APS (gestantes assistidas), em vez de considerar a | ||
| 154 | quantidade estimada de gestantes no munic\u00edpio (gestantes | 154 | quantidade estimada de gestantes no munic\u00edpio (gestantes | ||
| 155 | eleg\u00edveis), ambas as altera\u00e7\u00f5es t\u00eam potencial para | 155 | eleg\u00edveis), ambas as altera\u00e7\u00f5es t\u00eam potencial para | ||
| 156 | alterar significativamente o resultado da evolu\u00e7\u00e3o do | 156 | alterar significativamente o resultado da evolu\u00e7\u00e3o do | ||
| 157 | indicador.\r\n\r\nDe acordo, ainda, com esta Nota T\u00e9cnica (Nota | 157 | indicador.\r\n\r\nDe acordo, ainda, com esta Nota T\u00e9cnica (Nota | ||
| 158 | T\u00e9cnica n\u00ba 13/2022-SAPS/MS), considerando o Programa Previne | 158 | T\u00e9cnica n\u00ba 13/2022-SAPS/MS), considerando o Programa Previne | ||
| 159 | Brasil e as limita\u00e7\u00f5es do Sistema de Sa\u00fade, a meta | 159 | Brasil e as limita\u00e7\u00f5es do Sistema de Sa\u00fade, a meta | ||
| 160 | pactuada para este indicador \u00e9 que 45% gestantes consigam | 160 | pactuada para este indicador \u00e9 que 45% gestantes consigam | ||
| 161 | realizar pelo menos seis consultas pr\u00e9-natal.\r\n\r\nO incentivo | 161 | realizar pelo menos seis consultas pr\u00e9-natal.\r\n\r\nO incentivo | ||
| 162 | \u00e0 realiza\u00e7\u00e3o das consultas preconizadas de | 162 | \u00e0 realiza\u00e7\u00e3o das consultas preconizadas de | ||
| 163 | pr\u00e9-natal \u00e9 uma importante a\u00e7\u00e3o de enfrentamento | 163 | pr\u00e9-natal \u00e9 uma importante a\u00e7\u00e3o de enfrentamento | ||
| 164 | \u00e0 mortalidade materna. Destaca-se que a redu\u00e7\u00e3o da | 164 | \u00e0 mortalidade materna. Destaca-se que a redu\u00e7\u00e3o da | ||
| 165 | mortalidade materna \u00e9 uma prioridade mundial pactuada nos | 165 | mortalidade materna \u00e9 uma prioridade mundial pactuada nos | ||
| 166 | Objetivos de Desenvolvimento Sustent\u00e1vel, da Agenda | 166 | Objetivos de Desenvolvimento Sustent\u00e1vel, da Agenda | ||
| 167 | 2030.\r\n\r\n\r\n#Refer\u00eancias\r\nBRASIL. Minist\u00e9rio da | 167 | 2030.\r\n\r\n\r\n#Refer\u00eancias\r\nBRASIL. Minist\u00e9rio da | ||
| 168 | Sa\u00fade. __Plano Nacional de Sa\u00fade 2020-2023 (Revisado | 168 | Sa\u00fade. __Plano Nacional de Sa\u00fade 2020-2023 (Revisado | ||
| 169 | 2021)__. 2\u00aa ed. Bras\u00edlia: Minist\u00e9rio da Sa\u00fade, | 169 | 2021)__. 2\u00aa ed. Bras\u00edlia: Minist\u00e9rio da Sa\u00fade, | ||
| 170 | 2021.\r\n\r\nBRASIL. Minist\u00e9rio da Sa\u00fade. __Plano Nacional | 170 | 2021.\r\n\r\nBRASIL. Minist\u00e9rio da Sa\u00fade. __Plano Nacional | ||
| 171 | de Sa\u00fade 2024-2027__. Bras\u00edlia: Minist\u00e9rio da | 171 | de Sa\u00fade 2024-2027__. Bras\u00edlia: Minist\u00e9rio da | ||
| 172 | Sa\u00fade, 2024.\r\n\r\nBRASIL. Minist\u00e9rio da Sa\u00fade. __Nota | 172 | Sa\u00fade, 2024.\r\n\r\nBRASIL. Minist\u00e9rio da Sa\u00fade. __Nota | ||
| 173 | T\u00e9cnica n\u00ba 5/2020-DESF/SAPS/MS__. Indicadores de pagamento | 173 | T\u00e9cnica n\u00ba 5/2020-DESF/SAPS/MS__. Indicadores de pagamento | ||
| 174 | por desempenho do Programa Previne Brasil (2020). Dispon\u00edvel em: | 174 | por desempenho do Programa Previne Brasil (2020). Dispon\u00edvel em: | ||
| 175 | rograma-previne-brasil/2020/seims-0013327270-nt_indicadores.pdf/view). | 175 | rograma-previne-brasil/2020/seims-0013327270-nt_indicadores.pdf/view). | ||
| 176 | Acesso em 10 abril 2024.\r\n\r\nBRASIL. Minist\u00e9rio da Sa\u00fade. | 176 | Acesso em 10 abril 2024.\r\n\r\nBRASIL. Minist\u00e9rio da Sa\u00fade. | ||
| 177 | Secretaria de Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade. | 177 | Secretaria de Aten\u00e7\u00e3o Prim\u00e1ria \u00e0 Sa\u00fade. | ||
| 178 | __Nota T\u00e9cnica n\u00ba 13/2022-SAPS/MS__. Dispon\u00edvel em: | 178 | __Nota T\u00e9cnica n\u00ba 13/2022-SAPS/MS__. Dispon\u00edvel em: | ||
| 179 | .br/wp-content/uploads/2022/02/SEI_MS-0027964234-Nota-Tecnica-13.pdf). | 179 | .br/wp-content/uploads/2022/02/SEI_MS-0027964234-Nota-Tecnica-13.pdf). | ||
| 180 | Acesso em: 02 abril 2024.\r\n\t\r\nORGANIZA\u00c7\u00c3O DAS | 180 | Acesso em: 02 abril 2024.\r\n\t\r\nORGANIZA\u00c7\u00c3O DAS | ||
| 181 | NA\u00c7\u00d5ES UNIDAS (ONU). Na\u00e7\u00f5es Unidas do Brasil. | 181 | NA\u00c7\u00d5ES UNIDAS (ONU). Na\u00e7\u00f5es Unidas do Brasil. | ||
| 182 | __Objetivo de Desenvolvimento Sustent\u00e1vel (ODS) \u2013 Meta 3.1__ | 182 | __Objetivo de Desenvolvimento Sustent\u00e1vel (ODS) \u2013 Meta 3.1__ | ||
| 183 | At\u00e9 2030, reduzir a taxa de mortalidade materna global para menos | 183 | At\u00e9 2030, reduzir a taxa de mortalidade materna global para menos | ||
| 184 | de 70 mortes por 100.000 nascidos vivos. Dispon\u00edvel em: | 184 | de 70 mortes por 100.000 nascidos vivos. Dispon\u00edvel em: | ||
| 185 | tps://brasil.un.org/pt-br/sdgs/3](https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/3). | 185 | tps://brasil.un.org/pt-br/sdgs/3](https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/3). | ||
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